minervapop

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

V DE VINGANÇA - O Início de Alan Moore

Após a leitura do post de autoria do meu parceiro de Blog Sandro, sobre o livro “1984” de George Orwell, eu não poderia deixar de mandar na seqüência uma obra que é sem dúvida um marco das História em Quadrinhos em todo mundo, estou falando de V DE VINGANÇA.

V DE VINGANÇA foi o cartão de visita do então iniciante Alan Moore na carreira de roteirista de HQ´s, mais precisamente pela revista britânica Warrior.

Publicado originalmente em preto e branco, não chegou a ser finalizado. Somente em 1988, em parceria com o desenhista David Lloyd, uma edição colorida foi publicada pela DC Comics. Recordo muito bem quando adquiri o primeiro volume das 5 edições publicadas no Brasil em 1989, genial. Recentemente a editora Panini lançou uma edição especial completa, imperdível para quem é fã.

"Lembrai, lembrai o cinco de novembro
A pólvora, a traição e o ardil;
Não sei de uma razão para a traição da pólvora
Ser algum dia esquecida "

O personagem anarquista “V” foi inspirado em Guy Fawkes, um dos protagonistas do episódio da “Conspiração da Pólvora”, onde se pretendia liquidar o rei protestante Jaime I da Inglaterra, junto com todos os membros do parlamento no ano de 1605, com o objetivo de se criar um estado católico. Fawkes era responsável pelos barris de pólvora. Descoberto, preso, e sob tortura, confessou a intenção do ataque. Foi executado na forca por traição e tentativa de assassinato.

A Graphic Novel foi escrita durante um período onde o autor vivia em uma Inglaterra comandada pelo sistema Capitalista Neoliberal da primeira ministra Margaret Thatcher (a Dama de Ferro). Logo na introdução da HQ, Alan Moore deixa claro seu sentimento, até ingênuo é verdade, de que seria necessária uma guerra nuclear para o país entrar num regime fascista. Escreve o próprio autor: “Um jornal tablóide acalenta a idéia de campos de concentração para pessoas com AIDS. Os soldados da tropa de choque usam visores negros....suas unidades móveis tem câmeras de vídeo grudadas no teto....o governo expressou o desejo de erradicar a homossexualidade....esta terra está cada vez mais fria e hostil, não gosto mais daqui!”

A trama tem início após o fim de um conflito político mundial, com todos os sistemas de repressão funcionando e a população complacente com a situação, sendo monitorada por um sistema de câmeras similares ao descrito na narrativa de “1984” de George Orwell, e ainda uma polícia secreta chamada “Fingers” agindo com um braço de controle do Estado. É nesse momento que surge “V”, um anarquista/terrorista que usa uma mascara de Guy Fawkes e inicia sua “cruzada” para “detonar” o Estado, controlado por Adam James Susan.

Em 2006 a Warner Bros. lança o filme “V de Vingança”, produzido pelos Irmãos Wachowskie, com Natalie Portman e Hugo Weaving como protagonistas.

A obra cinematográfica tenta ser o mais fiel a Graphic Novel, porém as modificações e ajustes são aceitáveis, uma vez que a direção do filme buscou trazer para uma ótica mais moderna algumas passagens da trama na tela grande.

Destaque para a participação do ator John Hurt representando o ditador “Adam Sutler” (diferente do nome do ditador na HQ). O mesmo ator interpretou o funcionário que se revolta contra o grande ditador Big Brother no famoso filme “1984”.

O filme também tem um foco maior na história da personagem Evey (Natalie Portman), o que não acontece na HQ.

Pra quem já assistiu ao filme no cinema ou mesmo em casa, recomendo que procure a Graphic Novel, onde uma série de referencias POP são mencionadas no texto. Garanto que são experiências totalmente diferentes.

A grande mensagem de V de Vingança é que voce pode matar o homem, queimar os livros, calar a voz de toda uma nação. Porém não pode nunca, jamais, matar um Ideal!

Bom entretenimento.


Anselmo

7 comentários:

  1. Eu vi o filme, muito boooom!
    filme incrivel!

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana, procure também a Graphic Novel....voce vai gostar!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Grande Anselmo!
    Obra maravilhosa. Merece ser lida, independente da pessoa ser fã de HQs ou não. Acima da média.
    Também gosto bastante do filme e recomendo igualmente.

    Abraços,

    Sandro

    ResponderExcluir
  4. adaptações a parte o filme tirou proveito das possibilidades de um ser um filme, principalmente que a parte da explosão do old baley ficou mais bonita com o audio da abertura 1812[se não me engano] otimo filme otima HQ principalmente para quem ainda acredita em revolução

    ResponderExcluir
  5. Este é um daqueles filmes que sempre deixo para outro dia.
    Ainda pretendo assistir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Remember, remember... the fifth of november!

    Essa foi uma novidade, não sabia que vinha de HQ pensei que fosse de livro (e o que são HQ senão livros gráficos dãããã!), santa ignorância!

    A história é tocante, é linda, de uma mensagem simples mas deslumbrante (no filme pelo menos), assisti, comprei o dvd e emprestei pro máximo de pessoas que eu sabia que admirariam a história como eu.. vocês tão arrasando nas dicas hein! ;)

    bom fds

    ResponderExcluir
  7. Olá Ju, que bom que está gostando das dicas....devo comentar que seu Blog é excelente!!!!

    procure a HQ pois tem alguns elementos interessantes, que não aparecem no filme.

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...