minervapop

quarta-feira, 16 de junho de 2010

SOMETHING FOR EVERYBODY - Finalmente, o Novo DEVO!

Quando no início dos anos 80, antes mesmo de haver MTV no Brasil, eu me deparei com o vídeo da versão de “(I can´t get no) Satisfaction” do DEVO num desses programas de “video clips” dá época, eu pensei: “Mas que porra é essa?”

Esses caras com roupas amarelas e tocando com se estivessem ligados no 220 Volts, que é isso? Não tinha “nada a ver” com o conceito do “roqueiro convencional” dos anos 70. E não era pra ser igual mesmo, e nem poderia, uma vez que esse “single” havia sido tirado do álbum de estréia “Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!”(1979), com a produção de Brian Eno.

A banda é um grupo de rock formado original da cidade de Akron, Ohio (USA), o qual iniciou as atividades em 1974 com a liderança de Gerald Casale e Mark Mothersbaugh, então estudantes da Kent State University.

O estilo da banda teve vários “rótulos” desde punk rock, pós-punk , sendo os mais comum o new wave. O grupo tem como material base de criação elementos como a ficção científica “B”,  toques de humor surrealista, instrumentação minimalista e sintética. A influência da banda nas gerações futuras, tanto na questão musical, comportamental ou de estilo visual é um fato irrefutável (mesmo que você não goste muito deles).

O nome da banda teve origem no conceito da “de-volução”, onde seus integrantes acreditavam que a raça humana havia chegado a seu ápice, e estava "de-evoluindo", voltando a idade das cavernas, sua origem primitiva.

O fato é que, após 29 longos anos de espera (pois a última coisa razoável foi o “Oh, No! It's Devo” (1986), o Devo apresenta um novo trabalho para o mundo, o álbum Something for Everybody, lançado agora no mês de junho/10. Produção do competente Greg Kurstin, aquele mesmo do “Bird & The Bee” (o qual já comentamos aqui no Blog). O trabalho está bem legal, e não desapontará os antigos fãs. Álbum digno dos clássicos “Freedom of Choice” (1980) e “New Traditionalists” (1981).

O estilo e a irreverência que são a base do sucesso da banda continuam as mesmas, porém com mais recursos “high tech”, pois a utilização de softwares e programas ajudam o Devo a expandir ainda mais sua criatividade.

Abaixo deixo um vídeo da nova canção “Fresh”, e da clássica releitura de “Satisfaction”.

Anselmo




2 comentários:

  1. Ótima, Anselmo!
    Tinha lido a notícia de passagem e não cheguei a ouvir nada. Apesar de não ser um grande fã da banda, realmente gostei bastante deste som novo.

    Os tiozinhos mostrando uma pegada interessante...

    Abs

    Sandro

    ResponderExcluir
  2. Devo - Grande influencia musical!!!

    Estarei ouvindo a novidade nos proximos dias

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...