
Desde cedo procuro ser uma pessoa bem informada sobre os trabalhos dos artistas da música POP do meu interesse, principalmente com relação aos álbuns. Procuro ver a ficha técnica, as letras, músicos participantes, instrumentos, estúdio, produtores, etc.
Antigamente era mais difícil ter acesso as informações, a começar pelos discos. Basicamente tínhamos que escutar o que estava disponível no mercado, o que as grandes gravadoras lançavam. Quando aparecia um importado ou qualquer outra novidade interessante, a gente sacava as poderosas fitas K-7 e gravava na hora. A moçada ficava nos mesmos discos por um ano ou mais, até que fosse lançado outro álbum do artista preferido no mercado.
Hoje em dia com a Internet, tudo ficou mais fácil, você pode pesquisar sobre um artista e sua obra só com um click no mouse do computador (ponto pra mulecada!).
Porém , mesmo quando se tem uma ferramenta poderosa como essa, é fundamental ter uma boa base de dados para pesquisar. Por isso a minha dica é o livro “1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer”.
Lançado no Brasil pela Editora Sextante, foi concebido pelo editor independente Robert Dimery, com prefácio do Editor e co-fundador da revista Rolling Stone, Michael Lydon.
Os álbuns mencionados no livro foram selecionados e comentados por 90 críticos de renome internacional.Os capítulos são divididos pelas décadas de 50,60,70,80,90,2000.
O livro começa com Frank Sinatra “In The Wee Small Hours” (1955) e termina com “The Good, The Bad and The Queen” (2007).
Tem artistas que conhecia de nome, mas não tinha referencias de seus trabalhos como, The Pretty Things “S.F. Sorrow” (1968) , Nick Drake “Five Leaves Left (1969), Brian Eno “Here Come The Warm Jets” (1974), The Pogues “Rum, Sodomy, and the Lash” (1985), dentre outros.
E também ter informações de bandas e artistas consagrados como Bob Marley, The Cure, Tom Waits, Frank Black, Travis, Stevie Wonder, Beck, etc.
Esse tipo de pesquisa e leitura é muito legal, porque junto com a música, você pode descobrir coisas muito interessantes que envolvem um determinado artista.
Por exemplo, ao pesquisar sobre o multi-instrumentista e pioneiro no afrobeat, o nigeriano Fela Kuti, me deparei com a história de um ativista político e dos direitos humanos. Tem um documentário que pode ser visto do YouTube chamado “ A música é a arma” que é sensacional.
Bom, esse é uma dica, somente a ponta do Iceberg no vasto campo da literatura e da música. Os caminhos para a informação são muitos, basta procurar.
Anselmo
Belíssimo texto Anselmo.
ResponderExcluirAssino embaixo!
Sandro
valeu Sandro
ResponderExcluirEsse livro realmente é muito bom, mas como todas as listas tem coisas dispensaveis, mas vale muito apena o investimento. Recomendo!
ResponderExcluirParabéns pelo belo blog!
Ale Cubas - Amplificando
www.amplirock.blogspot.com
Orra Elmo, tinha até um blog que disponibilizava todos os discos para download, vou ver se encontro aqui e envio pra vcs.
ResponderExcluirValeu Ale Cubas!!!!
ResponderExcluirAeh Rafa..passa o blog pra gente pesquisar as musicas!!!!
Anselmo