minervapop

sexta-feira, 23 de julho de 2010

THE WARRIORS - Cult Movie


Com certeza o pessoal da década de 80 tem na memória as sessões de cinema com os filmes “48 horas”, “Ruas de Fogo” e “Alien”, sucessos garantidos, os quais até hoje tem versões especiais lançadas em DVD. Lembramos que o responsável pela produção e argumentação desses filmes é o americano Walter Hill, de Long Beach, nascido em 10 de janeiro de 1942.

Porém, o trabalho mais “cult” de Walter Hill é com certeza "The Warriors" (Os selvagens da noite ) de 1979. O qual foi baseado na obra de Sol Yurick que narra a saga de uma gangue de rua que é perseguida após ser acusada injustamente do assassinato de Cyrus, o lider máximo das gangues da cidade de Nova York.

O romance original foi escrito por Sol Yurick em 1965, e o texto se tornou a inspiração para o filme clássico The Warriors. Porém conforme alguns artigos da “internet”, quando comparado com o filme, o livre tem maior foco nas questões de sexualidade, da honra, da família e a sobrevivência do grupo. Mesmo o filme sendo produzido em 1979, temos aí catorze anos de diferença de quando o livro foi impresso, dessa forma alguns pontos fundamentais foram reescritos refletindo a evolução cultutal até o momento.

O Romance, e conseqüentemente o filme, foram baseados na história de Anabasis, do escritor e soldado grego Xenofonte, que acompanhado os Dez Mil, um grande exército de mercenários gregos contratados por Ciro (o Jovem),  destina-se a tomar o trono da Pérsia de seu irmão, Artaxerxes II. Embora o exército de Cyrus tenha lutado visando uma vitória tática em Cunaxa na Babilónia (401 aC), Ciro foi morto na batalha, tornando a expedição um fracasso. (Cyrus que inspirou o personagem do filme).

Sinopse: O filme se passa num lugar do futuro, em Nova York, que está infestada por gangues adolescentes que lutam por seu território, e até contra as autoridades locais. Para apaziguar a situação, o líder da maior gangue da cidade (Gramercy Riffs) chamado Cyrus, convoca uma reunião na intenção de unir todas as gangues em busca de uma trégua, na guerra contra as autoridades. Porém, durante o seu pronunciamento, ele é assassinado por Luther, líder da gangue Rogues. Um dos Warriors, uma gangue do distante bairro de Coney Island, testemunha o atentado. Para se livrar da culpa, Luther acusa a gangue dos Warriors pelo ato covarde, fazendo com que os Riffs revidem e matem o líder chamado Cleon. Os Riffs anunciam numa estação de rádio que querem todos os Warriors, vivos ou mortos. Assim, começa a corrida dos Warriors pela noite, tentando chegar até seu território, lutando contra todas as demais gangues  e a polícia.


Para quem nunca assistiu “The Warriors”, não perca tempo, confira porque vale a pena.


Anselmo

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Bela lembrança, na minha opinião é o melhor filme sobre gangues urbanas já feito.

    A carreira de Walter Hill como diretor é toda voltada para filmes cheios de ação, com personagens fortes e violência. É uma carreira que merece ser descoberta pela nova geração.

    Não sei como ainda não tiveram a idéia de refilmar Warriors... e espero que não tenham...rs

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Valeu a visita Hugo!!!!

    Realmente esse filme embalou muitas madrugadas!!!!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  4. Cult total!
    Tenho o DVD em casa!
    Não considero nenhum clássico do cinema, mas é muito bacana mesmo. Pode ser até meio datado, mas vale muito a pena.
    Como você lembrou bem Anselmo, este filme embalou muitas madrugadas da galera na casa dos trinta / quarenta. Passava direto na Sessão de Gala e no Domingo Maior e eu assisti umas "trocentas" vezes.

    Excelente lembrança!

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...