minervapop

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

LET THERE BE ROCK - O Mais Importante do AC/DC

Por estar prestes a assistir ao show da minha banda de Rock preferida, no estádio do Morumbi em São Paulo, o "post" de hoje é sobre o mais importante álbum da discografia dos irmãos Young, “Let There Be Rock” (1977).

Pra quem gosta de AC/DC a primeira reação a essa afirmação é de achar que estou “maluco” ou “equivocado”, porque todo mundo sabe que o “Back in Black” (1980) é que teve maior vendagem e firmou a banda no mercado americano e mundial. Até o “Highway to Hell” (1979) é mais lembrado nesse aspecto. Por isso gostaria de explicar porque tenho essa opinião.

Os discos do início da carreira do AC/DC são muito bons, sem dúvida. Canções como “It´s a Long Way To The Top”, “T.N.T.”, “The Jack”, “Problem Child”, “Dirty Deeds Done Dirty Cheap”, “Live Wire”, “Rocker”, estão todas nos primeiros álbuns. Porém acho que os integrantes da banda e os produtores, ainda tinham uma postura musical muito regional, não havia a “pegada” que consagrou o AC/DC como os mestres do “High Voltage”. E isso veio a se concretizar na sonoridade do “Let There Be Rock”, lançado em 1977.

Na verdade existem duas versões do álbum, a “Australiana” lançada pela Albert Productions, e versão “Internacional” modificada e lançada pela Atlantic Records em Junho 1977. Na primeira temos a musica “Crabsody In Blue”, e na segunda essa faixa foi substituída por “Problem Child” (originalmente lançada no álbum “Dirty Deeds...” em 1976).

Outra questão interessante é que esse é o último álbum com o melhor “original line-up” da banda, o qual tinha Mark Evans no baixo. Evans saiu do AC/DC devido a diferenças com Angus, porém devemos ressaltar que ele teve participação na gravação dos grandes clássicos do AC/DC. Continuou sua carreira em bandas de menor expressão e sempre é convidado a participar do “Bom Scott Day” na Australia.

O "upgrade" em energia, agressividade, garra e sonoridade que esse álbum tem em relação aos anteriores é muito forte, basta ouvir para perceber. Acredito que esse foi o fator principal do disco ter conseguido atrair a atenção de “Rockers” e “Punks” sem distinção, em pleno ano de 1977.

A versão internacional traz o “logotipo” oficial da banda pela primeira vez na capa.

Abaixo seguem alguns vídeos com músicas do disco. (Por favor, não deixem de assistir a versão de “Go Down” com Brian Johnson nos vocais, sensacional!)

Anselmo








Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...