minervapop

quarta-feira, 2 de junho de 2010

HELENA MEIRELLES - ARTISTA BRASILEIRA


Quem acompanha o Blog sabe que nós admiramos músicos consagrados, principalmente os que compõem música alternativa e o simples e bom rock´n´roll.

Porém, devido aos recentes acontecimentos internacionais, principalmente o episódio envolvendo os navios do “Movimento Gaza Livre”, não estou com inspiração pra escrever sobre músicos ingleses, americanos, europeus, etc. Estou com vontade de “postar” algo sobre alguém do Brasil. Lembrei de Dona Helena.

Por que Dona Helena? Pelo simples fato de ter sido eleita em 1993, pela revista americana Guitar Player, como uma das 100 melhores instrumentistas do mundo, por sua atuação nas violas de seis, oito, dez e doze cordas, e com voto de um de meus guitarristas preferidos, Mr. Eric Clapton.

Helena Meirelles (Campo Grande, 13 de agosto de 1924 — Campo Grande, 28 de setembro de 2005), além de lavadeira e benzedeira, foi uma violeira que passou boa parte da vida acompanhando boiadeiros e tocando em bordéis no Mato Grosso, e posteriormente reconhecida mundialmente por seu talento com a viola caipira.

O mais incrível é que sua primeira apresentação em um teatro foi quando tinha 67 anos, gravando dois discos em seguida. Faleceu vítima de parada cardiorespiratória aos 81 anos, e deixou onze filhos.

O que chamou minha atenção a essa senhora não foi somente seu talento, mas sua atitude e sua comunicação simples e direta, sem medo, não devendo nada a nenhum "bluesman" ou "machão que se veste de preto".

Para quem tem interesse de conhecer mais sobre sua vida e obra, existem filmes e documentários sobre dona Helena Meirelles, os quais deixo alguns trechos abaixo.


 

Anselmo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...