minervapop

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

1001 DISCOS



Desde cedo procuro ser uma pessoa bem informada sobre os trabalhos dos artistas da música POP do meu interesse, principalmente com relação aos álbuns. Procuro ver a ficha técnica, as letras, músicos participantes, instrumentos, estúdio, produtores, etc.

Antigamente era mais difícil ter acesso as informações, a começar pelos discos. Basicamente tínhamos que escutar o que estava disponível no mercado, o que as grandes gravadoras lançavam. Quando aparecia um importado ou qualquer outra novidade interessante, a gente sacava as poderosas fitas K-7 e gravava na hora. A moçada ficava nos mesmos discos por um ano ou mais, até que fosse lançado outro álbum do artista preferido no mercado.

Hoje em dia com a Internet, tudo ficou mais fácil, você pode pesquisar sobre um artista e sua obra só com um click no mouse do computador (ponto pra mulecada!).

Porém , mesmo quando se tem uma ferramenta poderosa como essa, é fundamental ter uma boa base de dados para pesquisar. Por isso a minha dica é o livro “1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer”.

Lançado no Brasil pela Editora Sextante, foi concebido pelo editor independente Robert Dimery, com prefácio do Editor e co-fundador da revista Rolling Stone, Michael Lydon.

Os álbuns mencionados no livro foram selecionados e comentados por 90 críticos de renome internacional.Os capítulos são divididos pelas décadas de 50,60,70,80,90,2000.

O livro começa com Frank Sinatra “In The Wee Small Hours” (1955) e termina com “The Good, The Bad and The Queen” (2007).
Tem artistas que conhecia de nome, mas não tinha referencias de seus trabalhos como, The Pretty Things “S.F. Sorrow” (1968) , Nick Drake “Five Leaves Left (1969), Brian Eno “Here Come The Warm Jets” (1974), The Pogues “Rum, Sodomy, and the Lash” (1985), dentre outros.

E também ter informações de bandas e artistas consagrados como Bob Marley, The Cure, Tom Waits, Frank Black, Travis, Stevie Wonder, Beck, etc.

Esse tipo de pesquisa e leitura é muito legal, porque junto com a música, você pode descobrir coisas muito interessantes que envolvem um determinado artista.

Por exemplo, ao pesquisar sobre o multi-instrumentista e pioneiro no afrobeat, o nigeriano Fela Kuti, me deparei com a história de um ativista político e dos direitos humanos. Tem um documentário que pode ser visto do YouTube chamado “ A música é a arma” que é sensacional.

Bom, esse é uma dica, somente a ponta do Iceberg no vasto campo da literatura e da música. Os caminhos para a informação são muitos, basta procurar.

Anselmo

6 comentários:

  1. Belíssimo texto Anselmo.
    Assino embaixo!

    Sandro

    ResponderExcluir
  2. Esse livro realmente é muito bom, mas como todas as listas tem coisas dispensaveis, mas vale muito apena o investimento. Recomendo!

    Parabéns pelo belo blog!

    Ale Cubas - Amplificando
    www.amplirock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Orra Elmo, tinha até um blog que disponibilizava todos os discos para download, vou ver se encontro aqui e envio pra vcs.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Ale Cubas!!!!

    Aeh Rafa..passa o blog pra gente pesquisar as musicas!!!!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  5. Amigos,
    É do blog NoBrasil.org o maravilhoso (e cansativo) trabalho de disponibilizar os links de todos os discos citados no livro. O endereço é: http://nobrasil.org/1001-discos-para-ouvir-antes-de-morrer/
    Longe do Minerva Pop querer incentivar as pessoas a baixarem discos indevidamente (rsrs), mas quem tiver interesse em ouvir os discos, conhecê-los para depois comprá-los, o endereço acima é o canal.
    Rafael, não sei se é o mesmo que você tinha visto. Se souber de outro, deixa aí para a galera. O NoBrasil me parece imbatível. Da última vez que eu o tinha visitado ainda faltavam uns 200 discos, hoje voltei lá antes de comentar aqui e já está completo.

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...