minervapop

sábado, 27 de junho de 2009

LISTAS

Qual são os melhores filmes de todos os tempos? Quais são os melhores filmes dos anos 90? E os melhores atores, diretores? E discos, músicas, etc?
Não sei o que vocês acham, mas eu sou fissurado por listas. É uma das coisas que me identifica com o personagem Rob Fleming do livro Alta Fidelidade (vou tratar deste livro num post específico).
E eu quero compartilhar com vocês esta mania. Porém, a pergunta que eu vou lançar será sempre no sentido qual é seu preferido e não qual é o melhor.
E qual é a diferença entre preferido e melhor? Ora, se a pessoa escolhe os melhores em sua opinião, provavelmente estes sejam seus preferidos.
A diferença é tênue, mas existe. Entendo que listando seus preferidos, as pessoas ficam mais livres. Explico com um exemplo. Como um fã de cinema faz para listar os melhores filmes de todos os tempos sem colocar Cidadão Kane? Para que não sabe, Cidadão Kane está em todas as listas de melhores filmes feitas até hoje e geralmente em primeiro lugar.
Ora, se estivermos falando apenas dos preferidos, talvez possamos desconsiderar que a revolução que este filme representou para o cinema, a linguagem inovadora e tudo o mais e por para fora nossa real preferência. Acho que é válido.
Enfim, escrevi este post só para expor esta idéia e após a entrada oficial do blog no ar, vou iniciar uma sequência de listas para trocarmos gostos sobre música, cinema, literatura, quadrinhos, etc.

Sandro

2 comentários:

  1. Muito boa Idéia.....vou começar já....

    ResponderExcluir
  2. Por exemplo os mais para serem mandados embora!!! hahaha eu estava em uma destas listas abraços

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...