minervapop

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DÁ PRA OUVIR ROCK EM PORTUGUÊS, ESPANHOL, ITALIANO, FRANCES, ALEMÃO, JAPONÊS....

Prezados leitores, seguidores, amigos do Minerva Pop, depois do “post provocação”(muito bom, hahaha!) do meu parceiro de blog Sandro, não poderia deixar de comentar e esclarecer meus pontos quanto ao Rock´n´Roll cantado em português.

No alto dos meus 40 anos de idade, sendo que quase 30 deles somente ouvindo Rock, seria uma falta com a verdade , eu não reconhecer o quanto curti/ouvi as bandas nacionais dos anos 80 como IRA! (a melhor), Barão Vermelho, Camisa de Venus, Maria Angélica, Garotos Podres, Inocentes, Titãs, Lobão, Ultraje a Rigor, etc.

Cansei de “matar” a última aula de sexta-feira na faculdade pra ir até o Aeroanta (no largo da Batata) pra assistir show do Ira, fui testemunha dos shows do Camisa de Vênus na Adrenalina-SP, curti muito os shows do Lobão no Olímpia (SP), cantei com os Titãs no Aramaçãn (ABC), e se vocês um dia ouvirem o disco “VIVO” gravado pelo Barão Vermelho em 1989 no Dama Xoc (SP), prestem atenção na faixa “Não Amo Ninguém” que o cara gritando/cantando ao fundo sou eu (mala pra caramba). Por isso e outras, me sinto muito a vontade pra falar sobre o Rock Nacional.

Só que naquela época, sem a facilidade de informações da internet, e com uma escassez tremenda de shows internacionais no Brasil, não tínhamos muitas referências, e esse pessoal eram os nossos ídolos sim, e faziam seu trabalho muito bem. Porém, com o passar do tempo, você vai notando que a influencia/referencia das bandas “gringas” é enorme, não só no Brasil como em outros países. Vejam alguns exemplos abaixo:

Die Toten Hosen, banda punk de Düsseldorf, Alemanha. Traduzindo literalmente seria “Os Calças Mortas”, mas se procurarmos um sentido mais correto poderíamos dizer “As Batidas Mortas”, é uma banda legal , que tem uma influência de Sex Pistols muito forte, vide Never mind the Hosen - Here's Die Roten Rosen (1987).

Attaque 77, outra banda punk argentina, formada em 1987, no início tocavam Ramones, e tinham The Clash, Bad Religion, como fortes influências em suas composições.

Guitar Wolf, banda japonesa de Rock´n´Roll formada em 1987 por Seiji (Guitar Wolf), Billy (Bass Wolf) e Narita (Drum Wolf). Por que será que todos usam o mesmo sobrenome? Seria influência de alguma banda famosa que todo mundo gosta? (Ramones). E os singles? Somethin´Else (1994), Bad reputation (1997), não são referencias a nenhuma conjunto milenar da música oriental, não é?

Trust, banda formada por Bernie Bonvoisin em 1977, famosa por sua amizade com o pessoal do AC/DC, sendo que o Antrahx gravou um cover da música “Antisocial” em seu álbum "Estate of Euphoria" (1988). O baterista Nicko McBrain também teve sua passagem com a banda francesa.

Manu Chao, nascido José-Manuel Thomas Arthur Chao, é um músico francês sensacional. Esse cara consegue jogar minha “ressalva” no lixo. As canções, as músicas, o show, um artista ímpar. Formou a Mano Negra, que acabou em 1995, porém mantem uma carreira solo de extremo bom gosto e criatividade. Essa prova que “toda regra tem sua excessão”.

Subsonica, formada em 1996, esses italianos brilharam no Sanremo Music Festival de 2000, tem vários sucessos na Italia, e seu último trabalho “L'Eclissi” (2007) foi bem recebido pelo público e crítica.

Lógico, que essas são algumas das mais famosas que me recordo no momento, mas outras centenas poderiam serem citadas.

O que quero deixar claro pessoal é que não tenho nada contra o Rock cantando por outros idiomas, respeito e ouvi muito também, mas tem que ser bem feito e adequado a língua e cultura de cada país.

Agora, só pra finalizar, se o Sandro prefere “Ira!” ao invés do “Who”, eu respeito, pois também admiro as duas bandas. Mas eu duvido que ele prefira Renato Russo em detrimento do Morrisey.

Seguem abaixo vídeos dessa moçada.

Anselmo













9 comentários:

  1. Pois claro que dá para ouvir rock em todas as línguas. Em português para além dos já citados juntava das terras Lusas: Rui Veloso, Xutos, GNR por exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Fala aí Fernando....Xutos é muito famoso aquí no Brasil....

    ResponderExcluir
  3. O negócio ta virando pessoal!!! hehehehe

    ResponderExcluir
  4. Who-hooo dá pra cortar a tensão com uma faca haushaush, brincadeirinha!

    Continuem o bate bola... tá sendo óteeemo!

    Não sou fã de rock, a única banda que tenho escutado ultimamente é Rammstein, Thomas, o amigo alemão do marido é super fã e nos presenteou com uns vídeos =D

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, valeu as visitas de todos!!!!

    No fundo isso é um grande "sarro", eu e o brother Sandro adoramos uma polêmica!!!!

    Rammstein é legal...só acho que tem mais teatro que música...mas é interessante!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  6. Salve, amigos!
    Depois de um final de semana fora da internet, estou de volta!
    Feliz pelo domingo esportivo (háháhá!) também. Neste asunto, sim, a tensão é quase palpável (háháhá!). A provocação é constante e válida...

    Mas falando do post, para mim o que vale no final é como a música mexe com a gente, independente da língua, do estilo ou da idade do artista (escrevi sobre isso no post sobre ecletismo). Ira! mexe, The Who, não.
    Sobre a provocação em cima do Morrissey, sem comentários... Quero apenas, de público encomendar um post sobre o Renato Russo para o parceiro (o material é extenso).

    No mais, grande texto, como é padrão do Anselmo.

    PS: Precisamos fazer um sobre o Manu Chao citado aí em cima!

    Abraços,

    Sandro

    ResponderExcluir
  7. Putz....domingo esportivo....sem comentários....

    Renato Russo...é melhor a gente nem começar (hahahahaha!)

    Manu Chao....esse sim encomendo ao colega Sandro!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  8. Esse blog tá ficando meio esquisito...
    Renato Russo, Morrisey, Ira! melhor que o The Who e Titãs?
    Nenhuma menção ao sensacional show do Metallica? Só porque Metallica não é moderninho?
    O pessoal aqui tá mto. New Romantic rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Fala Rafa....Metallica? Foi bom um dia....

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...