minervapop

segunda-feira, 12 de julho de 2010

VISUAL NOVO PARA CONTEÚDO QUE COMPLETA 12 MESES NO AR

Amigos, é inevitável usar o clichê do "passou rápido". Mas é esta a sensação mesmo.

Eu e o Anselmo colocamos o blog no ar dia 12 de junho de 2009 sem pretensão alguma. A idéia ficou na minha cabeça por meses, até que neste dia nos reunimos e resolvemos tudo em pouco mais de uma hora. O nome, a consequente abertura de uma conta gmail, o cadastro no Blogger, o visual dentro dos modelos padrões apresentados, a figura das três guitarras "roubada" da net que caracteriza os criadores (seríamos três) e o primeiro teste que foi um post que o Anselmo escreveu de bate pronto sobre a morte do Lux Interior (leia aqui).

Ficamos então cerca de um mês alimentando o Minerva Pop. Aproveitamos para descobrir e nos acostumarmos com as funcionalidades das ferramentas para a manutenção de um blog. Também fomos criando um "banco de dados" mínimo, antes que a empreitada fosse divulgada.

No dia 09 julho escrevi um post (leia aqui) relatando a decisão de enfim contar para o mundo sobre a proposta. Neste dia fiz o cadastro básico do blog nos principais sites de busca e durante quase uma semana ficamos disparando e-mails para os amigos, que já estavam acostumados com nosso gosto meio fora do convencional e com nosso prazer em trocar informações e curiosidades sobre a cultura pop que tanto amamos.

Logo depois começamos a manter contato com outros blogueiros e neste período de um ano, conhecemos blogs muito interessantes e fizemos amigos virtuais que completam justamente este círculo de troca de informações que tanto buscamos.

Infelizmente o tempo sempre foi um fator crucial para nós, como já escrevi em outra oportunidade (leia aqui), mas nada que tire da gente o prazer em usar esta válvula de escape especial que chamamos de Minerva Pop.

Pois bem, depois de uma mudança radical no lay out do blog feita uns meses atrás, decidimos mudar de novo. Desta vez, com menos sofisticação a idéia foi simplificar a página e com isso facilitar o carregamento da mesma. Eu particularmente não estava sentindo muita dificuldade, mas havia algumas reclamações e uma análise nos dados de entrada via Google mostrava que muitas das visitas não chegavam a se completar, com números bem diferentes aos encontrados antes da alteração. Entendemos que se deixássemos o visual mais limpo, ficaria mais fácil o acesso. Vamos ver...

E aí aproveitando a deixa, usei o final de semana para uma reformulação um pouco mais extensa. Fiz uma limpeza nas tags (palavras chave ou atalhos) dos posts, incluindo alguma coisa, excluindo outras, organizando os assuntos e uniformizando-as. Daí já mexi em um ponto que muitos haviam me solicitado, que era a de facilitar a separação dos assuntos abordados anteriormente, pois ao longo de mais de 300 posts, a grande variedade de atalhos, confundia quem queria procurar por assuntos mais genéricos. Dividi então estes atalhos em "Gotas Maiores", onde encontramos os caminhos agrupados de uma forma mais ampla e "Gotículas Detalhadas", onde o visitante pode escolher por caminhos bem mais específicos. Criei também um espaço que chamei de "Vale a Pena Ler de Novo" (no lado direito, abaixo a lista de sites indicados). Lá listei alguns posts antigos que de alguma maneira marcaram este um ano de blog, seja pelo tema, seja pelo número de page views, seja pela repercussão nos comentários, seja pelo número de acessos externos, seja pelo tempo médio do visitante.

Outras novidades devem aparecer em breve. Provavelmente abriremos mais o blog para posts de amigos (veja o atalho Guest Posts dentro das gotas maiores), incluiremos um link para nossa conta no 4Shared para que muito do que se discute aqui possa ser acessado pelos amigos e nem que seja numa fase de teste (tenho medo de voltar a carregar demais a página) iremos colocar uma caixa de chat para recados.

É isso. Parabéns para a gente e que o Minerva Pop continue servindo como terapia para seus criadores, que eles merecem. Como meta a curto prazo, precisamos voltar a nos comunicar mais com a blogosfera, coisa que o tempo não tem deixado...


Sandro


Jimi Hendrix - Happy Birthday
Found at skreemr.org

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog :)
    Ele está cada vez melhor. Moderno, ágil, provocante.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns meninos!
    Não acompanho desde o início, mas confesso que as vezes gasto um bom tempo lendo coisas do passado. Gostei deste visual mais clean.
    Beijo
    Dri

    ResponderExcluir
  3. Aeh Sandrão...parabéns para ñós!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Bípede e Adriana! Contamos sempre com vocês por aqui!

    Beijos


    PS: Anselmo, como combinamos, reserve um tempo especial para o blog durante suas férias que se aproximam....

    Sandro

    ResponderExcluir
  5. Sandro e Anselmo
    gostei tanto do blog, que ele estará, a partir de agora, dentre os meus favoritos. Que bom ter contato, na net, com a boa linguagem de seus textos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...