minervapop

sábado, 7 de novembro de 2009

GIRL POWER - GAROTAS ROCK´N´ROLL

Como todo garoto brasileiro do início dos anos 80, eu estava ficando cada vez mais deslumbrado com os programas de “vídeo clip” do final de tarde. Era um “barato”, pois sempre um colega ligava pro outro pra avisar quando estava passando algum “vídeo” legal na TV. Caso a gente ligasse a TV e viesse “AC/DC”, “Iron Maiden”, “Judas Priest”, “Black Sabbath”, Led Zeppelin” na tela, não “tinha erro”, os telefones começavam a tocar (aquela época era todo mundo “metal” !)

Certa vez, como sempre de forma inesperada, acho que era por volta de 1984 ou 1985, apareceu um vídeo com uma garota morena, magra, vestida com “jeans”, “jaqueta de couro” e gritando: "I don't give a damn 'bout my reputation"! Era a Joan Jett & the Blackhearts.

A partir daí comecei a me interessar mais por vocalistas femininas, pois acho que elas procuram “se superar” pra mostrar que não devem nada para os garotos.

Eu particularmente acho que a Joan Jett é uma excelente “interprete”, ela tem um estilo peculiar que transforma as músicas. Por exemplo, suas versões de “Do you Wanna Touch” (Gary Glitter), I Love Rock´n´Roll”(The Arrows), “A.C./D.C.”(The Sweet), “Wild One”(Johnny O'Keefe) , superam as originais ( na minha humilde opinião).

Esta para sair um filme que conta a história das “Runaways” (sua banda original) quem fará o papel da Joan Jett será a atriz Kristen Stewart, aquela garotinha do filme Crepúsculo. Joan Jett é a produtora executiva, vamos aguardar.

Na seqüência dessa fase particular da descoberta do talento feminino para o Rock´n´Roll me deparei com a banda inglesa da vocalista e guitarrista Kelly Johnson, a Girlschool, ou as famosas garotas apadrinhadas pelo Motorhead.

Foram dois álbuns que “fizeram minha cabeça” na época, “Demolition” (1980) e o meu preferido “Hit and Run” (1981) com “hits” como “Watch Your Step”, “Hit and Run”, “Kick it Down”. Os posteriores “Screaming Blue Murder” (1982) e “Play Dirt” (1983), não acompanham a mesma pegada.

Em 2000 Kelly descobre que está com câncer e se retira do grupo para fazer o tratamento. Falece em 2007.

Em 2008 as Girlschool lançam o álbum “Legacy”, é bem interessante, mas pra mim é como um “remake” de um filme muito bom.

Outra que não pode faltar nessa nostálgica lembrança é Wendy O. Williams dos Plasmatics. A garota era "foda", tinha atitude, batia de frente com muito "marmanjo" e até tentava dar uma de atriz em "filmes B" como "Reform School Girls" de 1986.

Seu melhor disco com os Plasmatics foi "Coup d'Etat"(1982), que tinha hits como "Put Your Love In Me" e "The Damned" (este último foi regravado bela banda de metal alemã Destruction

Infelizmente, Wendy Williams cometeu suicídio aos 48 anos em 1998. No wikipedia tem o texto do seu bilhete de despedida.

Pode parecer nostálgico demais, coisa de "tiozão", mas quando escuto as "roqueiras" de hoje, devo confessar que fico preocupado. Mas, cada geração tem suas preferências.

Em homenagem as minhas “roqueiras” preferidas, deixo um vídeo de cada.

Anselmo








Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...