minervapop

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

"DOOLITTLE" - PIXIES E DISCO PERFEITO

Bom, cá estou tocando num assunto não muito popular para grande parte dos meus amigos (o parceiro de blog, inclusive). Pixies.

Eu não vou negar que tenho um certo pé atrás com bandas muito queridinhas da crítica especializada. Excesso de bajulação as vezes irrita e até com certa frequencia é injustificado, pois muitas bandas são superestimadas. E os Pixies sempre foram considerados como uma destas unânimidades de crítica. Conheço gente que só por isso, já torce o nariz para a música deles. Outros já me disseram que é um som "metido" (o Black Francis é mala mesmo).

Mas inegavelmente tem qualidade. Não a toa o grupo que durou menos de 10 anos e gravou apenas quatro discos de estúdio, é venerado até hoje por fãs de todo o mundo. Trata-se daqueles casos que se encaixam perfeitamente na definição de cult.

Esta escassa, mas excelente discografia constitui-se dos seguintes trabalhos: "Surfer Rosa" (1988), "Doolittle" (1989), "Bossanova" (1990) e "Trompe Le Monde" (1991). Todos são pilares do chamado rock "alternativo" americano e influenciaram um monte de gente boa que veio depois ou que era até mesmo contemporâneo da banda (Kurt Cobain que o diga). Para resumir são albuns que precisam pelos menos de uma audição. Não se pode ignorar a força e a importância deles na história do rock.

Mas dentro desta seleta trajetória, o disco que para o meu gosto atingiu a perfeição é o segundo, o "Doolittle". Depois de uma estréia impressionante com "Surfer Rosa" já era difícil fazer alguma coisa no mesmo nível, que dirá superar. Pois "Doolittle" é composto por 15 músicas e consegue a proeza de trazer 15 faixas ótimas. Isso mesmo, todas, todas as músicas do disco são sensacionais.
  • "Debaser". Começa com uma linha de baixo marcante, seguida de um riff de guitarra grudento, um vocal gritado de Francis, além da Kim Deal sussurando o título ao fundo. Para completar a letra é sobre o cineasta Luis Bunuel (post aqui) e seu extraordinário filme "O Cão Andaluz".
  • "Tame". Outra que começa com um baixo matador, entra numa levada calma que se intercala com o título da música gritado a plenos pulmões, no que se poderia chamar de refrão.
  • "Wave of Mutilation". É daquelas sem definição. Linha melódica perfeita ao extremo. Rock com pop em níveis elevados de competência. Para ouvir, grudar e cantarolar depois.
  • "I Bleed". Inicia de novo com o poderoso baixo da Deal "falando". Os vocais simultâneos dela e de Francis são uma delícia e as distorções e guitarra se encaixam de forma precisa na levada mais calma do som.
  • "Here Comes Your Man". Dispensa apresentações. Uma aula de como misturar pop com rock. Quem nunca balançou o corpo numa pista ao som desta música que levante a mão. Impossível de ficar parado, sem querer, quando você dá por si, está mexendo o pé, a cabeça, a mão, sei lá. Maior hit dos Pixies, muitos injustamente conhecem apenas esta música deles. Se é o seu caso, está na hora de experimentar mais.
  • "Dead". É a mais crua. Guitara mais ardida e ritmo quebrado. Mais difícil que as demais, porém igualmente bela.
  • "Monkey Gone To Heaven". Sem comentários. Minha preferida. Sempre era um prazer ouvir esta música na pista do extinto Espaço Retrô em São Paulo. Ainda hoje para mim não pode faltar no set list de um dj que queira tocar algo dos anos 90.
  • "Mr. Grieves". O flerte com o ska que mostra a facilidade com que eles passeiam por estilos diferentes dentro da mesma música.
  • "Crackity Jones". Rapidinha. Aqui uma pequena mistura de surf músic com punk rock. Ritmo acelerado é gostosa mesmo sendo breve.
  • "La La Love You" Brilhante linha melódica para cantarolar e assoviar (literalmente). Tocada por outra banda poderia desandar para a cafonice. Aqui cresce e vira uma linda música.
  • "No 13 Baby". Traz a junção do vocal doce da Kim Deal com um esilo perturbado do Francis. Outro refrão grudento e sussurros deliciosos. Maravilhosa.
  • "There Goes My Gun". Que entrada. Também nos brinda com um duelo do vocal masculino com o feminino numa letra que simplesmente repete exaustivamente a frase que dá título a musica durante o 1 minuto e 50 segundos de duração. Parece ruim? Ouve para você ver como ficou demais.
  • "Hey". Esta me faz repensar no que escrevi linhas acima. Não será esta a minha faixa preferida? Que baixo, que melodia, que vocal. Tornou-se talvez o maior clássico para os fãs da banda. Não precisa dizer mais nada, né?
  • "Silver". Lembra descaradamente aquelas trilhas sonoras de filmes de faroeste, só que com a voz da Kim Deal de fundo, cantando como se estivesse numa lamentação. Cool até o osso.
  • "Gouge Away". Fecha em grande estilo. Ideal para cantar junto, gritando de preferência. Música ótima, que qualquer banda gostaria de ter no currículo.

Voltando a banda, o fato é que Black Francis (guitarra e vocais), Kim Deal (baixo e vocais), Joey Santiago (guitarra) e David Lovering (bateria) não seguraram a badalação. O problema de ego era enorme e criou-se um desgaste que culminou com o fim precoce do grupo, com direito a treta e tudo. Foi um final nada amigável.

Muitos anos depois, em 2004, eles voltaram a tocar juntos na chamada Reunion Tour (tem até DVD oficial disso) que inclusive passou pelo Brasil. Só que devido aquelas "cagadas" inexplicáveis que muitos promotores de shows fazem por aqui, eles só tocaram num festival em Curitiba, sendo que os ingressos acabaram no mesmo dia que foram postos a venda. O resultado para mim foi que fiquei sem vê-los ao vivo e já tinha isso na minha lista de decepções musicais, pois pensei que nunca mais fosse rolar.

Depois de 2004, eles se reuniram ocasionalmente, até que no ano passado, decidiram sair em turnê novamente para comemorar os 20 anos de lançamento do "Doolittle" (viu, como é importante?), tocando o disco na íntegra e na ordem original. Legal, né?

Mas depois veio a melhor parte. Recentemente os Pixies foram confirmados como uma das atrações do festival SWU (dia 11 de outubro próximo). O detalhe é que o show será o mesmo desta tour do "Doolittle". Como ainda não usei esta palavra no texto, termino resumindo tudo com: Perfeito!

Se você quiser ter a experiência de ouvi-lo por inteiro, cilque AQUI ou AQUI e tenha esta maravilha na sua coleção.

Sandro

Pixies - Here Comes Your Man
Found at skreemr.org

Pixies - Debaser
Found at skreemr.org

Pixies - Monkey Gone To Heaven
Found at skreemr.org

Pixies - Wave Of Mutilation
Found at skreemr.org

5 comentários:

  1. Nossa... Até com download? Muito legal o post! Eu sinceramente não tenho os discos e só conheço músicas avulsas e gosto bastante.
    As que vc anexou no final são demais!
    Bjs
    Dri

    ResponderExcluir
  2. Adoro o som da banda,conhecia ja algumas musicas mas me deparei com ela quando comecei a baixar 1001 discos para ouvir antes de morrer e devo confessar que me tornei grande fã,ja conhecia o trabalho por cima mas quando escutei todos os albuns fiquei apaixonada.
    Todos são excelentes na minha opinião e claro como musica preferida Here Comes Your Man(é uma das que fico cantarolando por ai) o som deles se tornou parte do meu mundo.
    Adorei o post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aeh Sandro...mais um post primoroso....eu gosto de Pixies sim....só falo que acho chato pra te incomodar...hahahahaha!!!!!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  4. Adriana, recomendo mesmo que você ouça todos os discos (são só 4). Vale a pena conhecer. Viu que eu já facilitei e deixei um aí em cima (rsrs). Beijos e obrigado pela visita!

    Bárbara, bom te encontrar por aqui de novo. Concordo com você, todos os discos são excelentes. Eu tinha um amigo que dizia que o "Trompe Le Monde" era o melhor. Vai de gosto, né? Beijos!

    Anselmo, sei que você curte porque você não é bobo... Dia 11 de outubro, quero te ver lá no SWU, hein!

    Sandro

    ResponderExcluir
  5. Adorei o blog.
    Cantarolando até agora Hey, Comes your man, etc.
    Obrigada SWU por ter me proporcionado este prazer imensurável!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...