Hoje gostaria de comentar sobre um movimento de vanguarda que é uma fonte riquíssima de cultura até os dias de hoje, o expressionismo.
Surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, era formado por artistas e intelectuais que estavam mais focados na interiozação da criação artística do que na exteriorização, e dessa forma projetavam em suas obras uma reflexão mais subjetiva.
O expressionismo teve várias vertentes, e apesar de minha preferência ser o “expressionismo alemão”, que era organizado em dois grupos “Die Brücke” e “Der Blaue Reiter”, alcançou artistas de outros países da Europa (Itália, França) e também Estados Unidos.
O expressionismo foi usado na arte, cinema, música, dança, teatro, fotografia e poesia. E é nesse último que gostaria de deixar uma dica bem legal, o livro de Claudia Cavalcanti chamado “Poesia Expressionista Alemã” (uma antologia), da editora Estação Liberdade.
O livro tem uma introdução ao movimento naquele país, que sintetiza a “oposição á burguesia” pela juventude da época, além de sua disseminação nas artes naquele país.
Cada autor tem um capítulo específico com a compilação de suas poesias precedidas por um resumo biográfico. Os textos são em alemão e português, sendo muito interessante também para os estudantes do idioma.
A obra é uma compilação de textos de Ernst Stadler, Franz Werfel, Iwan Goll, Johannes R. Becher, Georg Trakl (o qual chamou a atenção de Wittgenstein), dentre outros.
Abaixo deixo uma pequena amostra, com a poesia de Else Schüler:
Fim Do Mundo
"Há um choro no mundo,
Como se o bom Deus Chegasse ao final,
E a nuvem plúmbea cai ao fundo,
Em peso sepulcral.
Vem, escondamo-nos juntos em plenitude...
A vida está no coração de todos
Como em ataúdes.
Tu! Profundamente nos beijemos –
No mundo palpita uma saudade,
Da qual morreremos".
É Claro que esse é somente uma "pequena" referência nesse assunto vasto e rico. Quem puder mandar comentários, agradecemos desde já.
Com certeza vamos "postar" sobre outras vertentes, principalmente música e cinema.
Anselmo
Problemas, técnicos e só pude aparecer pro aqui agora...
ResponderExcluirBoa dica Anselmo, aliás me deu a idéia de escrever alguma coisa sobre poesia, assunto que não sou um expert, mas curto.
Esta dica ficaria legal lá no Minimo Ajuste. Se puder, escolha um outro poema e joga lá...
Abraços
Sandro
Estas questões são sempre interessantes
ResponderExcluirpara os estudiosos,
e para os poetas,
bem entendido...