minervapop

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CAIM - CONTROVERSO E HILÁRIO


Acabei de ler o novo livro de Jose Saramago, Caim, lançado no Brasil pela Companhia Das Letras.

A história gira em torno de críticas á figura de “deus”, que no conceito do autor “o homem criou a sua própria imagem e semelhança”, sendo esse um personagem cruel, desumano, egoísta e orgulhoso.

O personagem Caim é a voz do questionamento, não aceitando cegamente aos mandos do criador. Atua de forma desafiadora e hilária nas vidas de Abraão, Isaac, Josué, Noé, os quais encontra numa viagem no tempo. Em resumo, Saramago consegue conduzir Caim em um texto, apesar de controverso, extremamente engraçado e duramente crítico não ao criador, mas sim a criatura, no caso a humanidade.

Muitos estão indignados com a mensagem do livro, eu particularmente me sinto mais incomodado com suas declarações críticas referentes a blogs, onde diz que “com o crescimento desse tipo de espaço na internet está se escrevendo mais, embora pior", ou sua amizade com Caetano Veloso. Mas como ele mesmo afirma “não escrevo para agradar ou desagradar, eu escrevo para desassossegar”.

O livro termina de forma abrupta, como se não houvesse nada mais para contar. Talvez seja porque Saramago já esteja focado em seu novo romance sobre a indústria de armas, onde a vida também não tem nenhuma importância.

Eu gostei e recomendo, pois é apenas um livro, e deve ser tratado como tal.

Anselmo




14 comentários:

  1. É bom ler o comentário de alguém "mais chegado" sobre o livro. Eu sempre fui admirador do Saramago, mas de uns anos pra cá parece que voltou à adolescência, onde o que vale é ser do contra, falar frase de efeito e bombástica.
    No momento eu não estou muito interessado em ler. E não é "pré conceito", é que eu sei que vou ler e não vou gostar. Tipo, acho que se é pra ironizar, que faça de maneira escrachada, pra todos entenderem que é piada.
    Bom, é a minha opinião. Alguém discorda de mim? Ótimo, temos assunto pra boas e longas discussões.... hehehe
    Abraço a todos!
    Dio

    ResponderExcluir
  2. Olá Dio,

    realmente quando se trata de Deus, as polemicas sempre vão surgir. Porém entendo que , por ser Saramago ateu, a crítica é toda para os homens que escreveram a bíblia....

    Eu achei divertido....pois independente de crença...é só um bom livro.

    Abraço,

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Sim, com certeza Anselmo. Como disse, sou admirador dele, já li vários livros, e não duvido nem um pouc sobre a qualidade do livro. A questão é a polêmica.
    Eu não sou nenhum rato e igreja, mas tenho a minha crença em Deus. Mas também não me importo com opiniões diversas (como tudo, até prefiro, pois esse é o combustível de qualquer assunto).
    Tá aí, agora tá começando a bater a vontade de ler, pra ter um argumento mais embasado. Lembro que desde a adolescência vivia descendo a lenha no Paulo Coelho, mas sem nunca ter lido nenhum livro dele. Queque eu fiz? Fui numa bibioteca e peguei uns 10 livros dele e li. Depois sim, eu podia dizer "O Paulo Coelho é uma bosta", mas com embasamento. E o que isso me rendeu? Horas a fio (até hoje) de conversa sobre o assunto. E é isso que é o melhor de tudo....

    Abraço e continue enchendo o Minerva de bom conteúdo, como sempre!
    Dio

    ResponderExcluir
  4. Putz cara...eu li o Paulo Coelho....quase todas suas obras....e cheguei a mesma conclusão que voce...um mané....mas que vende....

    Caim, eu achei muito divertido....só isso...rí pra caramba...que deus me perdoe..hehehehe

    Anselmo

    ResponderExcluir
  5. Comprei o livro no começo desta semana e ainda não comecei a ler. Particularmente eu adoro Saramago (mesmos os mais recentes) e o desculpo por as vezes querem ser maior que sua obra. Pelo talento, o velhote pode se dar o luxo de ser um pouco mala.....

    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir
  6. paulopimenta@gmail.com6 de novembro de 2009 09:05

    Já agora ver o blog www.paulopimenta.blogspot.com , tambem na semana passada acabei de ler o Caim e acheio mesmo Grande o livro bem haja José Saramago

    ResponderExcluir
  7. Confesso, que nunca tive vontade em ler Saramago, mas este livro interessa-me, pelo tema que envolve. Vamos ver se depois eu gosto ou não ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. ola Anselmo
    Aqui em Portugal a critica tem sido feroz! N´´os dedicamos dois posts do nosso blog ao ultimo livro de Saramago. Se estivesres interessado em saber o que se passou em Portugal, v^^e nos dias 17 e 19 de Outbro! N´´os fomos v^^e-lo e abraça-lo...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Goste-se ou não do livro, é sempre bom ver as religiões na berlinda. Assim, sepultamos aquele tabu que impõe a liberdade religiosa contra qualquer debate crítico.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Gema, pode ler que é diversão certa!

    SOS Murça, visitei seu Blog e deixei minhas observações sobre os posts do Saramago...muitos bons por sinal.

    Bruno,
    isso é legal, discutir , mesmo que um assunto tão delicado como a religião!

    Abraço,

    Anselmo

    ResponderExcluir
  11. Incrível como um ateu convicto como Saramago conhece mais a Bíblia que muitos cristãos. Por isso tenho sérias dúvidas se ele é realmente é ateu. Acredito que isto seja utilizado como golpe de marketing para alavancar as vendas de suas publicações. Em teoria um Nobel de literatura não precisa destes artifícios. Falar contra qualquer coisa, inclusive de Deus, qualquer Mainardi da vida consegue. Agora falar bem, inclusive de Deus, é para poucos.

    Evangelista


    Evangelista

    ResponderExcluir
  12. Caro Joel Evangelista,

    gostei demais de sua participação!!!! Acho muito importante seu ponto, pois para acreditar também é necessário muita coragem!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  13. professor Bruno, grato também por sua participação...como p senhor mesmo disse é importante debater todo tipo de verdade absoluta!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  14. Ola Anselmo

    Chamo a tua atençao pelo excelente comentario que a Pat dos leitores sos, fez no post intitulado "O Muro do Fundamentalismo - Crónica Feminina por Inês Pedrosa" do dia 7 de Novembro (ontem). Nesse post ela clama a atençao dos desatentos para a intervençao de Saramago neste novo livro e deixa-nos uma cronica magnifica de Ines Pedrosa que deve ser lida.

    Um abraço
    Leitores sos murça

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...