minervapop

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

MÚSICAS TRISTES SÃO SEMPRE MELHORES...

"Eu ouço música pop porque sou triste ou sou triste porque ouço música pop?"

Não sei se exatamente com estas palavras, mas certamente com o mesmo sentido vocês já devem ter ouvido / visto / lido esta célebre citação de Rob Fleming, o personagem principal do livro Alta Fidelidade (post aqui) escrito pelo ótimo Nick Hornby.

Com uma rápida passada no blog dá para perceber que meu gosto musical é absurdamente amplo. Não me prendo a estilos (escrevi sobre isso aqui) e sim se a música é boa ou não. Porém existem determinadas músicas que de cara ganham pontos comigo. Se o vocal for feminino (post aqui), por exemplo, temos meio caminho andado.

Outra característica que me interessa muito são músicas tristes. São minhas favoritas. De preferência com letras tristes, mas aceito também melodias carregadas de melancolia, mesmo se a letra não for tão marcante. Agora, quando encontro letra e melodia em prol da consternação, da amargura, aí me apaixono pelo som.

Só que é muito importante atentar para o fato de que a linha que separa a sensibilidade aguçada para temas infelizes e uma apelação piegas não é tão grande. A diferença primordial está no talento e na capacidade do compositor, que para mim quanto mais atormentado melhor. É este tipo de artista que consegue escrever uma música que te faz pensar sobre você mesmo. Saber que existem pessoas com as mesmas angústias que as suas chega a ser confortador. Ter uma trilha sonora para embalar seus momentos de reflexão também é muito bom. O lado negativo é que estas composições muitas vezes acabam passando este estado de espírito para você, o que pode ser perigoso dependendo da situação. Por isso recomendo sempre sessões moderadas e intercaladas.

E como ilustrar este post? Pensei em fazer minha lista pessoal de músicas tristes favoritas, mas são tantas que sem uma preparação prévia (decidi escrever sobre isso hoje) eu cometeria alguma injustiça grave. Então, eu vou deixar por aqui alguns exemplos e com isso felizmente (que ironia...) eu posso voltar mais vezes ao assunto e ir encaixando outras músicas marcantes para mim num futuro.

As duas primeiras que eu vou recomendar não terão o áudio neste post, pois ambas já apareceram no Minerva Pop antes.
Vamos lá, abaixe a luz e ponha seu fone:

  • "Hallelujah" de Leonard Cohen (leia o post e ouça aqui)
  • "Hurt" na voz do Johnny Cash (leia o post e ouça aqui).
  • "I Know It's Over" dos Smiths. Esta talvez seja a número 1. Quando o Morrissey canta "I know it's over / And it never really began / But in my heart it was so real" é de arrebentar..


The Smiths - I Know It's Over
Found at skreemr.org


  • "No Surprises" do Radiohead. Se vamos falar de alguem atormentado, não dá para esquecer do Thom York. Essa beira o suspiro final...


Radiohead - No Surprises
Found at skreemr.org


  • "The Drugs Don't Work" com o The Verve. Segundo a revista Uncut, a música mais triste de todos os tempos. Um estudo científico indicou que dentre uma série de outras canções, este é to som que mais traz a sensação de tristeza para as pessoas. Duvida? "All this talk of getting old / It's getting me down my love / Like a cat in a bag, waiting to drown / This time I'm comin' down"

5 comentários:

  1. É meu camarada, compartilho da sua opinião e é por isso que temos vários sons que gostamos em comum, a melancolia das melodias também me encantam, parece que nos envolve, quando você comentou "Hurt" e colocou o Nine Inch Nails foi demais, realmente dói na alma. A minha mulher fica louca quando escuto Portishead, ela diz que é musica de velório o problema é que ela não consegue entender a essência da coisa.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. A melancolia é muito crativa. Enche a cabeça de lixo e de boas ideias. O difícil é separar uma coisa e outra.

    ResponderExcluir
  3. Fala Rogério, meu brother! Saudades!
    Grande sugestão esta citação do Portishead. Tá demorando para eu escrever alguma coisa sobre a banda por aqui. Vou aproveitar o clima e emndar ainda um post por estes dias.

    Bípede, acho que quanto melhor a música, mais devemos ter cuidado com a influência dela sobre nós...

    Abtalos

    Sandro

    ResponderExcluir
  4. Pra mim o rei é Peter Murphy (Bauhaus)....toca Hollow Hills...com a Luz apagada...e noite chuvosa....

    Anselmo

    ResponderExcluir
  5. No surprises do radiohead é na minha opinião uma das mais melancólicas e mais lindas ao mesmo tempo! A linha tênue!
    O clipe da redoma de água e o genial Thom York simplesmente materializam essa beleza.

    "I'll take a quiet life / A handshake of carbon monoxide"

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...