minervapop

sexta-feira, 9 de abril de 2010

MALCOM McLAREN - Um cara de visão, e muita sorte!


Malcom McLaren (Londres, 22 de janeiro de 1946), que lutava havia anos contra o câncer (mesotelioma), morreu no dia 08 de Abril de 2010.

Tive acesso a duas informações sobre o local de sua morte. Seu agente Les Molloy, disse que Malcom morreu em Nova York, porém sua namorada, Young Kim, informou que o empresário faleceu em um hospital da Suíça onde estava sendo tratado.

Em parceria com sua esposa, a estilista Vivienne Westwood, abriu a loja londrina “Let It Rock” em 1971, que apesar de pouco tempo de atividade serviu de canal para contato com os novos músicos da época, que vinham em busca da roupas em couro e coloridas.

O casal teve um filho, Joseph Corré, co-fundador da famosa marca de roupas íntimas Agent Provocateur

De volta ao Reino Unido, após sua viagem em 1975 para Nova York, onde conheceu os membros do Television e The New York Dolls, Malcom inaugurou a loja SEX, o gênese do estilo e da música da maior banda de punk rock de todos os tempos, os Sex Pistols, uma farsa anunciada e maravilhosa que durou de 1976 a 1979.

O que fez depois, coisas como o hit “Bufallo Gals”, interesse pelo rap em 1983 com o disco Duck Rock, flerte com a house music em 1989, no álbum Waltz Darling, seu último trabalho, Shallow: Musical Paintings de 2009, ou sua suposta candidatura para a prefeitura de Londres, não tiveram o mesmo impacto dos Pistols.

Esse cara foi um dos responsáveis por juntar um grupo de garotos, “estilizar” os caras, convencê-los de que podiam compor e tocar em uma banda de rock, mandar os rapazes a um estúdio para gravar um disco, fazê-los acreditar que poderiam se tornar uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos, mesmo que esses delinqüentes não estivessem “nem aí” pra tudo isso, e o “filho-da-mãe” conseguiu!

Deus abençoe Malcom Mclaren onde estiver, pois se não fosse por esse cara, talvez hoje, eu não estivesse escrevendo essas linhas, ou mesmo mantendo um blog “no ar” com meu parceiro Sandro.

R.I.P. Malcom.



Anselmo





Um comentário:

  1. Sabia que você ia falar do cara...
    Belo post, é bom vê-lo escrevendo textos mais longos.
    Sem dúvidas o tiozinho merecia todo o nosso respeito. Pode-se atribuir a ele uma série de adjetivos (bons e ruins), mas era um cara de visão. Soube captar o que viu quando conheceu a cena norte-americana do início dos anos 70 (New York Dolls, por exemplo) e transformar o troço num movimento mundial. Por mais fake que tenham sido os Pistols, o som era e é genial.
    Suas incursões posteriores no mundo pop não me agradam, mas ele já tinha detonado a revolução que queiram ou não determinou a projeção do chamado punk rock, mundo afora.

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...