minervapop

domingo, 28 de junho de 2009

ROCK - De Goiânia?



Que som!!! Que atitude!!!! Isso é nacional??De goiania?? Pois é colegas, essa foram as palavras que saíram de minha boca quando ouvi o Bang Bang Babies , mais precisamente o CD Love and Bullets , lançado pela Mostro Discos. A banda foi formada em 2005 por Pedrim (vocal-guitarra), Vital (guitarra), Pintin (baixo) e Hélio (bateria). Preciso pesquisar mais sobre os meninos, porém fica clara a influência por bandas como MC5, Stoogies, Cramps....Surf Music....Spaghetti Westerns e Quadrinhos. CDs : EP Bang Bang Babies (Fósforo Records, 2006) e Love and Bullets (Monstro discos, 2008/2009). Vale a pena conferir.
Anselmo

BRAM STOKER - DRACULA


3 de maio. Bistritz - Parti de Munique às 8,35 da noite e cheguei a Viena na manhã seguinte, muito cedo; devia ter chegado às 6,46, mas o trem estava atrasado uma hora. Tive ótima impressão de Budapeste, pelo que pude ver do trem, e pelo pequeno passeio que dei pela cidade. A impressão que tive foi a de estar saindo do Ocidente e entrando no Oriente (diário de Jonathan Harker).

Amigos, estas são as primeiras linhas de um livro o qual recomendo sua leitura, principalmente para quem somente acompanhou a história em edições cinematográficas, Drácula (Bram Stoker).
O livro é basicamente composto de parte dos “diários dos personagens”, como se um apanhado de experiências individuais construíssem a saga do Conde e todos que serviram para seus propósitos.
Outro ponto interessante da narrativa é como são descritos as viagens, a locomoção do Ocidente para o Ocidente e vice-versa. Numa época em para se viajar, era uma aventura, você pode ler o livro com um mapa da Europa e Asia, o que é bem legal.
Mundialmente conhecido como o autor do livro Drácula, Abraham "Bram" Stoker nasceu Dublin, Irlanda, em 1847. Faleceu em 12 de abril de 1912.
Anselmo

A CANÇÃO POP DEFINITIVA

Certa vez perguntaram ao gênio Brian Wilson (lider dos Beach Boys) qual era a música que ele gostaria de ter composto. Sabendo que o músico nutria uma espécie de competição com os Beatles, podia até se esperar que ele citasse uma canção da banda inglesa. Yesterday, talvez.

Não. Brian Wilson foi categórico. "Be my Baby" das Ronettes.

Já que estamos em tempos de ouvir falar sem parar na morte do "rei do pop" (o Anselmo já falou sobre o tema num post abaixo), achei pertinente lembrar que Estelle Bennett, uma das vocalistas do trio The Ronettes também morreu este ano.

Ela tinha 67 anos e com seu grupo, marcou e influenciou uma série de músicos de gerações futuras (Rolling Stones e Beatles eram fãs). Se você acha que ja viu em algum lugar o tipo de cabelo que a Amy Winehouse usa, pode ser de uma foto ou vídeo das Ronettes.

Abaixo deixei esta maravilha de música. Sem preconceitos, tem alguém que não gosta?

E mesmo que a gente não queira admitir, depois de ouvir a canção, ela fica na sua cabeça por horas ou até dias.


Be my Baby

Sandro



sábado, 27 de junho de 2009

LISTAS

Qual são os melhores filmes de todos os tempos? Quais são os melhores filmes dos anos 90? E os melhores atores, diretores? E discos, músicas, etc?
Não sei o que vocês acham, mas eu sou fissurado por listas. É uma das coisas que me identifica com o personagem Rob Fleming do livro Alta Fidelidade (vou tratar deste livro num post específico).
E eu quero compartilhar com vocês esta mania. Porém, a pergunta que eu vou lançar será sempre no sentido qual é seu preferido e não qual é o melhor.
E qual é a diferença entre preferido e melhor? Ora, se a pessoa escolhe os melhores em sua opinião, provavelmente estes sejam seus preferidos.
A diferença é tênue, mas existe. Entendo que listando seus preferidos, as pessoas ficam mais livres. Explico com um exemplo. Como um fã de cinema faz para listar os melhores filmes de todos os tempos sem colocar Cidadão Kane? Para que não sabe, Cidadão Kane está em todas as listas de melhores filmes feitas até hoje e geralmente em primeiro lugar.
Ora, se estivermos falando apenas dos preferidos, talvez possamos desconsiderar que a revolução que este filme representou para o cinema, a linguagem inovadora e tudo o mais e por para fora nossa real preferência. Acho que é válido.
Enfim, escrevi este post só para expor esta idéia e após a entrada oficial do blog no ar, vou iniciar uma sequência de listas para trocarmos gostos sobre música, cinema, literatura, quadrinhos, etc.

Sandro

TARANTINO POR SELTON MELO

Num comentário de outro post, o brother Anselmo pediu para que trouxesse para cá o sensacional vídeo com o Selton Melo e Seu Jorge chamado Teorias de Quentin Tarantino.

Para quem não sabe (duvido que alguém não saiba), Tarantino é um dos melhores cineastas da história recente do cinema. Fez filmes maravilhosos como Cão de Aluguel, Pup Fiction e Kill Bill.

Neste curta-metragem, com um texto muito bom, o Selton Melo fala sobre uma teoria que o Tarantino utiliza um universo único de personagens em todos os seus filmes e nos dá exemplos desta teoria. E eu posso dizer que faz sentido apesar de parecer loucura.

Para quem gosta de cimena, os 10 minutos acima valem muito a pena.

Como informação adicional sobre o Tarantino, seu novo filme chamado Bastardos Inglórios estreiará no Brasil nos próximos meses. Assim que eu descolar o trailer com legendas, eu post aqui no blog.

Sandro

quinta-feira, 25 de junho de 2009

O REI DO POP MORREU (Qual deles?)










Inacreditável, mas é apura verdade. MORREU (ou seria mais correto dizer “morreram”?).


Irreparável perda para o mundo das celebridades. A humanidade cada vez mais vai perdendo seus ídolos, que farão falta, mas que temos o dever de preservar e manter viva sua história para as gerações futuras. Sim, caros amigos, em 2009 faleceram Ron Asheton (guitarrista dos Stooges) em 06-jan-2009, Lux Interior (Vocalista do Cramps) 05-fev-2009, Bob Bogle (Guitarrista do Ventures) 16-jun-2009, Dave Dee (vocalista da banda Dave Dee, Dozy, Beaky, Mick and Tich) 09-jan-2009.

A dramaturgia também sofre com a morte de Patrick McGoohan (15-jan-2009), David Carradine (04-jun-2009).

E quanto a literatura e ciencia? Faleceram o escritor J. G. Ballard (19-abr-2009), o escritor uruguaio Mario Benedetti (17-maio-2009), o cientista que trabalhou na pesquisa do VIAGRA ,Robert Furchgott (19-mai-2009).

É verdade que uns indivíduos são mais iluminados do que outros, no entanto o fim é o mesmo para todos. Essa é a lei da natureza. Porém o trabalho e a arte dessas pessoas são para sempre. Nos livros, discos, filmes. O problema é quando tem uns “mala-sem –alça” que depois da morte, ficam mais chatos ainda. A mídia , pra faturar em cima , não para de dar notícia, e o pior é que em cada 10 anos um filme novo sai do cara, que é pra gente não esquecer.
Anselmo

JEAN CHARLES - O FILME

video
Está chegando aos cinemas o filme sobre a história do brasileiro Jean Charles que foi assassinado pela polícia inglesa em 2005 num metrô de Londres após ser confundido com um terrorista.
A direção ficou a cargo do desconhecido Henrique Goldman, que vive na Inglaterra. Antes ele só havia dirigido um filme que eu nunca ouvi falar chamado "Princesa".
Em "Jean Charles" o diretor optou por mesclar atores profssionais (o excelente Selton Mello e Vanessa Giácomo) com amadores que moram e trabalham em Londres.
Acima está o trailer, que eu particularmente achei legal. Vou assistir e depois atualizo o post com minha opinião.
Sandro

quarta-feira, 24 de junho de 2009

MANDO DIAO - Outra Sueca






Mando Diao é uma banda de Rock formada em 2002 em Börlange , centro-sul da Suécia. O Som é uma mistura de "Indie","Britpop", "Soul", "R&B" , com fortes referencias dos 60's and 70's.
Sua formação conta com Gustaf Norén, Björn Dixgard, Carl-Johan Fogelklou, Samuel Giers e Mats Björke.

O mais recente trabalho, Give me Fire, merece nossa atenção. Não vou ficar aqui tentando explicar cada música, blá, blá,blá. Acredito que isso é algo bem particular de acordo com a sensibilidade de cada um. Porém, gostaria de ressaltar que as canções me trouxeram lembranças de trilha sonóras de James Bond, Beatles, e bandas de garagem.

A moçada tá comentando muito sobre essa banda, por isso , ressaltamos que vale a pena conferir!

Albuns: Bring 'Em In (2002), Hurricane Bar (2004), Ode to Ochrasy (2006), Never Seen The Light Of Day, Give me Fire (2009).
Anselmo

TOM PETTY - CLÁSSICO


Pessoal, gostaria de deixar uma dica de um agradável disco de rock , bom de se ouvir na estrada, e quem tem um carregado "sounthern accent" na melodia. "Tom Petty - Highway Companion" . Pra muitos que acompanham o seu trabalho isso não é novidade nenhuma, visto que foi lançado em 2006. Porém, é seu melhor trabalho solo (sem os Heartbreakers) desde "Full Moon Fever" (1989). Curiosidade: durante a turne de 2006 de "Highway Companion" , Dave Grohl (Foo Fighters) subiu ao palco pra tocar o hit "Runnin' Down a Dream".

Faixas:1. Saving Grace 2. Square One 3. Flirting With Me 4. Down South 5. Jack 6. Turn This Car Around 7. Big Weekend 8. Night Driver 9. Damaged By Love 10. This Old Town 11. Ankle Deep 12. The Golden Rose
Anselmo

terça-feira, 23 de junho de 2009

BANDA NOVA? GLASVEGAS


Amigos, outro dia, conversando com o Jay, um velho camarada, ele me disse que estava meio desatualizado e que a última novidade que tinha caído na mão dele era o primeiro disco do Artic Monkeys (eles estão lançando o terceiro e ele sabe disso).

Eu contei para ele sobre a idéia do blog e disse que uma das coisas que eu quero fazer aqui é justamente escrever e mostrar novidades.

Claro que será irresistível aos tiozinhos que fazem este blog (passou de trinta é tio né?) falar de velharias como bem disse o brother Anselmo no post abaixo.

Mas o fato é que temos sim, coisas muito boas sendo feitas nestes últimos anos e que vale a pena divulgar.

Neste post eu vou citar uma. E uma das minhas preferidas.

Glasvegas.

A banda foi formada em 2003 na Escócia e em 2008 lançou um disco ótimo que leva o mesmo nome da banda. Desde então eles estão fazendo barulho na cena inglesa e ganhando cada vez mais espaço.

Coisa fina!

Há, antes que alguém olhe a foto acima e pense que trata-se de uma banda com vocal feminino, a garota da foto é a baterista!
Abaixo eu deixei as músicas Geraldine e Gonna Get Stabbed.

Geraldine
Gonna Get Stabbed

Sandro

domingo, 21 de junho de 2009

SUÉCIA - ROCK´N´ROLL


Nos últimos anos, poucas bandas tem chamado a minha atenção. Inclusive até em shows não estou indo muito, principalmente porque após esses 30 anos de Rock´n´Roll (jesus, vou fazer 40!!), não estou vendo muita graça nos lançamentos atuais. Sem essa de saudosismo , longe disso, se a mulecada gosta da cena atual, nada contra, ponto pra eles.
Porém, paralelamente a minha “frustração”, me dei conta que estava sendo envolvido por novidades sonoras de uma único país, Suécia. Isto posto, gostaria de dividir os fatos: último show de Rock que foi novidade pra mim: The Cardigans. Último show em São Paulo que realmente lamentei por ter perdido: The Hives. Banda de Rock que mais ouço , ou procurei material nos últimos anos: T.S.O.O.L.(The Soundtrack of Our Lives) e Hellacopters. O que essas bandas tem em comum? São Suecas!
E por falar em Hellacopters, o seu mais recente trabalho (Head Off) foi um album só de covers, de bandas americanas , australianas , mas com grande maioria de suecas. Nem preciso falar que usei as referencias do CD pra pesquisar mais sobre essas bandas. E as que mais gostei, foram as suecas! Destaque para Demons , The Royal Cream.
http://www.rockagainstmusic.com/www.myspace.com/demonssthlm
http://www.royalcream.tk/www.myspace.com/theroyalcream

Anselmo

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Nick Cave e Kylie Minogue - Where The Wild Roses Grow

Finalmente consegui postar um vídeo do you tube sem precisar estar na máquina.

Para oficializar o teste, vou deixar esta beleza aí em cima.

Sandro

quarta-feira, 17 de junho de 2009

LEMMY - O FILME



Continuando a comentar filmes, vamos ressaltar um que muita gente está na expectativa, LEMMY (sobre a vida do vocalista e fundador do Motörhead). Francamente, não vou ficar “babando ovo” o que seria “chover no molhado” porque dizer que o Lemmy é o grande precursor do som pesado (Rock’n’Roll, Heavy Metal, etc.) é obvio. Quanto a ficha técnica, basta procurar no Google que tem de monte de informação. Mas uma coisa gostaria de registrar, Eddie “Fast” Clarke. O cara que junto com Philthy “Animal” Taylor compôs a clássica formação do Motörhead. Eddie Clarke foi responsável pela composição dos “riffs” de guitarra da melhor fase da banda, que estão registradas nos melhores álbuns (Overkill, Bomber, Ace of Spades, Iron Fist). E vamos falar a verdade, o único dos ultimos anos que passa perto dos citados é o 1916, e olha lá. Bom, na verdade acho que, se isso não for colocado de uma forma legal no filme, os produtores serão (como consta no teaser): “49% motherfucker & 51% Son of a Bitch”. (Mas que eu to falando, Lemmy é o “fuckin bastard” mais “cool” do Rock’n’Roll!).
Anselmo

CONTROL - A Vida de Ian Curtis



Finalmente pude assistir ao filme CONTROL , baseado na vida de Ian Curtis , lendário vocalista do Joy Division. Não sou critico de cinema, nem tenho a pretensão de avaliar nada. Porém, como espectador achei bem legal. Produzido em “preto & branco” tem uma narrativa e fotografia bem legais, que reforçam a melancolia e o drama da vida de Ian Curtis. Tem momentos interessantes como o show do Sex Pistols, e peculiaridades da concepção e gravação de algumas canções como “She Lost Control”, e “Love Will Tear Us Apart”. Produzido e dirigido por Anton Corbijn (que já havia dirigido o clip póstumo de “Atmosphere”). Agora um comentário bem pessoal, esse Ian Curtis foi F..., imaginem vocês caros leitores, as vésperas da primeira turnê da banda nos EUA, o cara comete suicídio!!!! Vai pra PQP!!!!
Gênero: Drama
Tempo: 121 min.
Lançamento: 22 de Mai, 2008
Lançamento DVD: Dez de 2008
Distribuidora: Daylight Films

Estrelando: Sam Riley, Samantha Morton, Craig Parkinson, Joe Anderson, Nigel Harris, Nicola Harrison, Toby Kebbell, Alexandra Maria Lara, Matthew McNulty.

Dirigido por: Anton Corbijn


Produzido por: Anton Corbijn, Todd Eckert, Orian Williams
Anselmo

segunda-feira, 15 de junho de 2009

LARANJA MECÂNICA - Tesouro Escondido


"Loucura é achar que podemos viver num mundo sem violência" - Stanley Kubrick

Laranja Mecânica (escrito por Anthony Burguess 1917-1993) é uma obra que certamente tem influenciado o trabalho e a vida de muita gente até os dias de hoje. O exemplo disso é o último CD do Sepultura (A-Lex).
Tem um monte de Blogs, Sites de Cinema, Sites de Literatura que já analisaram e esmiuçaram o tema ao extremo. Porém, como não quero ser repetitivo, aí vai uma dica: leiam o livro! Vocês devem estar se perguntando por que, não é?

Bem rapaziada, o livro traz um capítulo que descreve o que acontece com o Alex depois que o “Governo” reverte o resultado/sintomas do “Tratamento Ludovico”, o que é sensacional. E traz também um “dicionário” com as palavras do dialeto dos personagens. Alguns exemplos: crove (sangue), debócheca (mulher), videar (ver), tolchoque (golpe, pancada), grude (seio), druco (amigo, companheiro), bratecheno (sacana), cancerilho (cigarro), etc. Podemos dizer que é um “pequeno tesouro” pra quem só assistiu ao filme, por uma dezena de vezes.

Significado de Laranja Mecânica: segundo a gíria "Cockney" (das arquibancadas dos estádios ingleses dos anos 50) "laranja mecânica" é algo como "porra louca", é o desajustado agressivo e desequilibrado, que odeia as instituições e os seres e os agride. Burguess usou termos desta gíria, palavras russas e expressões ciganas para compor uma linguagem especial no seu livro citado.
Anselmo

HORROR OF DRACULA


Pesquisando alguns “Classic Movies” na internet , deparei com o “Horror of Dracula” de 1958 , o primeiro filme de terror que assiti na vida, que além de me remeter a minha mais tenra infância , tem as melhores sequencias de ação entre Conde Dracula (Christopher Lee) e Van Helsing (Peter Cushing).
Feito pela lendária produtora inglesa Hammer (famosa por suas fitas de terror nos anos 50 até meados de 70), o filme é sem dúvida uma das melhores adaptações do romance de Bram Stoker.
Caso voces tenham curiosidade, o filme está disponível no YouTube.
Ficha Técnica: De Terence Fisher, escrito por Bram Stoker (romance) e Jimmy Sangster, com Christopher Lee e Peter Cushing.
Anselmo

domingo, 14 de junho de 2009

Isso sim são garotas suecas de verdade!

Testando sites para baixar músicas aqui para o blog, cheguei em um que falava sobre a cena sueca.

Eu particularmente nunca tinha ouvido falar nestas garotas, mas li que a Lykke Li com seu disco de estréia,estava sendo considerada a rainha do indiepop na Suécia.
Então tá. Não é ruim não. Coloquei a música Little Bit para vocês darem uma sacada.

A outra garota chama-se Frida Hyvonen, não é tão novinha e faz um lance mais piano e menos pop. Tem uma voz maravilhosa.Coloquei a música Enemy Within.

Little Bit
Enemy Within

Sandro

sábado, 13 de junho de 2009

MANICS - Para começar com o pé direito

video

Tinha que ser. O blog ainda está em fase de teste, mas achei que ter como primeiro vídeo postado, um do Manic Street Preachers seria um belo cartão de visita.

Acima, "Your Love Alone is not Enough", música do excelente disco Send Away the Tigers de 2007. Tem a participação da maravilhosa Nina Persson, vocalista dos Cardigans.

Dentre as bandas em atividade, é minha favorita.

Em breve, mais sobre os Manics (tem disco novíssimo na praça) e sobre a Nina (mas não com os Cardigans).

Sandro

sexta-feira, 12 de junho de 2009

MORRISSEY E JOHNNY RAMONE JUNTOS


É isso aí. Sensacional a capa do single lançado pelo grande Morrissey, “Something Is Squeezing My Skull”. Trata-se da primeira música de seu último disco "Years of Refusal" e tem uma foto do inglês posando ao lado da estátua do falecido Johnny Ramone em seu túmulo nos EUA.

Além disso, este single ainda têm uma versão ao vivo de "This Charming Man”, dos Smiths, música que o distinto Morrissey nunca mais tinha tocado desde o fim de sua antiga banda.

Vale dizer que este novo disco é muito bom e já tem edição nacional. Ele continua em grande forma. Dê uma conferida!

Aqui, a música em questão. Rock.
Something is Squeezing my Skull



Sandro

LUX INTERIOR


Desde 1976 esse maluco vem reinventando os acordes e urros mais básicos da musica mais básica de nossa era, o Rock´n´Roll. Infelizmente ou felizmente somente fui me deparar com esse genial demente em Outubro de 1985, quando caiu em minhas mãos o album "a Date with Elvis". Visceral, animal, barulhento , sujo e cínico. É, mas o cara morreu, o corpo não aguentou a "puxada", não comportava mais toda a sua genialidade estérica e selvagem. A mim só resta lamentar, e aconselhar aos mais jovens , que estão maravilhados com esses pacotes de amostra grátis e inofensiva de Rock como My Chemical Romance, Fall out Boy e Cia., deixem de ter medo de se machucar e arrisquem qualquer album/ CD do Cramps.

All Women are Bad


Anselmo


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...