minervapop

sábado, 1 de agosto de 2009

ECLETISMO - SEU GOSTO MUSICAL É ECLÉTICO?

Segundo a definição da wikipédia, "ecletismo ou ecleticismo é um método científico ou filosófico que busca a conciliação de teorias distintas. Nas artes, ecletismo pode ser simplesmente a liberdade de escolha sobre aquilo que se julga melhor, sem a apegação a uma determinada marca, estilo ou preconceito".

Pois é, eu me considero eclético. Já escrevi aqui antes que costumo dividir os livros, os filmes, as músicas simplesmente em boas ou ruins (cabendo outros adjetivos como fantástico ou horroroso, dependendo do caso).

Mas sinceramente durante algum tempo me incomodou muito ouvir uma pessoa se proclamando eclética quando o assunto era música. Na maioria das vezes a pessoa completava dizendo que curtia de tudo um pouco. Um hábito incentivado por grande parte das FMs da vida, que mediante a politica do jabá, enfiam ouvido abaixo os sons da moda.

O que me incomodava é que eu não entendia como uma pessoa pode gostar ao mesmo tempo de rock e samba, de rap e axé, de eletronica e mpb. Como assim "um pouco de tudo"? Para mim isso era o mesmo que dizer o seguinte: "Não tenho gosto próprio, eu consumo o que me empurram nas rádios, na TV e nas novelas".

Eu que quando moleque curtia apenas metal e depois no final da adolescência só punk ou hardcore, mudei.

Fora o metal, que confesso, ouço muito pouco, continuei com a origem rockeira presente na minha rotina diária e rock (no mais amplo sentido) é sem dúvida o estilo que mais escuto. Mas têm espaço para muita música eletronica, muita soul music (meu próximo post será sobre um mestre), rap, pop, um pouco de jazz e música boa em geral. Claro, tudo dentro da minha concepção do que é bom (rsrs).

Hoje minha postura é menos radical e quando ouço a pessoa dizer que é eclética, já não a desprezo musicalmente, pois entendi que dá sim, para ser eclético dentro da música. O que eu continuo fazendo é valorizar muito mais o gosto musical de pessoas que realmente demonstram interesse pela música, seja por uma banda de rock, por um rapper, por um DJ, por um cantor, por um sambista, sei lá.

O que sei é que vale a pena dedicarmos parte do nosso tempo para a música, descobrindo coisas novas, acompanhando a evolução dos nossos artistas preferidos, querendo saber mais sobre música, enfim não ficar somente engolindo o que a grande mídia empurra. Música faz bem para a saúde.

É isso. Apesar de ser um raciocinio individual, posso garantir que em maior ou menor grau esta linha de pensamento faz parte do perfil do blog. Tanto é que a frequente troca de informações mantidas pelos membros foi o que mais motivou a criação deste espaço. Quem sabe a gente não contribui com nossos leitores. Quem sabe você que nos lê, descobre algo que não conhecia e que pode ser legal ou fica sabendo de alguma coisa nova sobre artistas que você já conhece. Ou talvez simplesmente interage com pessoas com gosto semelhante.

Hoje não tem midia para ilustrar o post. Afinal, o que colocar?

Sandro

5 comentários:

  1. Muito bom cara....eu me considero eclético dentro no universo POP que criei pra mim mesmo....nossa.....infelismente, muito pouco do que é produzido pelo meu país me interessa...é uma pena....

    ResponderExcluir
  2. Sandrão, o qual eu conheci em mais um dos meus "atos ecléticos" (eu, sambista de coração, no show do White Stripes, que por sinal foi uma das reais e únicas manifestações de ROCK'N'ROLL que presenciei, rock real e poderoso), mostrando total coerência. GOSTEI DEMAIS DO ARTIGO! E, para o anônimo aqui de cima, fica o convite de ouvir, pra começar, um Funk Como Le Gusta no Pop e um Macaco Bong na roqueira. Abraço. Leo.

    ResponderExcluir
  3. O ecletismo é importante porque permite abrir mais o universo dos nossos gostos musicais. Gostava de pop quando descobri o rock progressivo, e quando gostava deste, me amarrei em heavy metal e blues.Aqui no Brasil descobri muita coisa boa : Cassia Eller,Nando Reis, Marina Lima, Lenine e por aí vai (todos de vertentes musicais um pouco distintas). Já tentei gostar de pagode e rap (que é o que infelizmente predomina hoje), mas tá muito difícil - a resistência é grande!...
    Abraços, Flávio

    ResponderExcluir
  4. Leo,
    Obrigado pelo elogio e pela audiência!
    É isso aí, o importante é não estarmos fechados para as coisas novas que se apresentam.
    Para ajudar nosso amigo anônimo, em breve vou postar sobre o Funk Como Le Gusta, que é um puta banda e tem um show ótimo (ja vi algumas vezes).

    Flavio,
    Obrigado pela audiência! É assim mesmo, uma coisa puxa a outra e quando a gente vê já expandiu o horizonte musical. Espero que nosso blog possa contribuir trazendo coisas novas para serem experimentadas pelos leitores.


    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir
  5. Aeh Flavião....prometemos um Prog...hehehhe

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...