minervapop

domingo, 26 de julho de 2009

STEPHEN KING

Certamente eu citarei Stephen King com frequência aqui neste blog. Não só quando for escrever sobre algum livro seu, mas também quando for falar sobre os vários filmes baseados em sua obra, sem contar ainda sobre séries e músicas inspiradas também no que ele escreveu.

Então decidi fazer um post introdutório sobre minha relação com o homem conhecido como mestre do horror. Stephen King é um escritor americano que publicou seu primeiro livro chamado "Carrie" (filmado depois por Brian de Palma) em 1974. No início dos anos 80 ele já era um sucesso e nos anos seguintes tornou-se um best seller absoluto não só nos EUA como em vários outros países. Hoje tem mais de 40 livros publicados.

Por ser muito popular e ser um escritor de terror e ficção, King nunca teve muita moral com a crítica literária. Muitos o consideram um escritor menor, o que na minha opinião é um erro, pois acho que ele tem alguns livros realmente muito bons, que transcedem o rótulo de horror.

Mas o que eu queria mesmo falar sobre o Stephen King é bem pessoal. Eu tenho uma dívida de gratidão com o cara. Influenciado por bandas de rock que citavam King em várias entrevistas, decidi comprar um livro seu numa banca de jornal. O livro era "O Iluminado" publicado numa edição especial pela editora Nova Cultural. Eu tinha 13 anos. Li e aquilo mudou minha vida. Descobri o prazer da leitura e assim que terminei já emendei com "A Hora do Vampiro". Depois disso passei os próximos anos da minha adolescência lendo Stephen KIng.

De lá para cá, tornei-me um leitor compulsivo de livros e fui abrindo cada vez mais a mente para outros escritores e gêneros. Para mim, Stephen King foi o responsável por eu ter conhecido posteriormente obras primas escritas por Dostoiévski, Jane Austen, Cervantes, Orwel, Conrad, Kafka, Saramago e outros.

É isso. Obrigado Stephen King. Agora a relação dos meus 10 favoritos:
Carrie (1974), A Hora do Vampiro (1975), O Iluminado (1977), A Zona Morta (1979), Quatro estações (1982), O Cemitério (1983), Christine (1983), Angústia (1987), Trocas Macabras (1991) e Desespero (1996).

Para finalizar, abaixo deixei o Vídeo de Pet Sematary com minha banda predileta, Os Ramones. Esta música é baseada no livro o Cemitério e fez parte da trilha sonora do filme Cemitério Maldito (baseada na mesma obra). King sempre foi fã dos Ramones, citando-os em vários livros.


Sandro



2 comentários:

  1. Esse disco dos Ramones, abriu minha cabeça para outras vertentes do Rock...e o filme o Iluminado...o melhor filme de terror de todos os tempos, em minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho profundo orgulho de ser um leitor de Stephen King!
    Eu simplesmente cultuo as obras dele, porque vejo nelas grandes textos, com ótimas abordagens a respeito de tudo aquilo pelo que não queremos passar: ter uma Christine em nossas vidas, morar perto de um MicMac, ser o interlocutor de um cigano que nos diz "emagrecido".
    Sempre que posso, confiro um novo livro dele e vejo o filme, que, normamlente, sempre deixa a desejar.
    O último que li foi LOVE.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...