minervapop

sábado, 14 de novembro de 2009

RENÉ FAVALORO - "Cirurgia de bypass"


Nós sempre abordamos os mais diversos assuntos aqui no Minerva Pop, seja sobre música, literatura, cinema, gastronomia, lazer, etc. E sobre cada um desses temas não escondemos de ninguém que temos nossas referências, nossos ídolos como Iggy Pop, Saramago, Buñuel, Jose Mojica, Alan Moore, Nick Hornby, Ottis Reding, Jack White, e muitos outros onde o resultado final de seu trabalho nos faz muito bem a alma.

Mas como dizem os filósofos “somos um cérebro ligado a um tubo digestivo”, e geralmente quando vivenciamos as situações e momentos prazerosos, nós esquecemos nosso corpo.

Estudamos, trabalhamos como loucos nesse mundo corporativo que consome nossa saúde, ingerimos bebidas alcoólicas, comemos alimentos gordurosos, fumamos, vamos a baladas, nos divertimos até não poder mais em shows e festivais, quando sobra tempo praticamos esporte e até sexo, usamos nosso corpo ao extremo. E somente lembramos dele quando falha alguma coisa, ou quando não temos mais controle sobre determinada situação.

Isso ocorre com qualquer pessoa, até com nossos ídolos, os Ramones, Kurt Cobain, Cássia Eller, Fernando Pessoa, Tim Maia, Freddie Mercury, Petter Sellers, Ian Curtis, dentre outros.

Todas as celebridades citadas anteriormente morreram por problemas diversos como depressão (suicídio), câncer, cirrose, overdose, Imunodeficiência (AIDS), problemas cardíacos.

Mas para todos esses problemas existem pessoas que dedicam uma vida inteira para solucioná-los, que desenvolvem e aprimoram técnicas para termos uma qualidade de vida melhor. Estou falando de uma classe de cientistas ligados a medicina, e gostaria de citar um em especial, RENÉ GERÓNIMO FAVALORO.

René Favaloro nasceu em 14 de julho de 1923 em La Plata na Argentina, foi o primeiro cirurgião que realizou com sucesso a cirurgia de “by pass” da artéria coronária do coração, mas conhecida como “ponte safena”, em 1967 na Cleveland Clinic nos EUA. Em 1970 escreveu o livro Surgical Treatment on Coronary Arteriosclerosis onde descreve a técnica cirúrgica em detalhes.

Seguindo a mesma sorte de alguns de nossos ídolos, René Favaloro suicidou-se em 29 de julho de 2000 em Buenos Aires aos 77 anos, após forte abalo moral e psicológico devido a grave crise financeira de sua Fundação Favarolo (criada em 1975).

Claro que não poderíamos deixar de citar os pioneiros das cirurgias de ponte de safena no Brasil, Dr. Euryclides J. Zerbini e Dr. Adib D. Jatene, em São Paulo, e de Dr. Domingos Junqueira de Moraes e Dr. Waldir Jasbik, no Rio de Janeiro.

Prezamos amigos e leitores do Minerva Pop, o motivo que me levou a escrever sobre esse tema no Blog foi a cirurgia de “ponte safena” a qual meu Pai foi submetido nessa última quinta-feira (12 Novembro), que durou cerca de 5 horas, das 15:00 até 20:30.

Na manhã seguinte do dia 13 de novembro, minha mãe recebe o seguinte telefonema ás 7 horas:
- Alô
- Oi, quem fala? Ataíde?
- É, sou eu.
- Mas não era pra você estar em “coma”?
- “Coma” é o caralho, eu estou tomando café, porra!

“Operar é divertido, é uma arte, é ciência e faz bem aos outros” – Euryclides de Jesus Zerbini

A banda de rock argentina Attaque 77 faz uma homenagem para René Favaloro na canção "Western" gravada no álbum "Antihumano"(2004)

Anselmo



7 comentários:

  1. Este é o comentário que eu respondi para você no meu blog:

    Para Minerva Pop:

    Obrigado, Anselmo, por sua escrito / comentário no meu blog.

    Estou feliz que seu pai está bem de saúde agora.

    Dr. Favaloro foi um grande médico, e da Fundação Favaloro continua a trabalhar para o paciente.

    Obrigado por visitar o meu blog. Vou visitar o seu.

    Um abraço.


    (Cortesia Tradução de tradutor do Google)

    ---------------------------------------

    Espero que você entenda o que eu escrevo. Vou tentar traduzir.

    A história de seu pai é muito engraçado. Ele estava em coma, mas beber café muito tranquila, pois estava bem. :)

    Eu realmente gosto de Ataque 77 (filho do meu tempo, porque eu tenho 45 anos)

    Eu realmente gostei deste post. Eu poderia compreender a língua facilmente.


    Um abraço


    (Cortesia Tradução de tradutor do Google)

    ResponderExcluir
  2. Fala Elmo!

    Cara, estes dias a torcida foi grande! O "véio" é forte...graças a Deus!

    Coma é o CARALHO! (Tá aí um bom nome para a banda...)
    Forte abraço!

    Marquito.

    ResponderExcluir
  3. Venho para ler as novidades postadas e para agradecer a visita ao meu blog.

    Um abraço,
    Pedro

    ResponderExcluir
  4. Maria Rosa, Marco e Dr. Pedro,

    Obrigado pela força e atenção com nosso Blog!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelo comentário lá no blog! Gostei do que vi por aqui também, parabéns pelas postagens, com bastante variedade!
    Massa a homenagem do Attaque 77 numa bela faixa... Aliás tem recente post com disco do Attaque 77 lá no blog. Se tiver interesse, visite: http://frontlinesound.blogspot.com/2009/11/attaque-77-angeles-caidos-1992.html

    Já favoritei teu blog para seguir atento! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. É isso aí brother. Achei duca este post. Mandou bem!

    Eu que já tive uma vida bem mai desregrada, sei bem.
    Há certas horas em que o sinal amarelo aparece e precisamos estar atentos.

    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir
  7. Aí, my friend! Bela pesquisa e tudo a ver com seu momento particular. Medicina também é Pop! Estou feliz que deu tudo certo na cirurgia de seu pai e que ele se recupere rápido. Do jeito que ele reagiu no telefonema, não vai estranhar que le já esteja fazendo cooper nesse sábado. Segura o seu velho aí, mano! Abraço e tudibão prá ele !

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...