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domingo, 26 de fevereiro de 2012

QUADROPHENIA - THE WHO


Quando era garoto, bem na época da adolescência mesmo, se havia uma banda que eu acreditava serem “os deuses encarnados do Rock´n´Roll” era o Led Zeppelin.
Tinha uns 12 ou 13 anos e ganhei  o álbum “CODA”, e achava aquilo um som do “outro mundo”. Na seqüência caiu em minhas mãos o LED II, I e IV, sim nesta exata ordem.
 Estava começando a entender as letras em inglês, e acho que aqueles versos de duendes, seres mágicos, devem ter tido o mesmo efeito que as histórias do Harry Pother pra minha filha que hoje tem 12 anos.
Claro que as histórias fantásticas de Robert Plant não teriam nenhum efeito de a guitarra espetacular e moderna de Jimmy Page, ou a cozinha formada pelo talentoso John Paul Jones, e o técnico e pesado John Bonham.
Relato aqui que conheço todos os álbuns e guardo todos com carinho em meu IPod, que assim como as matérias de Matemática e Português da minha base escolar, foram importantes para minha formação musical, porém estão lá guardadas, não agüento nem passar perto mais.
Contei aos colegas leitores do Blog está rápida passagem para ilustrar o que vem a seguir, o The Who.
Nunca, mas eu disse nunca mesmo gostei dessa banda quando adolescente. Achava-os chatos. Não lembro de uma vez sequer de ter dado atenção a banda daquele guitarrista narigudo que havia escrito a história do filme do cabeludo loiro e cego que passava na sessão da tarde. Simplesmente por que não havia reinos mágicos, unicórnios, escadas para o céu, nem sonhos doidos em evidencia nas suas canções ( e olha que sempre fui um muleque careta).
Mesmo em 1999 quando fui pra Londres, conversando com o dono da casa onde estava hospedado, observando um quadro pendurando do The Who na parede, disse: “Essa banda nunca me disse muito”. Nem preciso descrever a fisionomia do inglês após essa frase.
Passados alguns anos desde minha longínqua adolescência , e agora equipado com tudo quê as redes sociais podem oferecer (Facebook, Youtube, Google), me deparei com um vídeo do Pete Townshend (agora sei o nome do narigudo) onde ele disse: “Odeio qualquer coisa que tenham feito. Não suporto o fato de nos compararem”.
Essa frase me incentivou a pesquisar mais sobre o The Who, e entender por que Pete disse isso. Cara, a cada canção que revisitava, e após ouvir suas canções com atenção, entendi.

O The Who fala mais de coisas reais em suas canções, apesar de alguns lapsos lisérgicos dos anos 60 em Tommy, esses garotos traduziram toda uma geração inglesa por meio do timbre de seus instrumentos. E, apesar de ser um dos seus trabalhos mais contestados, o disco QUADROPHENIA é soberbo.

Fonte Wikipédia:
Quadrophenia é o sexto álbum do The Who. Lançado em 19/10/73, é uma das duas  óperas-rock em larga escala do grupo. O nome é uma modificação a partir de uma noção não-científica da esquizofrenia, aqui como uma doença de personalidade múltipla; o protagonista da ópera sofre de personalidade quádrupla, cada uma delas associadas a um integrante do The Who. O encarte do álbum traz as descrições:
§  Um cara durão, um dançarino incapaz. ("Helpless Dancer" - Roger Daltrey)
§  Um romântico, sou eu por um momento? ("Is It Me?" - John Entwistle)
§  Um maldito lunático, eu até mesmo carrego tuas malas. ("Bell Boy" - Keith Moon)
§  Um mendigo, um hipócrita, amor, reine sobre mim. ("Love Reign O'er Me" -Pete Townshend)
Além de descrever a personalidade de cada membro da banda, os quatro comentários referem-se às quatro músicas-tema que retratam o personagem Jimmy: “Helpless Dancer”, “Doctor Jimmy”, “Bell Boy”, e “Love Reign O’er Me”. Os quatro temas misturam-se na penúltima faixa do disco, uma elaborada peça instrumental chamada “The Rock”.
A história cobre aproximadamente dois dias da vida de um certo Jimmy, participante do movimento MOD da Inglaterra no começo dos anos 60. “A história começa numa rocha, no meio do oceano…”, disse o compositor Pete Townshend durante uma apresentação ao vivo. Sua observação parece indicar que a ópera representa as lembranças de Jimmy dos dois dias anteriores, que resultaram na triste situação em que ele se encontra no final da história. A narrativa é difícil de se aperceber só pelos versos das músicas, mas é complementada pelos “comentários” de Jimmy sobre vários assuntos em um encarte incluído no disco.
Já que pode-se dizer que Quadrophenia é a narrativa de uma história, esta história é contada então na primeira pessoa. A primeira metade da ópera trata das frustrações e inseguranças que guiam a vida de Jimmy, incluindo breves momentos de sua vida caseira, seu trabalho, seu psicanalista, e suas tentativas infrutíferas de ter uma vida social. Na metade da ópera ele canta “I’ve Had Enough” (“Eu já tive o bastante”), vendo-se chutado de casa depois que seus pais encontram anfetaminas em seu quarto, depois do qual ele se droga e pega um trem para Brighton, rouba um bote e o dirige para uma rocha no meio do oceano, esfacelando-se emocionalmente. Sem mais nenhum motivo para viver, ele encontra a redenção na chuva (uma manifestação da fixação espiritual por Townshend pela água).
Quadrophenia foi lançado originalmente como um vinil duplo, em embalagem formato livro, que trazia as letras das músicas e uma versão textual da história, além de um encarte que vinha à parte, com fotografias para ilustrar o conto. A MCA relançou-o em CD em 1985, com as letras e o texto mas sem o encarte. A versão remasterizada de 1996 traz o encarte original completo em miniatura.
No encarte da versão remasterizada de Odds and Sods, Townshend revela que Quadrophenia evoluíu de uma idéia para uma auto-indulgente autobiografia da banda. Duas das faixas da ópera datam de 1972, um ano que viu o Who produzir compactos referentes à banda, como “Join Together” e “Long Live Rock” (o último só lançado em 1974). Entretanto, na época em que Quadrophenia foi lançado, o papel da banda na história era apenas simbólico, através das quatro personalidades de Jimmy.
Os versos da canção “The Punk and the Godfather” deixam a impressão de que Townshend estava ciente da rebelião musical chamada PUNK já em 1973, com uma interpretação dúbia sobre Townshend ser o “punk” os executivos de sua gravadora o “godfather” e/ou músicos novatos inventando novos estilos como os “punks” e Townshend como o “godfather”.
Quadrophenia seria posteriormente transformado em filme, com várias canções adicionais acrescentadas pela banda na trilha sonora.
Aos garotos dessa geração, assistam ao filme Quadrophenia de 1979, que conta a história de Jimmy, um mod do começo dos anos 60 que vive na Londres de 1964. Um legado do pré-punk britânico. 
Não quero com isso mudar minha opinião sobre “Led Zeppelin” ou “The Who”, ambos tem sua importância na trilha sonora da minha vida. Mas depois de ouvir uma canção como Love Reign O'Er Me, compreendo que essa música só faria sentido pra mim, depois dos 30 anos.

Anselmo


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