minervapop

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A PAIXÃO DE CRISTO

O post de hoje é clichê. Num dia considerado santo pelos cristãos de todo o mundo (onde leio também que Israel intensifica os ataques a faixa de Gaza), escrevo sobre um filme de 2004, onde o diretor Mel Gibson nos mostra sua visão sobre as últimas 12 horas de vida de Jesus de Nazaré.

Como vocês já leram várias vezes por aqui, na criação do blog fizemos um acordo de não escrever sobre política, futebol e religião e seguindo esta orientação alguns de nossos posts apenas "esbarram" nos temas, falando sobre obras que contenham estes assuntos, mas sem gerar polemicas com opiniões pessoais.

Portanto vou me ater ao filme e recomendá-lo a quem ainda não o tenha visto. Não preciso falar sobre a história, pois creio que de uma forma ou outra, todos a conheçam.
Como eu disse no primeiro parágrafo, esta é a versão de Mel Gibson e obviamente houve muita gente que discordou, como teve os que concordaram. O diretor, um católico tradicionalista fervoroso, utilizou-se não só de passagens da bíblia, mas também de antigas tradições católicas para contar a saga do sofrimento de Jesus.

É um filme cru, no sentido de não haver disfarçe, de ser áspero, ofensivo. As cenas de violência são realmente pesadas e atingem em cheio pessoas mais sensíveis. A fotografia é muito sóbria, tornando o filme ainda mais soturno. As línguas utilizadas são o aramaico e o latin, o que nos obriga a prestar ainda mais atenção nas legendas (apesar de que a idéia original de Gibson era de não utilizá-las).

Ou seja não é um filme fácil, de aventura. Mas é bem filmado e na minha opinião deveria ser conferido ao menos uma vez, independente do grau de religiosidade de cada um, pois a experiência é válida.

Sandro


3 comentários:

  1. Olá Minerva Pop obrigado pela sua visita no atituderocknroll, é simplemente espetacular seu blog, as suas postagens vem com conteudo de informação muito boa. A postagem da paixão de cristo não e cliche não é bem colocar, e pra mim este é o cara de maior atituderocknroll que já existiu. se topar podemos trocar indicação de link. em tempo o no do blog é muito 10.

    ResponderExcluir
  2. Assisti no cinema...apesar de acusado por muitos de ser anti-semita, e abusar da violencia, acho o filme excelente....e recomendo!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Fala Joaquim!
    Obrigado pela visita e pela mensagem. Também gostei do seu blog, como comentei po lá.
    Abrimos recentemente a coluna com a indicação de links, onde deixamos as indicações dos lugares que visitamos sempre e que volta e meia estão por aqui também.
    Vou conversar com meu parceiro de blog e a gente combina sobre o link. Mas acho que rola...
    O mais bacana é interagirmos e desenvolvermos um relacionamento de amizade na blogosfera, que nós levamos muito em conta.

    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...