Esta semana li que a edição de 2011 (acontece entre os dias 06 e 10 de julho) da Festa Literária Internacional de Paraty terá a ilustre presença de James Ellroy. O site da Flip não oficializa nada, mas parece que está tudo certo mesmo.
Boa oportunidade para recomendar este escritor norte-americano que é considerado como o mestre da literatura policial contemporânea.
Crimes e assassinos são com ele mesmo. Se você curte este tipo de história e ainda não manteve contato com nenhum livro deste cara, não vacile, pode ir atrás.
Seu estilo beira a reportagem policial, possui uma série de detalhes, a narrativa é simples, porém densa. Dá para perceber que ele estuda e entende do assunto.
Pouco complexo, é verdade, Ellroy é daqueles autores gostosos de ler. O tipo de autor que escreve livros para serem digeridos sem muito esforço, mas com a qualidade dos bons filmes policiais. Aliás, duas de suas obras foram adaptadas para o cinema com relativo sucesso. "Dália Negra" e "Los Angeles - Cidade Proibida" são bons exemplos do tipo de história que James Ellroy conta.
Do que li, destaco "Tablóide Americano" e o já citado "Los Angeles, Cidade Proibida". Para quem quiser uma amostra mais variada de seu estilo, uma boa pedida é "Onda de Crimes", uma coletânea que mistura contos ficcionais com ensaios que analisam crimes reais (o caso O.J. Simpsom, por exemplo) publicados originalmente na revista GQ. Dentro deste livro, encontramos o conto "O Assassino de minha mãe", onde Ellroy escreve de forma brilhante sobre o espinhoso tema que é o caso não solucionado do asassinato de sua mãe quando ele ainda tinha 10 anos.
Depois de ler alguma obra de ficção dele, torna-se obrigatório sua autobiografia intitulada "Meus Lugares Escuros". Livro maravilhoso, onde o real James Ellroy nos mostra que ele mesmo poderia ser um personagem de mão cheia para qualquer obra de ficção de qualidade.
É isso. Se Ellroy vier mesmo ao Brasil este ano será uma ótima oportunidade para uma maior divulgação de seu trabalho, além de quem sabe motivar a editora a relançar alguns de seus livros que encontram-se foram de catálogo atualmente.
De novo, gosta do gênero policial? James Ellroy é obrigatório.
Sandro
Para mim, sem dúvida alguma, the best one é o Meus Lugares Escuros.
ResponderExcluirbjs