minervapop

domingo, 2 de agosto de 2009

DESCUBRA SOLOMON BURKE


Eu adoro soul music e r&b. Os antigos principalmente. E fico admirado que só agora depois de mais de 50 posts eu esteja efetivamente escrevendo sobre o assunto.

Adoro Marvin Gaye, Otis Redding, Al Green, Dusty Springfield, Aretha Franklin, Gloria Jones, Nina Simone, Sam Cooke, Curtis Mayfield.

Já gostava deste tipo de música, quando em 2000 me deparei com um nome que eu nunca tinha ouvido falar. Estava lendo o fantástico livro "Alta Fidelidade" e percebi que dentre as centenas de citações sobre música que o escritor Nick Hornby colocou lá, o nome de Solomon Burke aparecia muitas vezes, junto com vários outros que eram velhos conhecidos meus.

Como meu gosto musical batia muito com o do personagem do livro, eu fiquei fissurado para conhecer o som do cara. Temos que considerar que apesar de não tão distante, era uma época sem as facilidades e comodidades que a internet nos traz hoje.

Me virei. Depois de muito procurar encontrei o disco "The Very Best of Solomon Burke" na FNAC. Ouvi os trechos de algumas músicas e me apaixonei instantaneamente. Paguei uma nota, pois o CD era importado, mas valeu. E como valeu.

Solomon Burke é maravilhoso. De lá para cá o prazer de ouvi-lo não mudou em nada. É a típica música que cai bem para mim a qualquer momento.

O curioso é que quase ninguém comenta sobre o cara. Principalmente no Brasil. Não há praticamente nada de relevante escrito sobre Solomon Burke em português.

Talvez seja por ele nunca ter estourado. Solomon Burke nunca explodiu com nenhum hit mas foi um artista muito importante, sendo considerado um dos pioneiros da soul music. Influenciou muita gente e teve músicas suas gravadas por gente como os Rolling Stones ("Cry to Me" e "Everybody Needs Somebody to Love") e Otis Redding ("Down in the Valley"). Foi na década de 60 que gravou suas grandes canções, caindo um pouco no esquecimento nas décadas seguintes, principalmente depois de ter saído da gravadora Atlantic. Dedicou-se durante anos a atividades religiosas, voltando a sua origem de cantor gospel.

Mas em 2002 tivemos seu retorno em grande estilo. Burke que nesta época já era reconhecido com uma lenda viva da soul music, lançou "Don't Give Up On Me". O disco veio recheado de participações ilustres, contando com músicas feitas diretamente para ele por compositores do calibre de Bob Dylan, Tom Waits, Elvis Costello, Van Morrisson e Brian Wilson entre outros. A crítica adorou e o auto proclamado rei do "rock and soul" voltou a plena forma novamente.

Devido a grande quantidade de músicas maravilhosas do Solomon Burke, não consegui escolher só uma para ilustrar o post. Deixei três antigas, "Got You Get You Off My Mind" (a música do casal no citado livro), Just Out of Reach (quem for bom de ouvido talvez lembre dela no começo do filme Corpo Fechado) e "If You Need Me". Será que eu exagerei? Tirem a prova.


Sandro

Got You Get You Off My Mind



Just Out of Reach



If You Need Me


Um comentário:

  1. Hahahah, caracas, eu também conheci ele exatamente pelo livro "Alta Fidelidade". Fantástico!! Aliás, tava postando o mesmo no meu blog.

    Um abraço e Parabéns pelo blog bacana!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...