minervapop

sábado, 30 de janeiro de 2010

J.D.SALINGER MORREU - APROVEITE PARA LER SUA OBRA


Bom, a esta altura, todos vocês já devem saber que na última quarta-feira, dia 27, morreu o escritor norte-americano Jerome David Salinger. A notícia foi bastante repercutida em vários meios de comunicação.

O que eu quero é aproveitar a oportunidade e recomendar a todos a obra de Salinger. O escritor que iniciou publicando contos na revista The New Yorker, ganhou o reconhecimento com sua publicação de 1951 intitulada "O Apanhador no Campo de Centeio". O livro acabou virando uma referência na literatura do século XX atravessando os anos sem perder o vigor e causando impacto em leitores ainda no novo século. Ou seja, todos os atributos de um clássico.

Toda esta moral para uma história que é pouco complexa. O livro é sobre o jovem rico de 17 anos chamado Holden Caulfield que após ter se dado mal no internato onde estuda, está voltando para casa já esperando a péssima reação da família. Nesta viagem de retorno, o garoto pensa em como foi sua vida até aquele momento, questionando o padrão que a sociedade tenta lhe impor. Antes de encontrar seus pais, procura pessoas em que confia para tentar por para fora as dúvidas e angústias que passam por sua cabeça. E a complexidade e o diferencial do livro está justamente nestes pensamentos de Holden. Salinger expõe de forma brilhante todos os conflitos de idéias e toda confusão mental peculiar a esta fase da vida, criando uma identificação clara com o leitor que é ou já foi jovem.

As vezes erroneamente citado como um livro para adolescentes, é na verdade, um livro sobre adolescentes. De leitura fácil e ágil, merece ser lido por leitores de qualquer idade. Nunca será tarde para conhecer este clássico, que inspirou muita gente, desde escritores á músicos, passando por Mark Chapman que se disse influenciado pela história ao assassinar John Lennon.

Após "O Apanhador no Campo de Centeio", Salinger publicou poucos livros. Li ainda "Carpinteiros levantam bem alto a Cumeeira" e achei muito bom também.
O fato é que Salinger desenvolveu um desprezo pelo convívio com a sociedade e tornou sua vida cada vez mais reclusa, até optar pelo isolamento completo. Avesso ao cinema, jamais permitiu que sua principal obra fosse filmada. Morreu de morte natural aos 91 anos.


Sandro

Um comentário:

  1. Li a obra á muitos anos atrás...acredito que se tivesse conhecido o livro hoje...minha percepção seria diferente...excelente dica e lembrança.

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...