
Para mim, uma obra em especial são as “Seis Suítes Para Violoncelo Solo” de Johann Sebastian Bach. Alemão (1685 – 1750), grande compositor e organista, figura referencia da “Era Barroca” da música clássica.
Dessas suítes, a minha preferida é a Nr.1(Prelude), muito popular e sempre utilizada em publicidade, eventos, e recentemente em comerciais de TV (talvez por isso, esteja sempre presente em minha vida).
Porém para executar essas obras com “maestria” temos que contar com o talento de grandes artistas, e nesse caso gostaria de citar o maior violoncelista do século 20: Mstislav Leopoldovitch Rostropovich (27 de março de 1927 - 27 de abril de 2007).
De origem russa, quando jovem mudou-se com a família para Moscou com intuito de estudar no conservatório da capital onde estreou várias obras, e por seu talento e trabalho chegou a docente da instituição.
Sempre foi um defensor da liberdade artística , da liberdade de expressão e da democracia, o que resultou em censura pelo partido comunista soviético. Por isso, fugiu da então URSS em 1974 e em 1978 teria sua cidadania soviética revogada, chegando até a se naturalizar americano posteriormente. Somente no período do governo de Mikhail Gorbachov conseguiu retornar a seu país.
Um fato que demonstra bem o seu estilo, foi quando em 1989, dias após a queda do Muro de Berlim, Rostropovich pegou seu violoncelo , viajou até Berlim, e fez um concerto de improviso, não anunciado, ao lado dos escombros do muro.
Segue abaixo um momento único, com Rostropovich executando a Suíte Nr.1 (Prelude) para violoncelo, de Bach.
Anselmo
Hellow pessoal do Minerva, que capricho nas postagens hã!!
ResponderExcluirIsso é o que se chama por aí de cosmopolitismo cultural, um dia tem AC/DC, outro dia o New Model Army, hoje tem o Rostro... Que ótimo, estou adorando isso.
Tenho um amigo meu que adora parafrasear Nietzsche, dizendo "A vida sem Bach seria um erro". Uma pergunta para vc, Anselmo: Tu não acha que Bach foi o maior gênio da Música?
De minha parte, penso que só o gigantismo de seu legado musical já é uma evidência de genialidade (acredito que, após baixar a integral das Cantatas, vou ter arquivado quase 12 gigas de músicas de Bach - é muita coisa!)
É isso, abrasssssssssssssssssssssss!!
Penso que Nietzche disse que a vida sem música seria um erro ... claro que como a música sem Bach também estaria errada a coisa será provavelmente equivalente :-) Quanto a estas suites são música no estado puro ... Por acaso adoro Rostropovich embora não neste tipo de reportório. Para este recomendo Pablo Casals o responsável por estas obras terem voltado a fazer parte do reportório de Violoncelo. Isto dito excelente post !
ResponderExcluirOiçam Casals aqui: http://www.youtube.com/watch?v=VhcjeZ3o5us
É vero, Nietz... disse essa frase mesmo, meu amigo adaptou-a um pouquinho - mas dá na mesma.
ResponderExcluirEntre intérpretes e intérpretes, tem um que gosto também, além do Casals, do Yo-Yo Ma, do Rostrop. Tu conheçe o Sigiswald Kujiken e o seu violoncelo de ombro? Veja então no youtube, é bem interessante a sua interpretaçào na Viola de Spalla.
Abrassssss
Aeh pessoal....muito obtigado pela participação!!!! É isso que nós do minervapop queremos: troca de idéias!!!!
ResponderExcluirAnselmo