minervapop

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

ALEJANDRO JODOROWSKY - Trabalhos Que Chamaram Nossa Atenção



Nesse final de semana tive a felicidade de ler a série completa da Graphic Novel “Borgia”, com roteiro de  Alejandro Jodorowsky  e desenhos de Milo Manara (este último mestre do desenho erótico). O texto é primoroso e a arte sensacional, de tirar o fôlego. Desde o filme Calígula, não lembro de nada tão contundente. É certo que existe todo um “exagero da liberdade de expressão”, até situações que fogem da realidade, mas o resultado é uma obra-prima.
Porém, o ponto é outro, tenho que enfatizar como esse Alejandro Jodorowsky  é surpreendente!

Segue um pouco da história do cara, conforme o Wikipédia:
Diretor de cinema e teatro, ator, produtor, compositor, escritor, autor teatral, filósofo, humorista, especialista em tarô e reconhecido mestre dos quadrinhos, Alejandro Jodorowsky nasceu em Iquique, Chile em 7 de Fevereiro de 1929. Em 1939, mudou-se para  Santiago para estudar na universidade. Nessa época já trabalhava como palhaço de circo e artista de marionetes.
Em 1953 mudou-se para Paris onde estudou mímica com Marcel Marceau. Trabalhou com Maurice Chevalier e fez seu primeiro filme, "La Cravate", até há pouco tempo dado como perdido. Também em Paris ele conheceu Roland Topor e Fernando Arrabal, e juntos criaram o Moviment Panique em 1962.
O grupo multimídia, que homenageava o deus grego Pan, fazia performances ao vivo misturando teatro de vanguarda, literatura e cinema. Nesse período, Jodorowsky escreveu diversos livros e peças teatrais. No final dos anos 1960, dirigiu peças de vanguarda em Paris e na Cidade do México. Também criou a tira de história em quadrinhos "Fabulas Panicas", e fez seu primeiro filme "de verdade" - Fando y Lis, em 1967, baseado em uma peça de Arrabal.
Em 1970, Jodorowsky lançou "El Topo", um faroeste surrealista criativo e vanguardista. Graças a seu mais ilustre fã, o beatle John Lennon, o filme foi foi muito comentado e distribuído na América, alcançando status de "cult". Em 1973, lança "The Holy Mountain".
Em 1975, retorna à França, onde tenta fazer uma versão cinematográfica do romance "Duna", de Frank Herbert, que teria a participação de Orson Welles e Salvador Dali, trilha sonora de  Pink Floyd, e a colaboração visual dos artistas H.R. Giger, Dan O'Bannon e Moebius. O financiamento do filme foi retirado, e o romance acabou sendo filmado nos Estados Unidos porDavid Lynch.
O próximo filme de Jodorowsky foi Tusk, de 1978, a história da amizade entre uma garota e um elefante.
No início dos anos 1980, Jodorowsky dedica-se a escrever histórias em quadrinhos, em diversas parcerias, a mais famosa delas com Moebius, e também continuou escrevendo livros.
Em 1989 volta ao cinema com "Santa Sangre", que foi muito elogiado pela crítica e teve boa distribuição. Em 1990 dirigiu Oma Shareef e Peter O'Toole em "The Rainbow Thief".
É casado com a pintora francesa Pascale Montandon em 2010. Tem 4 filhos: Brontis, Cristóbal, Axel e Adan.

Dos filmes produzidos destaque para  El Topo (1970), que chamou a atenção de John Lennon (Este você confere no link abaixo), e  The Holy Mountain de 1973. Porém, a discografia completa é a seguinte:

1957 – La Cravate
1968 – Fando y Lis
1970 – El Topo
1973 – The Holy Mountain
1980 – Tusk
1989 – Santa Sangre
1990 – The Rainbow Thief

Outro trabalho que merece destaque é a parceira com o quadrinista francês Jean Giraud (o Moebius), a HQ chamada “INCAL”, considerado como uma das mais importantes ficções científicas já publicadas, lançado em edição única pela Devir editora.
História: John Difool é um detetive canastrão que recebe um objeto chamado Incal Branco de um alienígena. O Incal o colocará em uma longa jornada, na qual ele sofrerá a perseguição de alienígenas e de uma seita tecnológica dona do Incal Negro.

Para estar atualizado sobre o trabalho e obra de Jodorowsky, fica a dica do site oficial do artista:
http://www.clubcultura.com/clubliteratura/clubescritores/jodorowsky/index.htm

As dicas e informações acima são apenas pequenas amostras do trabalho desse artista multimídia que fui coletando na Net. Conselho: procure, pesquise suas obras pois vale a pena.


Anselmo




5 comentários:

  1. I visit every day some web sites and websites to read articles or reviews,
    but this weblog provides feature based writing.


    Feel free to visit my web blog - www.vapornine.com

    ResponderExcluir
  2. An outstanding share! I've just forwarded this onto a co-worker who had been doing a little homework on this. And he in fact bought me breakfast simply because I found it for him... lol. So let me reword this.... Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending some time to talk about this issue here on your site.

    my page - your-task.com

    ResponderExcluir
  3. Asbestos Eradication - Questionnaire City Asbestos

    my webpage: preconception

    ResponderExcluir
  4. Assessing Hdtv Satellite television for pc Receivers

    My web site - www.10projectors.com

    ResponderExcluir
  5. Where you can Shop Your household Theater Chairs

    My page: optoma hd33 review

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...