minervapop

sábado, 5 de dezembro de 2009

APPETITE FOR DESTRUCTION - Obra-Prima do Guns'n'Roses

De volta pra casa nesta noite de sexta-feira, depois de uma semana cansativa de trabalho, fiquei pensando no carro qual poderia ser o tema do “post” de hoje. Confesso a você que estava tão “exausto” e cansado que não conseguia imaginar nada de muito interessante.

Comecei a mexer em umas caixas de papelão onde guardo alguns discos de vinil antigos, e me deparei com algumas coisas interessantes, mas precisamente do ano de 1987.

Nesse ano acredito que foram lançados três dos melhores discos de “Trash Metal” de todo os tempos, sendo o “Master of Puppets”(Metallica), “Raining Blood”(Slayer) e “Among The Living”(Anthrax).

Das bandas de Rock alternativas ou Pós-Punks temos o “Electric”(Cult), “Echo & the Bunnymen” (album), Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me (The Cure), Ramones “Halfway to Sanity”, “Warehouse: Songs and Stories”(Hüsker Dü), dentre outras.

Porém, tem um disco de 1987 que foi uma “arraso” na época, os mais velhos vão se lembrar com certeza, estou falando do “Appetite For Destruction” do Guns’n’Roses (Tem o do Faster Pussycat que vale a pena conferir também).

Este álbum vendeu 18 milhões de cópias só nos Estados Unidos, e cerca de 28 milhões de cópias no mundo todo, é um marco na história do Rock´n´Roll.

A arte da capa apresenta um desenho de um “Robô-Estrupador” do cartunista Robert Williams, que fora um artista de quadrinhos contemporâneo de Robert Crumb. Essa capa foi censurada em vários países, mas sendo liberada no Brasil.

Muitos acreditam, inclusive eu, que o time de músicos desse álbum são a melhor formação do Guns'n’Roses de todos os tempos, com Izzy Stradlin (guitarra base) e Steven Adler (Bateria).

Na época do lançamento, depois de ficar encalhado algum tempo, a Geffen Records decidiu investir pesado e o disco e a banda foram uma febre. A garotada queria o disco, ou compravam ou pediam emprestado para gravar. Até o famoso show do Ritz de 1988 foi sucesso. Passou na MTV, Rede Bandeirantes, e mais algumas emissoras que não me recordo agora.

Lembro que no MTV Awards de 1989, o Guns’n'Roses “chutou a bunda” do Bon Jovi, dominaram a noite, com direito ao Axl Rose fazer uma Jam com Tom Petty ao final da premiação.

Infelizmente a banda está separada já a bastante tempo, e cada integrante seguiu seu rumo e carreiras profissionais. Digo isso porque o “Chinese Democracy”, apesar de ser um bom trabalho, não pode ser considerado como o Guns’n’Roses que fez aquele enorme sucesso mundial, está mais para banda cover do Axl Rose.

O guitarrista Slash, depois do Slash´s Snake Pit e Velvet Revolver, está preparando seu primeiro disco solo “Slash & Friends, com participação de Ozzy Osbourne, Flea, Iggy Pop, Steven Adler, Alice Cooper, Dave Grohl, e demais ilustres convidados. Quem parece que deu uma resposta negativa foi Jack White, disse que somente participaria do disco para tocar guitarra ou bateria.

O ponto é que Appetite For Destruction só tem música boa, Welcome to the Jungle, It´s So Easy, Paradise City, Sweet Child O’mine, Rocket Queen, etc.

Esse álbum marcou uma época, é excelente do começo ao fim, resgatando o puro Hard Rock, quando ninguém mais ligava tanto pra isso (chora Tracii Guns).

Abaixo deixo tres videos emblemáticos para aquele período: "Paradise City" no Ritz em 1988, a participação de Axl Rose em uma apresentação de Tom Petty no MTV Awards 1989, e Axl e Izzy tocando com os Stones na The Steel Wheels Tour em Dezembro 1989.

Anselmo






7 comentários:

  1. Demorou mais aconteceu, hein Anselmo! rs Enfim um post a altura a uma das melhoras bandas de hard rock do planeta!! Lembro-me que em 1989 estava pronto para ir ao Morumbi assistir a final do Brasileirão São Paulo X Vasco, de ultima hora decidi não ir ao jogo e ficar para gravar em meu "Panasonic G9" o show anunciado pela Rede Manchete em um programa destinado ao rock na época chamado "Shock"; "Guns n' Roses no Ritz"...era a 1ª vez que passava esse show aqui no Brasil! Enquanto isso, lá no Morumbi, Sorato fazia o unico gol da partida e infelizmente consagrava o Vasco campeão! Mas não liguei muito, pois gravei um show excelente e podia assistir a todo momento...o dia inteiro!! Gastei a fita...e tb a audição da minha mãe, pois no meu quarto "em último volume" tentava acompanhar as pegadas do Steven Adler em minha batera, na época, Pinguim!
    Um ótimo e único álbum autêntico de Hard Rock!

    Ótimo post, Elmo!! Valeu...
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Podemos classificar o Hard Rock tendo esse disco como divisor de águas, antes e depois do Appetite for Destruction!! Inovaram e entusiasmaram toda uma nova geração!

    ResponderExcluir
  3. Cacete!!! Você colou os melhores videos aqui!!!

    ResponderExcluir
  4. Isso aí Marquito, sabia que voce iria gostar! Agora é torcer pra ver o Guns ao vivo ano que vem no Brasil!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  5. Marco, eu ia comentar justamente sobre este programa da Manchete. Na época quase todo mundo que curtia rock viu e repercutiu. Faz tempo hein?
    Tempos difíceis,aliá. Nem MTV tinha, quanto mais You Tube.

    Sandro

    ResponderExcluir
  6. Bacana demais o blog, pessoal. Serei visita constante por aqui... abraços

    ResponderExcluir
  7. Esse disco colocou novamente o ROCK na mídia e junto com o Nevermind do Nirvana impulsionou o surgimento de várias bandas novas. Sensacional!! o show do Ritz nos apresentou a banda na sua melhor fase. Axl cantando demais, Steven Adler...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...