minervapop

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

THE WALKING DEAD - Novo Lost na TV?


Quem acompanha este blog sabe que o viciado e especialista em quadrinhos daqui é meu parceiro Anselmo. Eu particularmente já gostei muito, li quase todos os clássicos, mas estou desatualizado faz bastante tempo. Nem me aventuro em escrever post sobre o assunto, que realmente não domino. Por esta razão eu nunca tinha ouvido falar da série de quadrinhos intitulada "The Walking Dead", criada por Robert Kirkman em 2003, cuja história certamente você ainda vai ouvir falar.

O motivo desta minha descoberta foi a TV. Especificamente através de chamadas do canal Fox para uma nova série que estrearia em novembro. O fato que despertou minha atenção de cara foi a informação de que a produção, o roteiro e a direção estariam a cargo de Frank Darabont. Já escrevi aqui no blog (leia o post) que sou grande admirador deste diretor, que adaptou para o cinema três obras de Stephen King (post aqui) de forma brilhante. "Um Sonho de Liberdade" (de 1994), "Á Espera de um milagre" (de 1999) e "O Nevoeiro" (de 2007) são filmes excelentes e estão na minha lista de preferidos.

Fiquei esperando. Até que terça-feira, as 22 horas a série estreou aqui no Brasil. E confesso que todas minhas expectativas foram superadas, de longe. Achei o primeiro episódio fantástico. O que inevitavelmente me fez lembrar de quando assisti a estréia de "Lost" (posts aqui) na AXN muitos anos atrás. Me bateu aquela sensação de que ficarei viciado e que estou prestes a acompanhar o nascimento de uma nova febre na TV mundial. Posso até estar exagerando (devo estar), mas creio que este seriado tem tudo para pegar.

Mas afinal, sobre o que fala a série? Bem, a príncipio trata-se de uma história de terror, onde zumbis são o tema principal da trama. Digo que a principio porque nas palavras do próprio Darabont, parece que a coisa é bem mais que isso: "Os zumbis são a cereja do bolo. O prato principal são os personagens, nos quais apostamos muito. É o que mais gosto na criação do Kirkman e o que estamos fazendo na televisão". Já Robert Kirkman, que também participa como produtor disse: "Meu principal objetivo é mostrar como pessoas más podem se tornar boas e como pessoas boas podem se tornar más". E Laure Holden, uma das atrizes, completa: "É uma verdadeira exploração psicológia e uma luta humana". Ao que parece a idéia é desenvolver ao máximo as relações entre os personagens, que terão como missão principal a manutenção de suas próprias vidas num mundo novo, perigoso e hostil a vida.

Mas o que eu vi ontem que me impressionou tanto? Vou mandar um resumo deste episódio para ver se vocês se interessam. Rolou o seguinte. O policial Rick Grimes é baleado e internado em estado de coma num hospital. Algum tempo depois ele acorda e percebe que o local está completamente abandonado. Mais do que isso ele vê corpos pelo corredor do hospital e se depara com uma porta trancada e com o aviso "Não abra, mortos dentro", porém ele percebe que há uma "coisa" querendo sair desta sala. Do lado de fora, Rick encontra filas de cadáveres e sinais do que aparenta ser um acampamento do exército, também vazio. Mesmo debilitado ele segue rumo a sua casa para procurar por sua mulher e filho, mas o lugar também está vazio. Ainda sem saber o que está acontecendo, o policial encontra dois humanos "normais" (um pai e seu filho) que o acolhem numa casa invadida por eles. Lá ele recebe a explicação de que uma espécie de epidemia com dimensões apocalípticas tomou conta da cidade e que o resultado disso era a transformação das pessoas em zumbis, que ficam vagando pelas ruas a procura de carne e sangue humano para se alimentar. Uma vez mordida ou arranhada a pessoa é acometida de uma febre muito alta que a leva a morte (desde que não tenha sido devorada antes). Algum tempo depois esta mesma pessoa torna-se um zumbi e passa a vagar junto com os demais. Um fato interessante é que estes seres não são dotados de força extra e nem de poderes de monstros. Andam vagarosamente e desde que a pessoa esteja atenta não é muito difícil acabar com um deles (o único jeito é um golpe ou tiro na cabeça). O problema é que o barulho atrai outros zumbis e o perigo está justamente na dificuldade em se safar de uma multidão destes mortos-vivos. Acreditando que sua famíla está viva e em Atlanta (era a orientação inicial das autoridades) ele decide seguir em busca deles. Em paralelo descobrimos que sua mulher e filho estão vivos sim, mas fora de Atlanta, vivendo numa espécie de acampamento. Quando Rick chega na cidade, ficamos sabendo a razão. Atlanta também está devastada e aparentemente abandonada, mas há zumbis por toda a parte. O episódio termina com ele sendo perseguido por uma porção deles (lembra, que este é o perigo?) e se refugiando num tanque de guerra abandonado no meio de uma avenida qualquer. Dentro deste tanque, cercado de mortos-vivos e sem perspectiva, ele ouve uma voz no rádio: "Ei panaca! Está confortável aí dentro do tanque?" Fim.

Mais alguns dados importantes sobre "The Walking Dead".
1) Nos EUA a série esta sendo transmitida pelo canal a cabo AMC. A estréia que ocoreu no dia 31 de outubro foi assistida por mais de 5,3 milhões de pessoas, recorde de audiência na história do canal e recorde de audiência nas tvs por assinatura nos EUA em 2010. A Fox é a responsável por transmitir a série para o resto do mundo e o fez apenas dois dias depois num evento mundial.
2) A versão transmitida pela Fox Brasil estava dublada, porém a versão com o áudio original e legendada também esta disponível. Basta adaptar seu controle remoto para esta opção.
3) A Fox cometeu o grave erro de editar este primeiro episódio. A exibição nos EUA levou ao todo 1 hora e 30 minutos, sendo 60 minutos de série para valer. Para caber em sua grade de 1 hora, a Fox cortou pedaços e reduziu o tempo da série para 50 minutos. Foram 10 minutos retirados de cenas diversas, que podem não ter feito falta para o entendimento da história, mas que maculam o resultado final sem dúvida nenhuma. Espero que este deslize tenha ocorrido apenas desta vez.
4) Os horários de "The Walking Dead" no Brasil são: Terças e sábados ás 22 horas.
5) A primeira temporada já está completamente filmada e terá somente 6 episódios. Antes mesmo da estréia e repercussão, o canal de TV já havia autorizado a produção da segunda temporada que inicialmente prevê 12 episódios. Este inclusive deverá ser o número para as próximas que virão (tenho convicção que serão muitas).
6) Vou pensar na possbilidade de disponibilizar estes espisódios para serem assistidos aqui no blog. Só preciso pensar em um jeito fácil para mim e para vocês. Vamos ver se consigo.

Por fim, volto a dizer que fiquei muito bem impressionado com o que assisti e que confio demais no talento do Frank Darabont. Por esta razão entendo que este trabalho tem tudo para dar certo. Sei que a comparação com Lost é prematura e até mesmo leviana, mas acredito mesmo que há chance desta história cair no gosto da galera e virar cult. Aguardemos.

PS: Esqueci de citar que este argumento e início lembram demais um filme do Danny Boyle chamado Extermínio (leia post aqui) que eu adoro e recomendo sempre. Talvez isso explique também a empatia tão grande.

Palavra final: INQUIETANTE.


Sandro




6 comentários:

  1. Ten por seguro que no es otro lost si no Resident Evil en serie, saludos

    ResponderExcluir
  2. Vou conferir...conhecia alguma coisa das HQ, mas não vou deixar de ver o seriado!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Sandro, fiquei com medo.Este primeiro foi bem legal, mas vamos esperar os próximos para ver o caminho da serie.Se vai como vc disse ir para um lado mais psicologico ou se será terror puro.
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  4. "Céeeeerebros!"
    Adoro os zumbis, hehehehe!

    ResponderExcluir
  5. Amigos,
    Como escrevi no post acredito que a grife do Frank Darabont não vai deixar a série se resumir apenas a uma história sobre zumbis. Espero mais que isso.

    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir
  6. Inclusive a edição 31 desse mês da revista MUNDO DOS SUPER-HERÓIS, da editora Europa, como matéria de capa, traz um dossiê sobre a série e as HQs:

    http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=928

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...