Eu sempre ouvi que não devemos julgar um livro pela capa. Nem mesmo um disco. Porém existem capas que são um convite irrecusável.
A arte gráfica de qualidade é um fator complementar importante para literatura , música, etc. Quando bem feitas, tem o poder de “traduzir” para os olhos a mensagem do autor.
Tem alguns anos que a "Divina Comédia" de Dante Alighieri é meu livro de cabeceira. Tentar descrever a beleza, a importância dessa obra na literatura mundial, tomaria muito tempo e esforço de síntese, e confesso que não sinto que seria o mais indicado para fazê-lo.
Porém, gostaria de escrever poucas linhas sobre o desenhista responsável pelas famosas gravuras usadas para ilustrar a Divina Comédia, que ajudaram o leitor comum a entender e assimilar a mensagem de Dante.
Paul Gustave Doré, nasceu em Estrasburgo em 06 de janeiro de 1832 e faleceu em Paris em 23 de janeiro 1832. Foi pintor, e ilustrador Frances de livros do século XIX. Seu trabalho transita entre a fantasia e a realidade.
Aos 25 anos, começou a trabalhar nas ilustrações de O Inferno de Dante, sendo que em 1868 terminou as ilustrações de O Purgatório e de O Paraíso.
O seu forte era mesmo as obras literárias. Ilustrou mais de cento e vinte obras, como Dom Quixote de la Mancha (Miguel de Servantes) e os Contos de Fadas (Charles Perrault) , dentre outros.
Foi contratado para ilustrar Londres : Uma Peregrinação em 1869, que retratava a pobreza e a facil dura da cidade. Mesmo sendo bem sucedido ilustrando diversas obras, sempre deu preferencia a trabalhos para satisfação própria.
Morreu aos 51 anos, pobre, pois todo o dinheiro ganho com o sua obra foi utilizado para quitar diversas dívidas, deixando incompletos alguns trabalhos.
Com certeza a obra de Doré é fonte de inspiração para escritores, poetas, músicos, desenhistas, pintores, artistas em geral. Abaixo deixo algumas obras.
Anselmo
Obrigado Gustavo, gostei muito do seu blgo tbm.
ResponderExcluirObrigado pela visita, e parabéns pelo blog!
ResponderExcluirSucesso.
Volte sempre!
Muito legal o post .... Os desenhos dele são feras mesmo ... hehe ... e gostei do blog ...
ResponderExcluirAte mais ...
Abraço
camaradas, tb tive (e talvez ainda tenha) a
ResponderExcluirDivina Comédia com as ilustrações do cabra.
São fantasticas.
Falando sobre esta obra, um dia vi uma curiosa entrevista com o Belchior e num dado momento ele declara que estava traduzindo a obra.
Aeh Pessoal, valeu pela visita.
ResponderExcluirOlá Grimm, tem uma versão comentada.....é legal para entender a política dos poemas!
Anselmo
Olá blogueiros, passei no blog para uma rápida olhada e achei muito bom visualmente. Li o post sobre Gustave Doré e gostei. Abraços! E sigam fazendo a revolução do uso da comunicação virtual gratuita.
ResponderExcluirValeu William, obrigado pela visita!
ResponderExcluirAnselmo