minervapop

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

MARVIN GAYE - MÚSICA PARA AMAR


Bom a esta altura, quem acompanha este blog já sabe que gosto muito de soul music (posts aqui). E como já citei anteriormente, dentro das minhas preferências, a santíssima trindade é composta por Otis Redding (post aqui), Solomon Burke (post aqui) e Marvin Gaye.

Faltava escrever algo específico do Gaye, que é na minha opinião o mais impactante quando o assunto é amor. Ao contrário de Otis Redding, por exemplo, Marvin não cai tão bem em casos de fossa ou "dor de cotovelo". O som é suave, porém quase nunca triste. Não há nada mais recomendado para quem está apaixonado, do que ouvir Marvin Gaye. Para mim, sua música está diretamente associada a palavra mágica que é o amor. Claro, o som é bom de qualquer forma, mas pessoas mais sensíveis o recebem como um tesouro.

Um pouco sobre o cara. Marvin Gaye, nasceu em 1939 e começou a cantar desde cedo, além de tocar piano e bateria. Teve o início nesta carreira interrompido por imposição do pai que exigiu que ele se alistasse na Marinha aos 17 anos. Quando voltou as ruas, participou de alguns grupos musicais, até que em 1961, foi contratado por uma gravadora que estava iniciando, mas depois se tornaria uma lenda da black music mundial, a Motown Records.

Apesar de sua estréia não ter sido de grande impacto, já em 1962, ele começou a alcançar sucesso com alguns singles lançados naquele ano. A boa fase continou nos dois anos seguintes e em 1964, sua liberdade dentro da gravadora já era maior, possibilitando que ele opinasse mais sobre os albuns.

Também passou uma fase atendendo pedidos da gravadora para desenvolver duetos com cantoras da Motown, com detaque para a parceira com Tammi Terrell, de longe a melhor e mais intensa (Marvin tinha um amor platônico pela mulher), tragicamente interrompida com uma doença de Tammy que deu os primeiros sinais durante um show dos dois (ela desmaiou em seus braços) em 1967 e terminou com sua morte em 1970 com apenas 24 anos. Este acontecimento abalou demais o cantor, que se afastou da mídia por muitos anos.

No meio de tudo isso, em 1968, acontece o estouro comercial com a música "I Heard It Through the Grapevine". Com mais moral, em 1971 Marvin conseguiu ser o primeiro artista desta gravadora a produzir seu próprio album, saindo daí um clássico absoluto da história da música. Um disco perfeito chamado "What's Going On". Na época até gente da gravadora achou o disco muito diferente dos padrões e o criticou por isso, mas passado os anos, o trabalho se consolidou como uma referência para a soul music.

Em 1973 lançou um dos discos mais sensuais já feitos. Era "Let's Get It On", cuja faixa título é uma de minhas músicas favoritas desde sempre. Música que faz homens e mulheres apaixonados flutuarem ao ouví-la. Sensibilidade extrema e romantismo exalado a cada segundo. Ouçam ela aí embaixo depois.

Foi na primeira metade da década de 70 que Gaye saiu de seu período de reclusão e assumiu de vez o papel de símbolo sexual. Atingiu o ápice e virou praticamente uma unanimidade. Todos eram apaixonados por sua música.

Mas á partir de 1975, problemas familiares como uma sofrida separação da primeira esposa, seguido de outro casamento e outra confusa separação, fizeram com que o ídolo não mantivesse o mesmo nível, apesar de continuar a lançar discos. Foi também a época em que Gaye se afundou de vez na cocaína, complicando ainda mais sua carreira. Marvin Gaye praticamente quebrou financeiramente. Sua má fase culminou com um auto-exilio do cantor na Bélgica, país em que viveu durante um tempo no início dos anos 80.

Em 1982, brigado com a Motown, vai para a CBS e ressurge das cinzas. Lança o ótimo disco "Midnight Love", com o super hit "Sexual Healing". Este trabalho rendeu até o inédito Grammy e fez com que ele retornasse aos EUA em alta, podendo sentir novamente o gosto da fama.

Em sua volta, foi morar com a mãe, com quem mantinha uma forte ligação. Porém apesar da oportunidade de retomar o sucesso na carreira, Marvin não havia conseguido se livrar das drogas e seus estado psicológico não era dos melhores. Para piorar, seu pai com quem manteve uma relação conturbada desde criança, veio morar com eles.

O final desta fase aconteceu no dia 1 de abril de 1984, quando seu pai começou a gritar com sua mãe e Marvin não gostou. Começaram uma discussão e do nada, seu pai, de 70 anos, pegou uma arma e a queima roupa disparou dois tiros contra o filho.

Com sua morte aos 44 anos, era o fim de um gênio chamado Marvin Gaye, cuja música continua encantando e emociando pessoas através dos tempos.

Abaixo três vídeos. "Let's Get It On" na versão de estúdio e somente com a maravilhosa letra. Depois "I Heard It Through the Grapevine" numa apresentação ao vivo m 1968. A seguir "What's Going On", num clip bem bacana e por último "Sexual Healing" no clip lançado na época..


Sandro













10 comentários:

  1. Belo Post!!! O cara era sensacional....

    ResponderExcluir
  2. Legal, Sandro. Não conheço profundamente o som do cara mas sei que é maravilhoso. Vou procurar conhecer mais.
    Vc. devia ter colocado aí o vídeo do Jack Black cantando let's get it on no filme Alta Fidelidade, é bem legal. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Salve Sandrão!!!!

    Tamo junto e misturado!

    Cara tem alguns sons do Marvin que são maravilhosos, gosto muito de sua "cria" Ben Harper!

    Tempos atrás assisti um documentário sobre os turbulentos anos 60 no Império do Mal, e tinha uma parte que falava do Marvin, sobre sua militância, e outras interverções que o mesmo encabeçava na época!

    Um abraço a todos!!!

    Provos Brasil

    ResponderExcluir
  4. Eu amo o Marvin Gaye! Embora o Sandro não tenha mencionado "Let's get it on" é a nossa música e é por isto que ela é tão especial na minha vida.
    Adorei o post.
    Beijos
    Karina

    ResponderExcluir
  5. Lindo post. Adorei. O som dele realmente é especial. Música para namorar e curtir a pessoa amada.

    Danny

    ResponderExcluir
  6. Esse "cara" marcou época, e certamente foi trilha sonora de muitas gerações!!! Fenômeno.

    ResponderExcluir
  7. Brother, muito legal!

    Lembro bem de quando saiu Sexual Healing..não parava de tocar.

    Anselmo

    ResponderExcluir
  8. Obrigado a todos pela visita! Marvin Gaye sem dúvida merece todos nossos elogios.

    "Let's Get It On" é tão marcante que foi com esta trilha sonora que eu e a Karina entramos na nossa festa de casamento.

    Sandro

    ResponderExcluir
  9. Soul music ?!? Grata surpresa !!

    Abr

    ML

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...