minervapop

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

GENESIS - ROBERT CRUMB

Acabei de ler "Genesis", o último trabalho de Robert Crumb que levou quatro anos para ser finalizado, o qual é uma adaptação para os quadrinhos do primeiro livro da Bíblia.

Devido a suas obras consagradas como o início na “Zap Comix”, “Mr. Natural”, “Fritz the Cat”, muitos críticos tiveram certa “decepção”, pois esperavam algo mais ácido e provocativo em “Genesis”, mas não é isso que a obra transmite

Porém, no meu ponto de vista, considerando a proposta do trabalho que era “ilustrar um dos livros mais antigos e importantes do mundo”, eu achei o resultado final sensacional.

O cara reproduziu na versão HQ um capítulo da Bíblia, e me desculpem os religiosos mais rigorosos, o texto não é o mais indicado para ser lido em um momento de "descontração e lazer".

Digo que o trabalho é fascinante pelo seguinte, quantas pessoas você conhece que diz: “Cara, hoje vou ler um capítulo da Bíblia inteiro para refrescar a cabeça”? Difícil, não é mesmo!? Pois então, Crumb conseguiu pegar um texto que apesar de muito acessível em grande parte do mundo civilizado, não é muito fácil de ser digerido, e criar algo que desperta profundo interesse para um público extremante exigente com a arte e qualidade de entretenimento, os leitores de quadrinhos. Tenho certeza que até despertará a curiosidade em pessoas que nunca leram a Bíblia (acho que os críticos nem analisaram por essa perspectiva).

Devido ao texto que é muito “amarrado”, não é recomendável, nem muito interessante, ler o livro em pouco tempo, ou de uma só vez. O ideal é ler um capítulo ou dois, apreciar as ilustrações, e tentar entender a idéia como um todo.

Apesar de o “livro do Genesis” do antigo testamento abordar temas como assassinato, insesto, traição, guerras, Crumb não explora esse assunto de forma mais provocativa (apesar dele ter confessado que foi difícil), procura sempre manter suas ilustrações fieis ao texto original, tendo como principal guia a tradução do Pentateuco feita por Robert Alter.

Segue abaixo parte da introdução escrita por Robert Crumb em Genesis:
"Se minha interpretação literal e visual do Gênesis ofende alguns leitores, em minha defesa só posso dizer que me aproximei dele como um trabalho meramente ilustrativo, sem intenção de ridicularizar nada nem fazer brincadeiras visuais. Dito isso, sei que não dá para agradar a todo mundo".

Podem comprar pessoal que é muito bom, é Crumb!

Anselmo




8 comentários:

  1. Sou muito fã do Crumb, mas esse eu ainda não li. Vou pegar em breve.
    Eriko

    ResponderExcluir
  2. Ôpa, Anselmo, beleza? Vi seu comentário lá no meu blog. Em primeiro lugar, valeu pelos elogios; já buquimarquei o teu, gostei bem das matérias.

    Grande abraço.

    Bruno Honda.

    ResponderExcluir
  3. Não conheço, mas vou checar. Parece bem interessante.

    ResponderExcluir
  4. Bacana o blog de vocês também, Anselmo. Gostei dos ingredientes. Voltarei mais vezes. Até!

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal! Achei muito interessante essa proposta de Crumb, vou procurar!
    Qto ao blog de vcs, eu sempre venho aqui, mas confesso que como não entendo muito de rock, por isso venho mais para conhecer(aprender) do que exatamente usufruir! :) De qualquer maneira, acho as matérias inteligentes e o blog afinado com a música contemporânea! Bjos

    ResponderExcluir
  6. Comprem o Genesis de Crumb, pois a minha esposa trabalha na editora IBEP-Nacional-Conrad e temos que prestigiar este lançamento.

    Evangelista

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, muito obrigado pelos comentários...Crumb é muito legal!

    ResponderExcluir
  8. Estou finalizando a leitura e confesso que nunca li a Bíblia. Achai essa uma maneira interessante de descobrir mais sobre essa parte da História...A coisa parece-me bem fanástica!! Estou adorando livro, as ilustrações são perfeitas!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...