minervapop

sábado, 23 de outubro de 2010

PELÉ - Um Presente ao Rei.

O pessoal que acompanha o nosso blog sabe que temos como uma de nossas regras não comentar sobre futebol e política. Porém nesse 23 de Outubro de 2010 não poderíamos deixar de comentar o aniversário do maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que  completa 70 anos de idade. Esse que foi, e sempre será, o maior atleta do mundo.

A história de Pelé pode ser encontrada em farto material disponivel em livros, revistas, na internet, etc. Por isso, nada do que viermos a falar será muita novidade, dos fatos verídicos como o premio de “Atleta do Século” de 1981, até os “causos” mais impressionantes, como o do dia em que Pelé não precisou de passaporte pra entrar nos EUA. O que o Rei representa para o futebol, e o que ele foi capaz de fazer, não podem ser imitados por nós simples mortais, porém uma coisa que pode e deve ser copiada é a forma exemplar com a qual Pelé trata as pessoas a sua volta, com humildade e cordialidade. Só a simplicidade como Pelé conduz suas entrevistas não permitem quaisquer outro atleta se igualar ao seus feitos. E isso vem de berço, da família, da criação vinda de Dona Celeste e “Seu” João.

Por isso, em nossa humilde blog, nosso presente pro Pelé é uma homenagem ao seu próprio Rei, o Sr. João Ramos do Nascimento, o Dondinho.

João Ramos do Nascimento , nasceu em 1917 em Campos Gerais (MG) e faleceu em16 de novembro de 1996 em Santos (SP). Dizem os amigos da época, que foi melhor que Pelé, será?

Pesquisei algumas histórias na internet, e encontrei essas:

“Seu Dondinho. Entregador de leite, alto e forte, ele era a estrela do time de Campos Gerais. Driblava todo time adversário e, depois, fazia gol de cabeça. Os torcedores da época garantem que Dondinho era melhor que Pelé. Até que um dia, em um jogo contra o time de Alfenas, Dondinho e a bola estavam incompatíveis. Dondinho deveria estar doente.

O time local perdeu e a torcida ficou furiosa com o jogador. O presidente do clube, o padeiro Alcides, demitiu Dondinho e ele teve que deixar Campos Gerais, por causa da fúria da torcida. Foi para Três Corações, onde entrou no time do Exército e abriu seu coração. Casou e, em outubro de 1940, nasceu Édson, o Pelé. Este é o único caso em que a fúria da torcida gerou um rei." (Alexandre Garcia – reporter)

“Em 1940, ano que Pelé nasceu, as boas atuações de Dondinho chamaram a atenção do Atlético-MG, essa era a oprtunidade de jogar num time da capital. Infelizmente, em sua estreia, num amistoso contra o São Cristóvão-RJ, sofreu lesão no joelho. Desde então, não conseguiu mais ter chances e acabou voltando para Três Corações”.

“Era 16 de julho de 1950, dia da final da Copa do Mundo entre Brasil e Uruguai, e Dondinho, o pai de Pelé, havia feito em Bauru o mesmo que tantos brasileiros: preparado uma festa para comemorar o inevitável título mundial. Pessoal reunido na sala, em volta do rádio, e a garotada, entre eles Pelé, corria de um lado para o outro - da sala para o quintal, do quintal para a rua. Numa dessas idas e vindas, Pelé encontrou a sala quieta e seu pai e os amigos todos às lágrimas. E perguntou: “Pai, por que o senhor está chorando?”. Dondinho explicou: porque o Brasil tinha acabado de perder a Copa. Pelé, então, com a praticidade para resolver problemas de quem tem nove anos, propôs: “Não chora, não. Eu vou ganhar uma Copa do Mundo para o senhor.” (Juan Polanco)



É isso pessoal, parabéns ao Edson, e longa vida ao Rei!



Anselmo


5 comentários:

  1. Pelé está acima do bem, do mal e de corinthianos !!!

    ResponderExcluir
  2. O Pelé está acima do bem, do mal e de corinthianos !!!

    Evangelista

    ResponderExcluir
  3. Poxa 70 anos!!!! Tb quero chegar lá!!!!!
    Parabéns Pelé!
    Estou te seguindo! Depois, se der, vc passa no meu blog e me segue tb???
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Boa Anselmo!
    Confesso que fiquei meio assustado quando você me contou que tinha escrito sobre o REI aqui no blog. Mas ficou muito bom!
    A lembrança é mais do que merecida.

    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir
  5. Uma personagem que desgosto!
    Ana O.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...