minervapop

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

THE ROCKY HORROR PICTURE SHOW - POP CULT MOVIE


Pegando um “gancho” dos “posts” sobre música pop, muito bem elaborados pelo meu parceiro de blog Sandro, gostaria de comentar sobre outro tipo de entretenimento pop, nesse caso os musicais.

Claro que, para o agrado de muitos que acompanham o cenário alternativo, inclusive o meu, esse tipo de espetáculo tem que apresentar algo peculiar, impactante. Talvez o fato desse musical, que estreou em Londres em 1973, ainda estivesse ainda em cartaz na Cidade de Berlin? Ou que mantivesse um público fanático e interativo ainda em suas apresentações? Estou falando de “The Rocky Horror Picture Show”.

RHPS é uma comédia musical de horror , com canções de Richard O’Brien e direção de Jim Sharmam, que apesar de estrear no Royal Court Theatre em 1973 na cidade de Londres, foi a versão do cinema de 14 de agosto de 1975 com Tim Curry e Susan Sarandon que “explodiu” mundialmente (claro que lançado com 5 anos de atraso no Brasil, passou desapercebido pelo grande público).

O Filme é a uma adaptação cinematográfica de 1975 do “stageplay musical britânico” The Rocky Horror Picture Show. Podemos classificar como uma paródia de ficção científica e filmes de terror B. O diretor Jim Sharman junto com o roteiro original de Richard O'Brien trouxeram um impacto colorido para a telona. É um primeiros filmes terem suas sessões a partir da meia-noite, e ainda o primeiro a contar com a interação da platéia, isso nos anos 70.


A sinópse é “simples , ingenua e inusitada” como todo filme de terror que se preze: Após o casamento , os noivos saem em “lua-de-mel”, mas infelizmente no meio do caminho tem um problema com o carro. Nesse momento o casal de noivos se vêem obrigados a pedir ajuda aos moradores de um estranho castelo, sem saber que lá moram seres do planeta Transexual da Galáxia Transilvânia, onde o anfitrião é um cientista louco, travesti e bissexual conhecido como Dr. Frank-N-Furter, que pretende criar um homem especial em seu laboratório para uso “pessoal”.

Na verdade, apesar do entusiasmo com o qual escrevo esse “post”, o filme nunca foi um sucesso de público, mas é sim um marco “Cult” do cinema mundial, o qual rendeu algumas sequelas.

Dentre elas o álbum-tributo “The Rocky Horror Punk Rock Show”, onde várias bandas punk interpretam as músicas que fizeram parte da trilha sonora do filme, como "Science Fiction/Double Feature" (Me First and the Gimme Gimmes), "Sweet Transvestite" (Apocalypse Hoboken), "Planet, Schmanet, Janet" (Tsunami Bomb), dentre outros.

Também vale comentar que foi filmado em 1981 o filme “Shock-Treatment”,  com direção de Jim Sharman, que de certa forma tentou ser uma continuação de RHPS, mas claro nem sequer teve a mesma repercusão e importancia.

Bom pessoal, abaixo deixo o “trailer” do filme, e a versão punk the "Sweet Transvistite" Pra quem nunca viu, divirta-se. Pra quem conhece, vale a pena relembrar.

 

Anselmo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...