minervapop

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

INÍCIO DE ANO SUAVE - POLLY SCATTERGOOD


Decidi iniciar o ano com um post suave. Por isso escolhi o frescor de uma inglesinha de 22 anos chamada Polly Scattergood. Cheguei a citá-la num post sobre a Dusty Springfield (aqui) escrito em agosto, mas o tempo passou e eu ainda não tinha escrito nada sobre esta talentosa cantora e compositora.

Ouvi falar dela nesta mesma época de 2009, quando ainda não havia lançado nenhum disco, mas a música "Nitrogen Pink" (vídeo abaixo) já circulava pela internet. Fui atrás e fiquei muito bem impressionado com o som da garota. Foi minha primeira descoberta do ano passado e valeu a pena.

Meses depois (março ou abril) quando veio o primeiro disco oficial, que leva o mesmo nome da cantora, pude confirmar meu sentimento inicial. O disco é ótimo.

O som de Polly Scattergood não é de fácil definição. Ao mesmo tempo que traz uma pegada pop, há uma melancolia e angustia nas músicas que difere seu trabalho de outras cantoras mais conhecidas. Sem usar clichês ou jargões de críticos e simplificando a coisa eu chamaria apenas de música bonita. Piano, violino, violão e guitarra na medida certa. Aquele som que dá prazer de escutar, desde que você tenha uma mente aberta e não esteja preso a nenhum estilo musical.

Altamente recomendado para quem gosta de Bjork, Cat Power, Tori Amos, PJ Harvey ou Kate Bush, apesar de sua música não ter uma referência explícita a nenhumas destas excelentes cantoras, trazendo sim, elementos isolados.

Resta saber como será seu segundo disco. Ela pode escolher acentuar um pouco mais esta veia pop, atingindo um público mais amplo e até "estourar" ou pode manter o mesmo clima mostrado neste disco de estréia e cultivar fiéis seguidores a exemplo das cantoras citadas acima.

É isso, inicie 2010 descobrindo Polly Scattergood.


Sandro





5 comentários:

  1. Nao a conheço. Fiquei a conhecer por voces :P
    Bjks e ja agora bom ano de 2010 ;)

    ResponderExcluir
  2. Tem uma voz peculiar....diria; "Poltergeist"!! É uma "singer/songwriter" ousada! Ela é jovem, será polida por uma grande gravadora, pois se encaixa no perfil que elas procuram na europa!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Gema, ótimo ano para você também!

    Marco, ela pertence a Mute, que já é uma subsidiária da EMI, mas é conhecida por ser uma gravadora que mesmo tendo a estrutura de uma major por trás, mantèm artistas que não abrem mão da independência atistítica. Estou falando de gente do porte do Moby, Nick Cave e Depeche Mode. Portanto, acho que a pressão não será tão grande, vai depender mais dela mesmo...
    Araços


    Sandro

    ResponderExcluir
  4. A garota promete....tem estilo e carisma!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  5. Para quem quiser ouvir, Polly já está disponibilizada no blog, viu Sandro?
    Um abraço do SobMedida para os amigos do Minerva Pop.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...