minervapop

sábado, 2 de outubro de 2010

LIVROS SOBRE POLÍTICA - Experimente para ver se essa coisa é chata mesmo...

A primeira vez que a palavra política foi escrita aqui no blog foi num post de um ano atrás sobre um filme chamado "O Lobo" (leia aqui). Na ocasião citei o acordo que fizemos ao criar o Minerva Pop. Evitar ao máximo escrever sobre futebol, política e religião. Posteriormente conseguimos inserir estes temas sem precisar expor nossas (quase sempre veementes) opiniões / paixões e desta forma ascender polêmicas que não são objeto deste espaço.

Depois do ótimo post do Anselmo (aqui) onde ele lista uma série de filmes sobre a história política brasileira e diante de um final de semana tão importante para o futuro de nosso país, vou continuar no assunto.

Minha idéia hoje é escrever a respeito de alguns livros que tratam sobre política (leia todos posts relacionados aqui). São óticas e abordagens bem distintas, mas que podem de alguma maneira contribuir para uma melhor compreensão deste assunto. Para isso não fiz nenhuma pesquisa e optei simplesmente por citar livros que estão em minha prateleira particular.

Quem sabe algum destes não traz um assunto que desperte seu interesse pelo tema...

Vamos lá.
  • "Os Donos do Poder: Formação do Patronato Político Brasileiro" - de Raymundo Faoro. O livro é sobre a formação sócio-política do Brasil e pretende mostrar como o real poder do país sempre esteve concentrado nas mãos de poucos. O livro possui um tom mais didático e pode cansar aqueles que não curtem muito história, mas acho que é fundamental para entender um pouco do que se passa no Brasil por fora do governo sob uma ótica acadêmica.
  • "A Mosca Azul. Reflexão sobre o Poder" - de Frei Betto. O ex-prisioneiro político autor com muitas obras publicadas nos conta á partir de sua experiência pessoal a transformação que o poder traz na rotina e comportamento dos políticos. Leitura fácil e crítica. Pode até parecer um certo despeito de quem lutou para chegar ao poder e depois no governo acabou ficando alijado, mas é bem mais que isso. Frei Betto foi assessor do presidente Lula de 2003 a 2004.
  • "Morcegos Negros" - de Lucas Figueiredo. O esquema PC Farias e suas relações com o mundo do crime organizado dissecado neste brilhante trabalho.
  • "O Operador" - de Lucas Figueiredo. O livro conta a história de ninguém menos que Marcos Valério e nos mostra com uma riqueza de detalhes que só o jornalismo investigativo sério pode trazer como um homem que saiu do nada tornou-se milionário através de esquemas de caixa 2 nas campanhas de PSDB e PT.
  • "Ministério do Silêncio" - de Lucas Figueiredo. Livro sobre a história do serviço secreto brasileiro. Muita coisa suja e estarrecedora comprovada com vasta documentação.
  • " A Ditadura Envergonhada" - Elio Gaspari. Um minucioso relato do golpe militar de 1964 e seus primeiros anos, quando ainda ganhava corpo a forma truculenta e cruel de governar que seria imposta ao Brasil por um longo tempo. Mostra esta primeira fase e vai até 1969.
  • "A Ditadura Escancarada" - de Elio Gaspari. Continuidade no estudo do regime retrata o período de 1969 até 1974, época mais dura da ditadura militar no Brasil. São os "anos de chumbo" contra o "milagre econômico".
  • "A Ditadura Derrotada" - Elio Gaspari. Relata os bastidores do desmonte do sistema e a ruína da era ditatorial em nosso país. Talvez seja o volume onde Gaspari mais sai do estilo jornalistico e narra a história quase como se fosse um romance.
  • "Dossiê Brasília. Os Segredos dos Presidentes" - de Geneton Moraes Neto. São entrevistas exclusivas feitas com os quatro primeiros presidentes do Brasil no período pós ditadura. Caso você não saiba são eles José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. O fato destas entrevistas terem sido feitas para o Programa Fantástico da Rede Globo pode gerar um preconceito que na minha visão não cabe. No livro temos as transcrições completas das conversas e o foco não é julgar ou analisar este ou aquele governante, apesar de que todos obviamente procuram sempre enaltecer seus feitos. O bacana aqui fica justamente em detalhes da rotina do poder que só quem está lá vive. As pequenas histórias para mim são as mais interessantes.
  • "O Presidente que Sabia Javanês" - de Carlos Heitor Cony e Angeli. É uma compilação de crônicas e charges dos autores publicadas originalmente no jornal Folha de São Paulo (quando este ainda era sério) no período de 1994 a 2000 e cujo único tema era o então preseidente Fernando Henrique Cardoso. Um retrato bem humorado, extremamente lúcido e crítico de uma época em que segundo Cony "regredimos ao estágio de colônia". Importante dizer que não se trata de oposicionistas, pelo contrário, e que não há viés partidário algum na edição.
  • "Cartas a Che Guevara" - de Emir Sader. Por ocasião dos 30 anos de sua morte, o autor pretende dialogar com a lenda Che Guevara no intuito de entender a razão do fascínio e impacto que sua figura ainda traz a milhares de jovens pelo mundo mesmo que estes na grande maioria das vezes nunca tenham lido nada a seu respeito.
  • "Textos Anarquistas" - de Bakunin. Se você é daqueles que não acredita em política, que anula o voto e acha que está tudo errado este é para você. Pelo menos vai te trazer um embasamento para estas discussões utópicas sobre a liberdade plena. Bakunin era russo, viveu no século 19 e se opunha a todo e qualquer regime de governo que não fosse a liberdade total.
  • "10 Dias que Abalaram o Mundo" - de John Reed. O jornalista norte-americano estava lá e acompanhou de perto a revolução comunista de 1917. O livro é um relato detalhado da situação da Rússia naquela época e mostra como foi construido o alicerce para um regime que durou mais de meio século.
  • "O Príncipe" - de Maquiavel. Este é fundamental. Publicado em 1532 e mais comentado do que lido, aqui Maquiavel traçou o que foi durante muito tempo uma espécie de bíblia para diversos governantes. Um estilo que atravessa gerações e ainda continua vivo. Frio, Maquiavel define a politica como um jogo de forças onde vale tudo para que não se perca o controle. "Se os homens fossem melhores, não seria necessário o uso da força e da fraude" escreve ele. O Governo deve agir com crueldade se necessário. O fundamental é garantir os interesses do Estado, mesmo que para isso preceitos morais tenham que ser atropelados no meio do caminho.

É isso. Um pouco de tudo, jogado de forma aleatória de acordo com o que eu olhava aqui na estante. Não vou recomendar expressamente nada, até porque para quem não gosta, o que está aí em cima é muito chato. Mas para quem tiver interesse em buscar mais informações, tem um pouco de tudo.


Sandro

3 comentários:

  1. Oi, Sandro
    Política não é assunto de grande interesse para mim. Insosso ou azedo demais. Dos autores citados, li apenas dois: Maquiavel (por ser mesmo fundamental, como comentou)e Cony & Angeli - admiro crônicas e o bom humor das charges. Vou tentar experimentar outros, quem sabe o sabor se torne mais doce.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. É caro Sandro....o povo precisa ler mais, se informar mais....

    Anselmo

    ResponderExcluir
  3. Pois é, as pessoas se orgulham de dizer que não gostam de política. Os corruptos adoram esssas pessoas. E os desvios e as fraudes acontecem justamente porque "preferimos" futebol a conhecer a história de nosso país. Lamentável!!!
    Ana O.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...