minervapop

segunda-feira, 15 de junho de 2009

LARANJA MECÂNICA - Tesouro Escondido


"Loucura é achar que podemos viver num mundo sem violência" - Stanley Kubrick

Laranja Mecânica (escrito por Anthony Burguess 1917-1993) é uma obra que certamente tem influenciado o trabalho e a vida de muita gente até os dias de hoje. O exemplo disso é o último CD do Sepultura (A-Lex).
Tem um monte de Blogs, Sites de Cinema, Sites de Literatura que já analisaram e esmiuçaram o tema ao extremo. Porém, como não quero ser repetitivo, aí vai uma dica: leiam o livro! Vocês devem estar se perguntando por que, não é?

Bem rapaziada, o livro traz um capítulo que descreve o que acontece com o Alex depois que o “Governo” reverte o resultado/sintomas do “Tratamento Ludovico”, o que é sensacional. E traz também um “dicionário” com as palavras do dialeto dos personagens. Alguns exemplos: crove (sangue), debócheca (mulher), videar (ver), tolchoque (golpe, pancada), grude (seio), druco (amigo, companheiro), bratecheno (sacana), cancerilho (cigarro), etc. Podemos dizer que é um “pequeno tesouro” pra quem só assistiu ao filme, por uma dezena de vezes.

Significado de Laranja Mecânica: segundo a gíria "Cockney" (das arquibancadas dos estádios ingleses dos anos 50) "laranja mecânica" é algo como "porra louca", é o desajustado agressivo e desequilibrado, que odeia as instituições e os seres e os agride. Burguess usou termos desta gíria, palavras russas e expressões ciganas para compor uma linguagem especial no seu livro citado.
Anselmo

Um comentário:

  1. No ano passado assisti ao show do Duran Duran "Red Carpet Massacre", em cuja abertura eles usaram o tema do Laranja Mecânica. Influência, mesmo, muito marcante.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...