minervapop

domingo, 12 de setembro de 2010

Pedro de Vasconcelos Gouveia Matos - Escritor de Qualidade!


Continuando o tema sobre minha visita a última edição da Bienal do Livro em São Paulo, e mais uma vez sobre a Editora carioca Multifoco, a recomendação de hoje é sobre dois trabalhos “contundentes” do escritor Pedro de Vasconcelos Gouveia e Matos, são eles “Esgoto” e “A Matilha do Cachorro Louco”.


Pedro é escritor, carioca e flamenguista. Formado em Direito, tomou o rumo da escrita e tem planos de trabalhar em roteiros de filmes.

Iniciei a leitura de “Esgoto”, e o que pude constatar é uma forte narrativa, nervosa e sem medo de dizer o que as tripas de um cara alucinado pelas ruas cariocas pode fazer. E o texto consegue mostrar como a condição humana no limite do êxtase e da loucura pode soar tão bonita. Como o própria autor me confidenciou, é um romance kafkaniano alucinante, onde o protagonista se aventura no limite. A ficção é uma amostra do que acontece todos os dias, em lugares, e com pessoas muito próximos a nós.

“A Matilha do Cachorro Louco” é um livro de contos, na verdade 29 histórias que passeiam pelas mais diferentes situações e experiências de loucura. É uma forma de análise da sociedade carioca atual, mas que não se prende a um tipo de classe social específica, pois abrange os mais diferentes casos e sentimentos. Um ponto interessante que está escrito na orelha do livro é que se recomenda ao leitor ouvir música, pois isso ajudará o leitor a ligar-se ao escrito, proporcionando interação junto ao personagem (eu estou fazendo essa experiência, e recomendo The Animals).

Para terminar esse post, gostaria de reproduzir a dedicatória que Pedro escreveu em um dos livros, de sua autoria, por mim adquiridos na Bienal:

“Anselmo,


Não se perca pelo labirinto de sua consciência.

A loucura é uma porta sem volta “


Boa Leitura pessoal. Podem correr atrás dos livros desse cara, pois valem a pena!


Anselmo

2 comentários:

  1. Ola
    adorei seu blog!
    segue-me?
    estou seguindo-te
    =)

    ResponderExcluir
  2. muito bom o blog e adore a dca o LOBATO (PEDRO) É EXCELENTE!!! não parei de ler o lvro!!
    amei o blog

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...