minervapop

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

QUEM SE IMPORTA COM A FOTOGRAFIA DE UM FILME?


Acredito que quase todos que nos prestigiam com visitas ao blog gostam de cinema. Na verdade é muito difícil encontrar alguém que não goste de filmes. Porém há diferenças entre os apreciadores da chamada sétima arte. Na minha opinião estas diferenças estão no grau de importância que as pessoas dão aos componentes de um filme, o que não necessariamente signifique que alguém seja melhor ou pior por conta disso. São apenas diferenças de intensidade.

Há quem goste de filmes, porém os prefira dublados, não possuindo o interesse em saber nem qual é a lingua falada pelos atores e nem em como é a voz original dos personagens. Assistem aos filmes ou por indicação ou motivados por um trailer / comercial que achem bacana.

Existe a categoria dos que apreciam um filme falado em sua lingua original (com legendas) e que além de indicações de amigos e trailers, costumam seguir recomendações de revistas / sites / jornais.

Depois temos aqueles que se interessam também por saber quem são os atores dos filmes e que muitas vezes são motivados a assistir alguma película devido a participação de um ou outro ídolo. Ainda nesta linha, há quem consiga realmente se interessar e identificar uma boa interpretação.

Daí em diante, a coisa vai ficando mais restrita e encontramos os que dão importância para quem dirige o filme. Querem saber de quem é a direção e esta informação torna-se relevante na decisão de assistir ou não a obra. Podemos dividir esta categoria em diversos níveis, começando pelos admiradoes do Spielberg , passando pelo Tarantino, Kubrick, Kurosawa, Lars Von Trier (só para citar alguns), até chegar em nomes mais obscuros. Neste patamar, já dá para identificar os que são cinéfilos e sentem um grau de intensidade maior com relação ao cinema.

E há os que vão além. São aqueles que se preocupam também com a parte estética e técnica dos filmes, conseguindo identificar por exemplo um boa fotografia.

Quase todo mundo já ouviu falar da fotografia no cinema, nem que seja em críticas mais elaboradas ou em premiações no estilo Oscar. Mas o que é e quem faz esta função dentro da produção de um filme?

É aí que entra o chamado diretor de fotografia. Nesta função, o profissional é responsável pela imagem do filme, que nada mais é do que uma projeção de imagens fotográficas. Sendo mais específico, são 24 fotos ou quadros por segundo que dão a idéia de movimento.

Por esta razão o trabalho de direção de fotografia é extremamente importante dentro da realização de uma obra cinematográfica. O diretor de fotografia, participa do projeto desde a fase de pré-produção e segue a orientação do diretor do filme, que define a forma de filmagem que ele deseja obter como resultado. É um trabalho em conjunto, visando obter um material que vá de encontro com a concepção de filme imaginada pelo cineasta.
Junto com sua equipe, é responsável pela iluminação, pela filmagem propriamente dita (optando pelas diversas maneiras de se fazer isso), pela definição do plano a ser utilizado, pelo foco de cada cena, pela escolha dos equipamentos e materiais á serem utilizados, entre outras coisas.

De todos os que participam das filmagens, talves seja quem mais trabalhe no set. Algumas vezes o próprio diretor de fotografia acumula a função de câmera, em outras há um operador específico que deve ser supervisionado. Existe ainda a necessidade de coordenação de todo o trabalho da equipe, cuidando para que todos os equipamentos sejam usados de maneira a atingir o objetivo.

No Brasil talvez o expoente desta função seja Walter Carvalho, que ao longo de mais de 30 anos, assinou entre outros trabalhos a fotografia de filmes com "Terra Estrangeira" (em preto e branco), "Central do Brasil", "Lavoura Arcaica" (perfeita!), "Madame Satã", "Abril Despedaçado" (sem palavras) "Amarelo Manga", "Carandiru".

Para quem se interessar mais sobre o assunto, eu deixei um vídeo sobre a profissão tirado de uma série sobre a parte técnica do cinema chamada "Créditos". É didático sem ser chato. Também deixei o trailer do filme "Abril Despedaçado" do Walter Salles.

O certo é que sempre que vocês pensarem em como uma cena foi filmada, indiretamente estarão pensando no trabalho do diretor de fotografia.


Sandro











6 comentários:

  1. Sou um apreciador dos bons filmes, não importando a sua nacionalidade. Claro, tenho minhas preferências: filmes italianos, franceses, chinês, japonês, alemão, sueco, espanhol, norte-americanos.

    O cinema, a música e a literatura são as manifestações de arte que mais me interessam. Passo envolvido com música e livros. O cinema fica mais restrito, pelas minhas exigências, a começar pelo diretor, passando pelos intérpretes até a fotografia.

    Vejo poucos filmes porque me acostumei os excepcionais diretores desses países, principalmente os italianos, que hoje não têm substitutos.

    Para não ser injusto com o México, lembro de Buñuel.

    É isso, amigo, hoje não se faz mais filmes como antigamente.

    Um abraço.

    Pedro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandro,

    vc esqueceu da categoria que me encaixo, a dos que amam roteiros! Eu sou a que presta atenção no diálogo, nas palavras escolhidas, pontuação. Amo filmes em todas as linguas, pra tentar traduzir com a legenda. Depois, se puder, dê uma lida no meu post sobre "Garota Infernal", no Primeira Gota. Esse filme parece pouco pelo nome, mas é uma excelente indicação para quem curte um roteiro de terror (é da autora de Juno). Amo roteiristas! Sou redatora, trabalho em agência de propaganda. Escrevo videos, comerciais, flashs, mas quem sabe um dia, um longa de terror? Minhas indicações de bons roteiros: Forrest Gump, Pequena Miss Sunshine, Kill Bill, MIB, Vanilla Sky. Qualquer um desses daria para ler no próprio manuscrito!

    Aguardo sua resposta
    beijos Lu

    ResponderExcluir
  3. Huuum, eu sabia que dava um trabalho enorme e fotografia é um dos quesitos que me prende num filme, pro marido é a trilha sonora e o roteiro.
    Uma das melhores fotografias que já vi foi num filme antiiigo - O enigma de Kaspar Hauser - era simples, sem muita sofisticação mas lindo - pelo ponto de vista fotográfico! (confesso que nem lembro direito da história mas nunca esqueci da fotografia!)

    Ótima informação.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Cara quando penso em fotografia em filmes...me vem á cabeça "Barry Lyndon" do Kubrick!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  5. Pedro, concordo com você. Analisando as produções lançadas a cada ano, entendo que esta última década mostra um volume de bons filmes inferior ao passado. Porém, mesmo em menor número, acho que ainda dá para encontrar bons títulos recentes.
    Abraços, obrigado pela visita!

    Lucienne, minha querida! Deste jeito você me obriga a entregar o assunto de próximos posts. Não sei o nome técnico para isso (se é que existe um), mas eu tentei justamente deixar esta brecha aberta para escrever um post exclusivo sobre a importância dos roteiros, citando este texto original. Provavelmente eu também escreva algo sobre a direção de arte, montagem e trilha sonora, mas o roteiro é um assunto especial para mim. Presto atenção em tudo e não só no cinema, mas também em TV e até propaganda. Tenho alguns livros sobre o tema e confesso que muito tempo atrás, já sonhei em trabalhar com isso (faltou disposição e talento...).
    Como leitor assíduo do primeiragota, já tinha lido seu post sobre o "Garota Infernal" e sobre a falta de bom senso na tradução. Aliá você podia bolar um post só sobre este assunto (traduções infelizes), mesmo fugindo do assunto principal do seu blog. Se quiser eu publico aqui!
    Beijos e obrigado pela visita.

    Ju, é sempre um prazer receber sua visita. É exatamente isso que eu queria frisar, muitas vezes a imagem (fotografia) marca mais do que o próprio filme. Quando eu escrever sobre roteiro, avisa para o marido e pede para ele prestigiar!
    Beijos.


    Sandro

    ResponderExcluir
  6. Anselmo. Realmente Barry Lyndon é marcante. Kubrick, gênio com era primava por ter fotografias belíssimas em seus filmes.


    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...