minervapop

sábado, 21 de maio de 2011

TERRY ZWIGOFF - O Cineasta Underground


Caso voce esteja interessado em filmes interessantes, inteligentes e completamente “sem noção”, procure os trabalhos dirigidos por Terry Zwigoff , cineasta americano nascido em 18 de maio de 1949.

O cara começou sua carreira como diretor com um documentário sobre Howard Amstrong, um bluesman de Chicago, o filme tem o título de Louie Bluie (1985). Após realizar o filme, mudou-se para São Francisco onde conheceu niguém menos que o genial e visionário Robert Crumb, com o qual descobriu uma afinidade musical(ambos coleccionavam música blues), e começou a fazer parte da banda de Crumb, R.Crumb & His Cheap Suit Serenaders. A partir daí começou a trabalhar em seu segundo e melhor filme, Crumb (1994),um documentário baseado em Crumb, que mostrava quase duas décadas da sua vida pessoal e profissional. Nem precisamos falar que esse foi seu primeiro sucesso comercial, sendo procurado até hoje pelos interessados na arte excentrica de Crumb.

Em 2001 trabalhou e realizou o excelente Ghost World, baseado na HQ de Daniel Clowes, que retrata a amizade de duas adolescentes que apresentam certa excentricidade relativamente ao resto da comunidade escolar (foi com esse filme que aprendi que a expressão “Catch the Bus” signfica suicídio). Na sequência tem o “não politicamente correto” Bad Santa (2003), que narra a saga de um Pai Natal fora do comum, que ofendeu várias comunidades pelo seu conteúdo subversivo.

Em 2006, novamente em parceria com Daniel Clowes dirige Art School Confidential, onde relata a vida de um adolescente que aspira ser um conceituado artista plástico, tentando alcançar o caminho para o reconhecimento profissional e de quebra conquistar uma vida amorosa estável. Apesar de não ter sido um sucesso de crítica, o filme conta com boas atuações de John Malkovich e Anjelica Huston.

Caso alguém tenha alguma informação recente de Terry Zwigoff, mande pra gente.

Anselmo







Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...