minervapop

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ANSELMO DUARTE - PALMA DE OURO

Infelizmente não é novidade pra ninguém, mas não poderíamos deixar passar despercebido o falecimento do grande diretor brasileiro Anselmo Duarte, aos 89 anos, devido a um acidente vascular cerebral. O diretor foi enterrado (domingo) na cidade onde nasceu, Salto - SP.

Anselmo Duarte começou sua carreira como figurante do filme inacabado de Orson Welles no Brasil "It´s All Truth" de 1942, até se tornar um dos principais galãs do cinema nacional na época da Atlândia e Vera Cruz com filmes como “Tico-Tico no Fubá” (1952), “Sinhá Moça” (1953) “Absolutamente Certo” (1957) , “Vereda da Salvação” (1954) dentre outros.

Mas a premiação da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1962 por “O Pagador de Promessas” foi um marco, pois ainda é o premio mais importante concedido a um filme nacional , o qual também foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro daquele ano.

O filme conta a história de Zé do Burro, homem simples que é impedido de pagar a promessa que fez a sua “mãe-de-santo”, de entregar uma cruz na igreja de Santa Barbara em Salvador, devido a recusa do padre local. O desenrolar da trama junto com os vários interesses políticos e socias que cercam a personagem é de extrema sensibilidade e inteligencia.

Mas há um ponto interessante na gloriosa história de Anselmo Duarte que, de certa forma parecido com o que aconteceu com Jose Mojica Marins - Zé do Caixão (de acordo com o livro Maldito de André Barcinski), sua carreira entrou em declínio devido a divergências com o pessoal do Cinema Novo.(Qual era a desse pessoal? Com certeza será abordado em um post específico).

Eu particularmente devo agradecer a esse grande artista brasileiro, a inspiração que meu querido pai teve ao escolher meu nome. Obrigado.

Abaixo o trailer do filme “O Pagador de Promessas”, adaptação da peça de Dias Gomes.

Anselmo


5 comentários:

  1. Com certeza o Pagador de Promessas é um marco na história do cinema brasileiro. Felizmente ele foi realizado em 1962, pois se isto tivesse acontecido dois depois, dificilmente a censura o liberaria para exibição devido à crítica sublimar que o filme faz dos sistemas políticos em geral.

    Ps para o editor Anselmo: Imagine se o seu pai fosse fã do cineasta Glauber Rocha... ou do cantor Wilson Simonal...

    Evangelista

    ResponderExcluir
  2. Bela lembrança, Anselmo. Sem dúvida, "O Pagador de Promessas" é um filme muito importante na história do cinema brasileiro e merece ser assistido.

    Sandro

    ResponderExcluir
  3. O cinema brasileiro deve muito a Anselmo Duarte, e não apenas a Palma de Ouro. Expressões culturais que surgem não deveriam excluir as anteriores mas, muitas vezes, um certo preconceito leva a isso. O Cinema Nova, que também trouxe importantes contribuições, acabou afastando das telas gêneros como as Chanchadas ou filmes românticos que formavam platéias. A contradição é que Anselmo foi premiado e, depois, não conseguiu apoio para seus projetos.
    Obrigado por visitar o blog paniscumovum e parabéns pela qualidade do Minerva Pop

    ResponderExcluir
  4. É lamentável que a maioria dos jovens não tenham tido conhecimento sobre a premiação de Anselmo Duarte antes de sua morte. Mais uma vez a velha frase: "Santo de casa não faz milagres...".
    Att. Medeiros.

    ResponderExcluir
  5. Joel,
    com certeza....hahahaa...Glauber ou Simonal seria fogo!

    Gonça,
    valeu o comentário e a contribuição com seu bom texto.

    Os Jovens de hoje precisam pesquisar mais sobre nossas raízes....a velocidade do novo é importante, mas a base não pode ser esquecida!

    Anselmo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...