Após assistir ao filme “Funny Games” no final do anos 90, acho que fiquei uns 10 minutos “congelado” na frente da TV refletindo sobre “que porra o diretor queria dizer com aquilo”. O pior é que comprei o filme pelo “pay per view” num quarto de Hotel na Alemanha e nem dava pra voltar para algum ponto específico do filme para tentar entende-lo melhor. (Tem a versão americana, mas não tem o mesmo impacto).
A primeira coisa que fiz foi descobrir quem era o diretor, me deparei com Michael Haneke. Criado na Austria, nasceu em Munique em 1942. Aqui no Brasil seu sucesso mais comercial é “A Pianista” (2001).
Em 2005 lança “Caché”, com Juliette Binoche no elenco, filme sobre suspense psicológico onde o espectador se torna cumplíce direto do tormento de uma família que está sendo ameaçada por um invasor misterioso.
Para minha grata surpresa, está em cartaz no HSBC Belas Artes 2 o novo filme de Haneke chamado “A Fita Branca (Das Weisse Band)” , ganhador da Palma de Ouro de Melhor Filme na 62a. edição do Festival de Cannes (24 de maio de 2009).
O filme se passa num vilarejo ao norte da Alemanha, ás vesperas da primeira guerra mundial, lugar onde todos se conhecem e tem uma vida aparentement tranquila e regrada, que começa a ser ameaçada por uma série de maldades de autoria anônima que vai crescendo durante o filme.
Concebido em Preto&Branco e tendo o “Professor” narrando os acontecimentos , alguns críticos entendem que esse filme é uma interpretação do diretor sobre a origem do nazismo.
Como todo filme de Michael Haneke, não espere uma história fácil. Eu particularmente acredito que o foco não será “quem” faz as maldades, mas sim “quais” são os fatores que simplesmente as inibem dentro de uma ambiente social comum.
Outros filmes de Haneke : O Sétimo Continente (Der Siebente Kontinent 1988), O Vídeo de Benny (Benny’s Video, 1992), 71 Fragmente einer Chronologie des Zufalls (1994), Código Desconhecido (Code Inconnu: Récit Incomplete de Divers Voyages, 2000), Le Temps du Loup (2003).
Deixo abaixo os trailers de "Violencia Gratuíta"(1997) e "A Fita Branca" (2009).
Anselmo
Anselmo
ResponderExcluirNao vi nenhum dos filmes que propoes, embora tenha lido algumas obras de P. Handeke.
O primeiro filme parece ser cruel, como alias e´ a vida. O segundo trailer que colocastepromete um filme de grande agudeza emocional e parece ter todos os predicados para ser um excelente filme (aliado a Palma que recebeu).
Obrigada pela excelente proposta cinematografica.
Abraços com sabor a atlantico este,
Sos.Leitores.Murca
Olá Murça...apesar da violencia, acredito que tu vai gostar muito da trilha sonora!
ResponderExcluirAnselmo