minervapop

terça-feira, 21 de setembro de 2010

REV HAMMER - ENGLISH FOLK


Esta semana começou com uma “overdose” de New Model Army, portanto vamos comentar do parceiro de trabalho de Justin Sullivan no projeto Red Sky Coven. O cantor folk britânico, Rev Hammer.

Rev Hammer nasceu como Stephen Ryan- Kent, Inglaterra, Londres, em 1965 numa família irlandesa. A música entrou em sua vida aos 5 anos através de Johnny Cash - "Live At San Quentin Prison".

Rev Hammer aprendeu a tocar guitarra e cantar praticando “busking” (música na rua) durante 18 meses, pois entedia ser esse o melhor caminho para ganhar experiência musical.

Apareceu pela primeira vez no palco quando ele ainda estava na escola, sua banda era a Featus, ondedesenvolveu o gosto pela poesia.

Depois de um breve período com a banda, formou a dupla Hammer & Sickle com Grant Davidson. "Hammer & Sickle" fizeram uma série de shows e gravaram duas faixas do disco " Buntingford Center of the Universe” com Justin Sullivan e Rob Heaton Robb do New Model, o qual saiu em março de 86. Apenas 500 cópias foram prensadas. Rev conheceu Justin Sullivan, quando ele se juntou a alguns amigos que seguiam o New Model Army. Desde então os dois se tornaram amigos íntimos.

Em 1986, Rev, Justin, a poeta Joolz e o baixista Brett Selby formaram o Red Sky Coven. Em uma de suas apresentações, Joolz contou que os quatro estavam numa noite chuvosa em Bradford, e decidiram ir a um pub. Lá viram um par de performances e ficaram convencidos de que poderiam executar algo melhor. Conversaram com o proprietário do pub, montaram um show, e uma semana depois estavam se apresentando.
Nesse período, Rev Hammer também trabalhou em sua carreira solo. Depois de um par de fitas demo, em 1991 ele lançou seu álbum de estreia “Sound Industrial and Magic”. O disco foi gravado em um estábulo em Essex com os Levellers como banda de apoio. É um de seus mais populares trabalhos até hoje.

O segundo álbum, "Bishop of Buffalo”, saiu em 1994. Foi produzido por Justin Sullivan e contou com algumas participações de outros artistas, como o próprio Justin e Dave Blomberg do New Model Army, Pasicznyk Stepan dos Ukrainians.

Dois anos mais tarde Rev lançado "The Green Fool Recordings , sendo o álbum mais calmo do Rev.

Em 1997, após quinze meses de estúdio, foi lançado o álbum conceitual 'Rev Hammer's Freeborn John: The Story of John Lilburne - The Leader of the Levellers'. O álbum tem participações de Justin Sullivan e Rob Heaton, The Levellers, Rory McLeod, Eddy Reader e a lenda folk Maddy Prior.

Em 27 de janeiro de 2004 lança “Spitting Feathers” pela Attack Attack.

O último trabalho que tenho conhecimento de Rev Hammer é “Down the Alley”. Caso alguém tenha alguma novidade, passe pra gente do Minerva Pop.

Abaixo um  vídeo com Rev Hammer  de Drunkard's Waltz



Anselmo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...