minervapop

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

NEW MODEL ARMY - Um Breve Resumo


Devo confessar que esse “post” saiu porque nesta próxima sexta e sábado (17 e 18 de setembro) vou assistir ao show de uma de minhas bandas de Rock favoritas, o New Model Army, no Citibank Hall de São Paulo. Essas duas apresentações são em comemoração aos 30 anos de carreira, onde a banda vai apresentar seus trabalhos e composições em duas noites com repertórios diferentes. Serão exibidas músicas de todos os seus 13 álbuns de estúdio, dividindo o set list de mais de 50 músicas em dois dias. Os shows serão separados em dois atos : a primeira parte será acústica, com aproximadamente 50 minutos e, após o intervalo, entram as guitarras em mais 1h40 de show.

Claro que teremos um “post” específico do show, mas para celebrar esse momento, vai um pouco de história:

New Model Army é uma banda de rock Inglês formada no subúrbio industrial de Bradford, West Yorkshire ,  em 1980 por Justin Sullivan ( conhecido como Slade, the Leveller), vocal e guitarras, Rob Heaton, bateria e guitarras, e Stuart Morrow, baixo; a banda roubou seu nome homônimo do exército revolucionário inglês do século 17, cujos membros eram conhecidos como “levellers” (niveladores ou igualitários) pois pregavam um modelo de sociedade sem diferenças sócio-econômico-cultural.

O primeiro trabalho foi o álbum Vengeance (1984) considerado pela mídia especializada da época como "pós-punk", mas que continha uma inspiração e melodias apuradas.

As letras são muitas vezes poéticas, que expressam mensagens políticas e humanitárias. A mais famosa com certeza é a "51st State" (“canção escrita por Ashley Cartwright do ‘The Shakes”), a qual ajudou a banda a ganhar status de banda cult nos movimentos contra o imperialismo americano, o que dificultou as turnês nos EUA no início de carreira.

O New Model Army sempre teve uma relação direta com a artista britânica, romancista e poeta Joolz Denby, geralmente creditada colaboradora assídua nas composições e arte da banda. Sullivan e Denby são parceiros de longo prazo, pois Denby também foi o primeiro empresário da banda

Os primeiros trabalhos são “Vengeance” (1984) e “No rest for the wicked” (1985), onde após seus lançamentos o baixista Morrow deixa a banda. Imediatamente recrutaram Jason Harris. Com essa formação gravaram os três melhores álbuns da banda (em minha opinião): “The ghost of Cain” (1986), “Thunder of Consolidation” (1989) e o mini-lp “White Coats” (1987).

Em 1989, porém, é a vez de Jason deixar a banda e entrar o baixista Nelson em seu lugar, com quem vieram tocar no Brasil em 1991, em 3 shows antológicos. Com a nova formação gravaram “Impurity” (1990), “The Love of hopeless causes” (1993) e “Strange Brotherhood” (1998). No final de 1998, o baterista Robert Heaton, um dos fundadores e pilares do NMA, deixa a banda trabalhar em seu novo projeto musical “Gardeners of Eden”. Em seu lugar entra seu roadie Michael Dean, com quem acabara de gravar “Eight” (2000).

Em 2004 uma tragédia acontece, uma perda irreparável para quem acompanha a trajetória do NMA, o baterista e membro fundador, Robert Heaton, morre de câncer no pâncreas . Nesse mesmo ano, o grupo voltou ao estúdio para gravar seu nono álbum, Carnaval (2005). O próximo trabalho de estúdio, High, foi lançado no Reino Unido em 20 de agosto de 2007, e na América do Norte em 04 de setembro de 2007. Em 5 de setembro de 2007, sua turnê norte-americana do disco "High" foi cancelada pois tiveram o visto negado pelo “Citizenship and Immigration Services”.

O último álbum de estúdio, “Today Is A Good Day” (2009), é um dos melhores trabalhos desde os clássicos do final dos anos 80.

Importante: Pra quem tem interesse, recomendo procurar o projeto "Red Sky Coven" e o trabalho solo do Justin Sullivan.

Abaixo deixo um vídeo de 1987, de uma apresentação em Berlim, com a participação de Rick Warwick na guitarra (The Almighty, Thin Lizzy), e o vídeo clip do último trabalho "Today is a Good Day". 

É isso aí, espero encontrar muitos amigos nos shows.



Anselmo







2 comentários:

  1. Fala Anselmo!
    É isso aí camarada! Daqui a 24 horas estaremos de novo frente a frente com esta maravilhosa banda!
    Minerva Pop em peso, nos dois dias da balada!
    A única coisa que me vem agora (sem iniciar um novo pot aqui nos comentários) é a famosa expressão:
    "Sem palavras"
    Banda cult até o osso, que já conhecendo os fãs que tem prepara shows com ste lists diferentes pois é fatal que a maioria vai nas duas datas. Recomendo muito!!!!
    Estou na contagem regressiva!

    Abraços,

    Sandro

    ResponderExcluir
  2. Valeu Anselmo, belo texto! Estaremos lá Sábado, bebendo e assistindo à uma das bandas mais importantes da minha vida!
    abraço

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...