minervapop

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CLARICE - Biografia Made USA

Não é segredo pra ninguém que para um estrangeiro fazer sucesso em Hollywood ou na mídia dos Estados Unidos da América é extremamente difícil.

O público estadunidense não assimila com facilidade artistas de outros países atuando em seus filmes. Por exemplo, os de ascendência latina como a atriz Eva Mendes, a canadense Evangeline Lilly que teve dificuldades para conseguir o “visto de trabalho” para atuar na série LOST, o frustrado de Bruce Lee que foi substituído por David Carradine na série Kung Fu. Teve até ator americano interpretando personagem de outra nacionalidade , como o “Marlon Brando japonês” em “Casa de Chá do Luar de Agosto” e o “Steve Martin Francês” do “Remake” da “Pantera Cor-de-Rosa”.

Está certo que utilizei exemplos de cinema, mas podemos extender para o ramo da música, literatura, de fato o povo americano é muito nacionalista.

Por isso devemos receber com satisfação a notícia do lançamento no Brasil, de “Clarice” (Ed. Cosac Naify), biografia da escritora Clarice Lispector (1920-1977) escrita pelo jornalista americano Benjamin Moser. O mais impressionante é que está na segunda edição nos EUA.

Ucraniana de origem judia (Haia Lispector), e carioca por opção, é um dos nomes mais respeitados da literatura brasileira. Seus textos seguiam uma linha introspectiva , seu romance “A Paixão segundo G.H.”(1964) é considerado uma de suas mais importantes obras.

Clarisse faleceu de cancer no ovário em 09 de dezembro de 1977, logo após de finalizar “A Hora da Estrela”, obra que virou filme em 1985 dirigido por Suzana Amaral (vide trailer abaixo).

Anselmo



2 comentários:

  1. Sem palavras. Autora essencial. Todo mundo devia ler pelo menos um livro escrito por ela.


    Sandro

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler esse livro. Quando leio Clarice sempre estou com um lápis na mão para as partes mais bonitas (são tantas) serem grifadas e virarem post lá no haia-lispector.

    parabéns pelo blog.

    Um beijo

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...