minervapop

domingo, 28 de julho de 2013

MARCELO GLEISER – CIÊNCIA PARA MEDIOCRES


Medíocre (segundo Dicionário Aurélio):.
 adj. Que está entre o grande e o pequeno, o bom e o mau: obra medíocre.
s.m. Algo ou alguém que não tem grande valor intelectual ou capacidade para realizar algo, sem talento e que está abaixo da média: os medíocres nunca alcançarão o sucesso.

Marcelo Gleiser é muito bom em passar suas mensagens e ideias cientificas para o grande público. É admirável. A algum tempo tenho interesse por seus textos e vídeos disponíveis nas diversas mídias sócias.

Quem é esse cara?
Marcelo Gleiser (Rio de Janeiro, 19 março 1959). É físico, astrônomo, professor, escritor e roteirista. Leciona na universidade norte-americana "Dartmouth Collegeem (Hanover - USA) onde Ministra uma disciplina chamada "Física para Poetas", extremamente popular na universidade, atraindo pessoas que não possuem ligações com a física. Essas aulas se caracterizam por relatos da história da ciência e dos cientistas juntamente com explicações sobre os fundamentos da física no laboratório através de experiências e demonstrações em sala de aula.

No Brasil Marcelo é mais conhecido por suas colunas de divulgação científica na Folha de S.Paulo. Escreveu sete livros e publicou três coletâneas de artigos. Já participou de programas de televisão dos Estados Unidos e Inglaterra. Aqui no Brasil teve uma série no “Fantástico”, e uma atualmente no Discovery Channel.

“Para mim, não há absolutamente nenhuma dúvida de que o sobrenatural é completamente incompatível com uma visão científica do mundo, visão que costumo defender arduamente”.(Marcelo Gleiser)

LIVROS (alguns):
A Dança do Universo - editora Cia. das Letras-1997. Assunto central: origem do universo.
Retalhos Cósmicos - editora Cia. das Letras-1999. Assunto central: Ensaios.
O Fim da Terra e do Céu - editora Cia. das Letras - 2002. Assunto central: Ciências Exatas, Tecnologia e Informática.

Pela Publifolha lançou uma coletânia de colunas  publicados no jornal Folha de São Paulo , Micro Macro (2005) e Micro Macro 2 (2007).

 Criação Imperfeita: Cosmo, Vida e o Código Oculto da Natureza - editora Record em 2010. Assunto central: Críticas, Física, Criação do Universo.

"... A mecânica universal não precisa de Deus! As pessoas podem precisar de Deus! São duas coisas completamente diferentes!" (Marcelo Gleiser)

Junto com quatro colegas (KC Cole, Adam Frank, Stuart Kauffman e Ursula Goodenough) Marcelo Gleiser mantém um blog sobre ciência e cultura, hospedado no site da National Public Radio. O nome do blog "13.7 Cosmos and culture" mesma idade estimada do universo: 13,7 bilhões de anos. Tem também a coluna que mantém no site folha.uol.com.br.

Tudo isso pra dizer que através de vários artigos do Marcelo , colunas, podcast, vídeos, livros, palestras, aumentei o interesse por ciência, física, universo, e porque não dizer “autoconhecimento”.

Também me incluo nos medíocres de hoje em dia. A mediocridade forjada, concebida, escarrada, e imposta pela sociedade atual que determina que o sucesso está na posição social e o status atingido pelo indivíduo. Nesse caso ainda creio que a morte é a mais doce  democracia.

Mas nem tudo são flores. Físicos como Luboš Motl (Republica Tcheca) e Roberto de Andrade Martins (Brasil) são críticos as obras de Gleiser apontando “erros” e “furos” nos artigos  publicados. Encontrei reportagens na internet onde classificam Gleiser para a física como o Dr. Drauzio Varella para medicina. O que será que querem dizer com isso? Tire sua conclusão.

O ponto principal é que como fonte de informação e pesquisa é inegável que os trabalhos publicados por Marcelo Gleiser são importantes para a educação e crescimento intelectual do indivíduo. Temos que aprender primeiro que 2 mais 2 são 4 antes de discutirmos as diferenças que podem ser causadas pelas casas decimais.

Graças a seus videos e livros,  muitos estão mais interessados em Isaac Asimov, Carl Sagan, Aldous Huxley, Albert Eisntein, Stephen Hawking (citando os mais famosos).

 Aos críticos digo que deixem de ser “bunda-moles” e vão a mídia dividir seus conhecimentos de forma acessível. Gritem, criem material para o povão, vocês também são responsáveis. Ou será que não se misturam com os medíocres? O Marcelo pelo menos mandou seu recado.

Enquanto isso, estou por aqui,  procurando aguçar minha capacidade de observação que adquiro  no dia-a-dia, com a convicção de o quanto medíocres somos perante a imensidão do universo.

ANSELMO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...