minervapop

terça-feira, 19 de outubro de 2010

LUCAS FIGUEIREDO - Leitura Obrigatória


Em uma época tão importante da política brasileira, acredito que alguns episódios da História de nosso país precisam ser discutidos e pesquisados, inclusive entre os mais jovens. Por isso, gostaria de recomendar as obras literárias do jornalista Lucas Figueiredo.

Lucas Figueiredo nasceu em Belo Horizonte em 1968. Trabalhou na Folha de S.Paulo, como repórter e chefe de reportagem, e no Estado de Minas, como repórter especial. Colaborou com O Estado de S.Paulo, o serviço brasileiro da rádio BBC de Londres e as revistas Rolling Stone, Playboy, Caros Amigos, Superinteressante, Revista MTV, Nossa História e Defue Sud (Bélgica), entre outras. Recebeu três vezes o Prêmio Esso, o mais importante do jornalismo nacional – em 2007, foi premiado, na categoria Reportagem, com a série de matérias que revelou o conteúdo do Orvil, publicada simultaneamente no Correio Braziliense e no Estado de Minas. O jornalista também foi agraciado com os prêmios Imprensa Embratel e Folha.

Quanto aos seus livros, altamente recomendados são Morcegos negros (2000), Ministério do silêncio (2005), O operador (2006), e mais recentemente Olho Por Olho: Os Livros Secretos da Ditadura, todos publicados pela Record.

Particularmente gostei muito do Ministério do Silencio, nele, o autor aborda um tema  interessante: Em todos os países democráticos, o serviço secreto está voltado para o exterior, porém no Brasil ocorre exatamente o contrário, de 1927 a 2005, o serviço secreto investigou e perseguiu os cidadãos brasileiros, sobretudo aqueles envolvidos na busca de uma sociedade livre. O livro é rico em informações baseadas em mais de 20 quilos de documentos onde o jornalista Lucas Figueiredo faz a primeira história do serviço secreto no Brasil, de sua criação aos dias atuais, passando pelos anos sombrios da ditadura. O livro traz surpreendentes revelações, e é todo ilustrado com fotos e documentos inéditos.

O último trabalho, “Olho Por Olho”, mostra a guerra entre os defensores e os opositores da ditadura militar no Brasil (1964 a 1985). O confronto derradeiro mobilizou menos de 40 combatentes de cada lado, foi silencioso, durou 28 anos: de 1979 a 2007. Os dois lados dessa batalha pode ser comparada em dois livros. Brasil: nunca mais — a “bíblia” sobre a tortura praticada pelas Forças Armadas — e o menos conhecido Orvil, a resposta do Exército, sobre a guerrilha e o terrorismo de esquerda.

Informações sobre essa batalha, estão agora registradas nessa última obra de Lucas Figueiredo. Foi lançado em 2009, porém somente consegui um exemplar agora, o que prometo comentar em maiores detalhes futuramente.


Anselmo


Um comentário:

  1. Excelente post, Anselmo. O cara é ótimo. Jornalismo investigativo de primeira. Tenho os outros 3 citados, mas não sabia sobre este "Olho por Olho". Vou atrás porque sei que vale a pena.
    Recomendo muito!

    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...