minervapop

quarta-feira, 3 de março de 2010

MAGNUS LINDBERG - O Maestro Que Ouviu CLASH



Estava lendo artigos sobre música hoje, tentando encontrar alguma coisa interessante pra comentar, mas que tivesse alguma curiosidade mesmo. Achei Magnus Lindberg.

Magnus Lindberg nasceu na Finlândia, Helsinki, em 1958. Estudou piano na academia Sibelius, onde despertou o interesse para obras de vanguarda européia. Formou um grupo informal conhecido como a sociedade “Korvat Auki” (Ouvidos Abertos), em 1980.

No início dos anos 80 apresentou suas primeiras composições musicais "Action-Situation-Signification" (1982) e "Kraft"(1983-85), na época do Toimii Ensemble, grupo de músicos ligados a academia Sibelius, parceria com o regente EsaPekka Salonen.

Mas o que me incentivou a pesquisar sobre esse compositor finlandês, é que nos anos 70, Lindberg se impressionou com a energia do “punk rock” do The Clash, e com o “rock industrial” destruidor do Einstüzende Neubaten (Alemanha), e trouxe essa pulsação sonora pra sua música.

Coincidência ou não, uma de suas obras mais importantes não se chama “Related Rocks” por acaso. Essa composição desenvolve uma de suas idéias antigas, que seria o uso de gravações sampleadas eletronicamente durante a destruição de um piano de cauda.

Preciso pesquisar mais sobre a obra desse compositor, mesmo porque não poderia deixar "passar em branco" a história de um maestro que se inspirou no “The Clash” e no “Einstüzende Neubaten”, mesmo que somente na “força sonora”.

Caso alguém tenha informações complementares sobre sua obra, favor mandar pra gente.

Anselmo







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...