minervapop
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
CRIME E CASTIGO - "O" LIVRO
Crime e Castigo é o melhor livro de todos os tempos. Esta frase poderia ser escrita por algum crítico literário, sem que as pessoas do meio ficassem espantadas. É uma opinião que muitos compartilham.
Mas aqui, a frase é minha. Crime e Castigo é o melhor livro que já li.
O livro escrito por Fiódor Dostoiévski e publicado em 1866, definitivamente mexe com a cabeça de quem tem o prazer de conhecê-lo. Já faz tempo que o li, mas me lembro muito bem que quando terminei de ler, fiquei dias refletindo e pensando na história de Raskólnikov.
Raskólnikov é um jovem estudante de direito, desgraçado, sem grana e pertubardo que possui teorias próprias sobre o relacionamento humano. O cara acaba cometendo dois crimes, sendo um deles planejado e muito bem justificado (pelo menos na cabeça dele). Porém, depois disso, o sentimento de culpa começa a corroer seus pensamentos e instala-se uma séria crise de consciência. Esta crise começa a afetar ainda mais a sua já atormentada vida, deteriorando seu relacionamento com as pessoas que gostam dele e lhe são mais próximas. Em paralelo a isso, segue a investigação sobre o crime, a qual Raskólnikov acompanha com especial atenção, levantando cada vez mais suspeitas a seu respeito. Ele se depara com o astuto chefe de polícia Petróvitch, que costura a cada encontro com o jovem um jogo psicológico que visa extrarir o segredo que está guardado. O tempo vai passando e a crise de Raskólnikov piorando, chegando ao ponto de adoentá-lo.
Já a beira da loucura, ele toma uma decisão inusitada, precipitada e talvez desnecessária, que apesar de parecer a mais correta, aquela altura, não é a que os leitores torcem para que ocorra.
O que fascina no livro é como Dostoiévski trata a questão psicólogica do rapaz. É um mergulho na mente humana, em suas fraquezas e sentimentos obscuros para com o próximo, que a maioria prefere manter guardada num canto trancado da mente.
Não é uma literatura fácil, daquelas que se pode ler sem muita concentração, mas depois que o leitor entra na trama, descobre uma narrativa fascinante que o prende até o final.
Se você gosta de ler, experimene este clássico.
Sandro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
sem palavras.....
ResponderExcluirAnselmo
Olá Anselmo!
ResponderExcluirBoa a análise que fez do livro. Acho que depois disso, muita gente ficou curioso para conferir.
Bom que tenha blogs assim na rede. É um "espaço" muito bem ocupado.
Obrigado pela visita e pelo elogio.
Um abraço.
Crime e Castigo é o melhor livro de todos os tempos.
ResponderExcluirli, reli, "treli" e achho que vou ler denovo... Posso? hehehe
Abraço
Fiquei absolutamente perturbada com este livro!
ResponderExcluirSentia o cheiro da pensão e ouvia o barulho dos ratos pelos corredores!
Li algo que relaciona Freud a Dostoiévski, mas não tenho certeza... vc saberia me dizer?!
Obrigada!
Li