minervapop

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

THE KILLERS NO BRASIL - RESPEITO AO PÚBLICO


Quem foi ontem a Chácara do Jockey em São Paulo assistir ao show da banda norte-americana The Killers presenciou os dois extremos do conceito do que seja respeito ao público.

Explico. Primeiro analisando o lado da organização. Como eu já havia adiantado num post anterior (aqui), o local foi uma péssima escolha. Trata-se de um pasto, parte com uma grama rala e parte de terra mesmo. Por ser muito amplo imagino que seja difícil (mas não impossível) providenciar algo que possa servir como piso para quem paga tão caro pelo ingresso. Como sabemos, num show no Pacaembu ou Morumbi, ninguém pisa no gramado. Existe sempre um piso cobrindo.
Lá não. E com a chuva torrencial que caiu ontem a tarde e a noite (inclusive na hora do show) o pico virou um grande brejo, com lama desde a entrada até a chegada na área da pista, que além da lama em quase toda extensão, estava com partes onde as poças chegavam aos tornozelos das pessoas. Estas poças, acabaram criando espaços vazios no meio do público, por pura falta de condição de permanecer nestas áreas. Não tem nem muito adjetivo, estava um lixo mesmo. Para deixar qualquer um puto.

Agora vem a outra parte. A banda que não tinha nada a ver com a história, fez todos esquecerem a adversidade do local. O Killers ofereceu um espetáculo de respeito ao público, em todos os sentidos.

Os caras nos deram tudo o que se pode esperar de um bom show. Primeiro com um palco lindão decorado com plantas e flores, uma iluminação belíssima e um telão de alta definição no fundo que mostrava imagens sincronizadas com as músicas, faziam com que o aspecto visual fosse impressionante (até momento de chuva de papel picado e cascata de fogos de artifício teve). Depois com um set list muito bem feito, recheado de hits e canções importantes dos três albuns da banda, não limitando o show a uma simples divulgação do último disco "Day & Age". Tudo isso com o ingrediente mais importante, o tesão.

O comprometimento da banda em apresentar um show que possa realmente trazer diversão e prazer para o público é nítido. Há vontade de estar no palco e tocar. Há entrega. Fiquei impressionado com a performance e o carisma do vocalista Brandon Flowers. Destaco ainda o batera Ronnie Vannucci que toca muito.

Definitivamente foi um show de banda grande. Participações de músicos de apoio e uma camada de sintetizadores deram consistência ao som, mantendo-o encorpado em todas as músicas. Confesso, que não esperava nem metade disso. Achei o show espetacular e melhor que todos o que vi no Planeta Terra (post aqui), só para ficar com uma comparação recente. Fui realmente surpreendido de forma positiva por este grandioso show.

O set list foi esse aqui:
"Human" (abertura no pique com o hit do disco Day & Age)
"This Is Your Life" (também do Day & Age)
"Somebody Told Me" (maior hit do disco Hot Fuss)
"For Reasons Unknown" (do disco Sam's Town)
"Bones" (também do Sam's Town)
"The World We Live In" (mais uma do Day & Age)
"Joy Ride" (outra do disco Day & Age)
"Human" (tocada numa versão no piano e só pela metade)
"Bling (Confession of a King)" (está do disco Sam's Town)
"Shadowplay" (cover do Joy Division encontrada na compilação de b-sides Sawdust)
"Smile Like You Mean It" (do disco Hot Fuss, tocada numa versão mais leve, com violão)
"Spaceman" (hit do Day & Age foi um dos pontos altos do show)
"A Dustland Fairytale" (do Day & Age)
"Can't Help Falling in Love" (um pedaço desta cover de Elvis Presley)
"Read My Mind" (também um ponto alto, foi cantada por todos)
"Mr. Brightside" (petardo do Hot Fuss)
"All These Things That I've Done" (também do Hot Fuss, teve o verso I got soul but I'm not a soldier ecoado por todo mundo e um final arrasador com direito a papel picado)
(bis)
"Jenny Was A Friend Of Mine" (do disco Hot Fuss, sem palavras)
"When You Were Young" (disco Sam's Town, fechou com chave de ouro e cascata de fogos num final apoteótico)
Abaixo alguns vídeos retirados do You Tube. Demorei ao máximo para soltar este post esperando mais vídeos que foram sendo disponibilizados a cada hora. Dá para ter um pequena noção.

Sandro





5 comentários:

  1. O blog continua nota 10!

    Ótimo texto! O público de São Paulo paga caríssimo para ir aos shows e é sempre tratado da pior forma possível!

    O jeito é reclamar e sempre!

    No sábado no Inferno na Rua Augusta aconteceu os shows das bandas de New York Madball e Agnostic Front – o lugar estava um Inferno literalmente, esse é um péssimo local para esse tipo de apresentação, o ar estava quente!

    Caras bem grandes (fortes) e garotas saíram do local por falta de AR, não dava para respirar mesmo! Sufocante, Claustrofóbico, Insuportável......

    Uma hora dessas morre alguém aí vão reclamar do Lula!

    Provos Brasil sempre passando....

    ResponderExcluir
  2. Queria ter ido......

    Danny

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã....mas que foi um show de muita qualidade, isso é inegável!

    Anselmo

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita Danny!

    Fala Provos! Cara, eu nem sabia que o Agnostic Front ia tocar de novo em SP! Deve ter sido duca... Assisti a banda uma vez no Black Jack (lugar também precário) e outra no Hangar 110, que na minha opinião é um lugar decente para shows, pois nunca passei apuros lá. (quase no show do Stiff Little Fingers).
    Sobre o Inferno, assim como o Outs e outras casas menores, eles têm que ter o bom senso de limitar os ingressos e fazer dois dias de shows.
    Infelizmemte este tipo de problema acontece tanto no mainstream quanto no underground....
    Enquanto isso, nós que queremos apenas nos divertir, ficamos sujeitos a isso...
    Cito só duas exceções. O Clash, lá na Barra Funda para shows menores e o Via Funchal para maiores. Fui a vários nestes lugares e não passei apuros.

    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir
  5. Sandro esse sim foi o verdadeiro show do Agnostic Front! O primeiro aqui no Brasil! Pancadaria generalizada no puro e bom Hard Core Old School, todo bem que tinha alguns babacas, mas foi insano!

    Provos Brasil

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...